Conceitos e estratégias de marketing têm relação com muitas áreas além da comunicação. A administração é uma delas, bem como o meio ambiente, o esporte, a saúde e até a sociologia. Para se ter noção, existem centenas de tipos com o objetivo de vender e criar valor para ideias, produtos, serviços, atitudes e ações.

Com essa forte abrangência, compreender o que é marketing e tudo que permeia essa disciplina é essencial para diversos profissionais e empreendedores. Além da especialização com um curso de graduação, há a possibilidade de recorrer à qualificação com bons cursos online – seja para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar no tema.

O Curso Online Marketing, destaque do Enfoque Capacitação, é uma das melhores opções para estudar com total qualidade e autonomia. Um curso online desses pode fortalecer seu currículo e ajudar na conquista de uma boa vaga no mercado de trabalho, além de agregar valores a seu aprendizado geral.

Essa é apenas uma das vantagens dos cursos a distância para sua formação. Ao longo deste artigo, vamos falar mais sobre essas propostas e explanar detalhes pertinentes sobre a área de marketing. Confira todos os tópicos e prepare-se para se surpreender.

O que é marketing: visão geral e carreira na área

Fazer carreira em marketing chama sua atenção? Então é importante conhecer seus principais conceitos, pois há muitas variáveis que mostram o quanto esse campo é versátil. Além de voltado às estratégias de vendas e bons resultados, o relacionamento com o consumidor tem sido uma das maiores preocupações do marketing atual.

Entre as dicas de marketing pontuadas por especialistas como Philip Kotler – o mais importante atualmente – está o foco no cliente e nos valores da empresa, bem como o investimento no digital e suas nuances. Com a tecnologia e a conectividade, torna-se crucial para o profissional de marketing voltar suas campanhas e artifícios para canais online, mídias sociais expressivas e colaborativas.

Para Kotler, estamos na era do Marketing 3.0, uma época em que as melhores estratégias de marketing devem ser feitas além do comercial, de modo transparente e com a criação de valor. Inclui-se nessa redoma a publicidade voltada ao marketing social e cultural e as tendências do marketing digital – com a CRM (gestão de relacionamento com o consumidor), as ações de inbound e marketing de conteúdo, o reconhecimento da marca pela responsabilidade social, entre outros aspectos.

Visto esses conceitos, é bom ter em mente que a área de marketing precisa de profissionais dispostos a se especializar nesses e em demais conceitos, ou seja, quanto mais flexível, melhor. A qualificação deve ser recorrente para não perder nenhum detalhe e mostrar-se sempre engajado – considere os cursos online com certificado para esse objetivo.

No mais, saiba que há vários caminhos para seguir a carreira em marketing. Você pode atuar em agências de comunicação, no setor específico de empresas de todos os portes, em organizações políticas, públicas e não governamentais e até sob regime freelancer, como coach ou consultor. Já as funções são múltiplas, o que demanda um profissional multitarefa:

  • Acompanhar campanhas e propagandas de todos os tipos;

  • Monitorar os projetos e mídias sociais;

  • Trabalhar no fortalecimento da imagem de um produto ou serviço;

  • Fazer pesquisas de mercado;

  • Conhecer o perfil do público e identificar personas;

  • Criar conteúdo de valor com base no marketing de atração e demais conceitos;

  • Gerenciar as estratégias de marketing, de vendas e a relação com os clientes;

  • Identificar problemas com foco no marketing de qualidade;

  • Participar das etapas do planejamento estratégico de marketing

  • Atuar na área de merchandising ou com tendências de marketing digital;

  • Desenvolver projetos de responsabilidade social e trabalhar como apoio a outras áreas – como assessoria de imprensa e relações públicas.

Viu só quanta coisa? Essas são algumas ações gerais, a rotina de tarefas depende do ambiente e de seus objetivos de promoção, vendas, atendimento ao cliente, fortalecimento da imagem, patrocínios, etc. Se você pretende apostar suas fichas nessa área, comece sua carreira realizando um curso de marketing online para compreender os pontos principais. A partir daí – com uma boa base e conhecimento – você pode investir em uma graduação para se especializar, mas sem se esquecer de se atualizar e complementar seu estudo com cursos online de excelência.

Fique ligado: no Enfoque Capacitação você escolhe o melhor curso online para realizar quando achar mais conveniente. Há diversas opções disponíveis em áreas como comunicação, administração e recursos humanos.

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Marketing x Publicidade e Propaganda

Eis uma dúvida recorrente de muitas pessoas: qual a diferença de marketing para publicidade e propaganda? Por que há cursos online e presenciais específicos de cada ramo? Qual a relação entre ambos?

Como um conjunto de técnicas e estudos voltados às tendências de mercado e às necessidades dos consumidores, o marketing tem foco nas estratégias e no planejamento e base em quatro quesitos principais: produto, praça, preço e promoção. O profissional atuante nessa área cuida de todas as ações voltadas a esses recursos: análise mercadológica, perfil do cliente, divulgação e aumento das vendas, tendências de consumo, imagem e posicionamento comercial, entre outras.

Valorizar uma marca, uma atitude, uma pessoa e um projeto é o objetivo principal das estratégias de marketing, dispostas em diversos canais para determinado público. É uma área plural que trabalha integrada com a publicidade, relações públicas, multimídia e todas as vertentes da comunicação social – e tem funções multidisciplinares, conforme citamos no primeiro tópico de nosso artigo.

Estatística, economia, tendências da administração, psicologia e gestão de marcas são alguns dos assuntos abordados em cursos a distância e presenciais de marketing.

Já a área de publicidade e propaganda é voltada para criação e divulgação de produtos e serviços, desde a concepção até o trabalho final – no caso, o anúncio comercial a ser veiculado em inúmeros canais, com infinitas metas. O publicitário pode atuar em todas as fases do planejamento, do atendimento ao monitoramento de um ou mais projetos.

Além da criatividade, o profissional desse campo deve trabalhar a empatia, ter visão crítica e jogo de cintura para lidar com a pluralidade. Também é imprescindível compreender as tendências modernas, o impacto da propaganda na sociedade e as características de todos os veículos midiáticos. Não é à toa que ramos como psicologia, semiótica, ética, redação e fotografia são estudados nos cursos de publicidade.

Ficou mais claro ou precisa de mais informações? Para sanar suas dúvidas e compreender melhor, vale a pena realizar, além do Curso Online Marketing, o Curso Online Publicidade - Fundamentos essenciais‍. A partir daí você já pode decidir em qual área se especializar.

Noções equivocadas sobre o marketing

Além da confusão do marketing com as atividades de publicidade e propaganda, há outras noções equivocadas sobre essa disciplina. A principal delas vem do senso comum, de ligar o conceito de marketing à enganação ou enrolação – quem nunca ouviu ou pensou "esse produto não é tão bom, é apenas marketing".

Esse pensamento vem de uma construção que liga o marketing essencialmente ao ato de vender ou à propaganda propriamente dita, mascarando todos os outros processos fundamentais que visam o fortalecimento de uma marca e o relacionamento com o consumidor. Sendo assim, cabe aos novos profissionais tentarem desconstruir essa imagem, mostrar verdadeiramente o que é marketing e seus benefícios.

Outras ideias desacertadas – ditas por muitos empreendedores, inclusive – remetem o marketing somente à ação de vendas. Como já salientamos aqui, o papel dessa disciplina perpassa por uma série de finalidades em que vender é um dos últimos objetivos. Para ter noção, Peter Drucker, um dos maiores especialistas da área, conta que o marketing bem feito é aquele que torna supérfluo o esforço de vender – ou seja, com o foco nas etapas preliminares é possível conquistar os consumidores naturalmente, atraindo, criando valor e fidelizando.

Também é importante citar a noção errada de que só um departamento específico deve se preocupar com estratégias e dicas de marketing. É claro que, sobretudo em empresas grandes, é necessário fazer uma separação de setores, porém o marketing deve ser comum para diversas seções: comercial, logística, compras, financeiro e por todas as lideranças. Portanto, torna-se primordial a todos aprimorar sua ótica acerca do tema, se atualizando frequentemente com bons materiais como cursos online com certificado.

Em um curso de marketing online completo e renomado, você confere dicas de marketing e entende tudo que permeia essa área tão abrangente – fazendo todas as noções equivocadas caírem por terra.

o que é marketing

Marketing e qualidade

Evitar que o marketing seja visto de maneira errada pelos leigos – e até por pessoas que deveriam dominar seus aspectos – é um dos maiores desafios para os profissionais recém-formados e principiantes. A grande questão é trazer qualidade a uma campanha e usar estratégias assertivas para impressionar, persuadir e surpreender de forma positiva.

A ascensão dos projetos de marketing em décadas passadas tinham enfoque total no produto e seus benefícios, uma situação que ficou saturada com o tempo. Para se destacar frente à concorrência e apenas vender, muitas empresas usavam todas as armas e não se preocupavam com outras nuances, como o comportamento e a fidelização dos consumidores.

Conforme foi se expandindo, tornou-se uma necessidade pensar em qualidade, com divulgação de bons conteúdos visando resultados orgânicos. O inbound marketing é um dos principais exemplos de marketing de qualidade, aquele que atrai um potencial cliente até a empresa, gera interesse, entende seus desejos e o encanta – meta pertencente ao marketing de relacionamento também.

Fazer um marketing de qualidade demanda atenção em todas as fases, começando pelo estudo mercadológico e suas tendências, identificação do perfil dos clientes/personas, a avaliação do cenário, o monitoramento da campanha, entre outras atividades. No geral, a atenção às etapas do plano de marketing para o alcance dos resultados esperados.

Plano de Marketing

Como fazer um plano de marketing e qual sua importância? Já que o marketing depende de ferramentas e técnicas para chegar aos objetivos, é imprescindível planejar, documentar e atentar-se a cada fase, considerando todas as variáveis e realizando modificações recorrentes. Segundo o Sebrae, a estrutura de um projeto básico deve obedecer três passos:

  1. Planejamento + análise SWOT: definição do negócio, informações da empresa e avaliação do ambiente são algumas tarefas dessa fase, que se baseia no conceito SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e suas definições.
     
  2. Implementação: após um longo trabalho realizado na primeira etapa – que pode durar dias ou meses – a fase prática é iniciada com a execução do plano de ação, de acordo com determinado período.
     
  3. Avaliação: na avaliação todo o processo é revisado e analisado. Será que os resultados foram satisfatórios? O que precisa ser melhorado? Quais pontos devem ser modificados? Essas e outras perguntas são feitas visando a otimização desse e de planejamentos futuros.

Um plano de marketing segue categoricamente os conceitos de um planejamento estratégico voltado para vários objetivos e setores. Por isso vale a pena ler nosso artigo Planejamento Estratégico: visão empresarial e dicas para implementá-lo‍ para ficar por dentro desse assunto – além de aprender mais com cursos a distância.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Marketing Analítico

Ao iniciar seus estudos com um curso de marketing online você perceberá que está em alta um ramo conhecido como marketing analítico. Há quem diga até que pessoas qualificadas nesse conceito serão altamente disputadas pelas empresas no futuro, já que suas técnicas trazem ótimos benefícios para qualquer projeto.

Como o próprio nome revela, o marketing analítico é voltado à inspeção de dados de todo o sistema, da primeira fase do planejamento até a final. É basicamente um monitoramento frequente das ações realizadas tanto na gestão de relacionamento com o consumidor quanto nas estratégias de marketing em si – buscando otimização de tudo, rapidamente.

A ascensão do marketing digital, a alta conectividade e a alta transmissão de informações obrigam os profissionais a se atentarem aos detalhes. Com as redes sociais todo o resultado aparece de forma repentina. Uma postagem que viraliza traz reconhecimento à marca, porém com o tempo ninguém mais pode lembrar-se desse conteúdo. A partir de variáveis como essa o marketing analítico trabalha visando estabelecer uma imagem positiva e mantê-la consistente.

Para atuar com marketing analítico é preciso ser criativo, gostar de marketing digital, de números, estatísticas e inteligência de mercado – assim como tudo que envolve o marketing e seus recursos.

Estratégias de marketing: qualifique-se e seja um expert

Após essa abordagem você percebeu que dominar as estratégias de marketing depende de um bom plano de ação e um trabalho rotineiro que inclui uma série de técnicas e análise de dados. Depois de entender o que é marketing e toda a essência dessa área, fica fácil montar um esquema, executá-lo e monitorá-lo com base nas informações que salientamos neste artigo e em um curso de marketing online de qualidade.

Quando rompemos barreiras e conhecemos novos conceitos, os horizontes se ampliam e temos noções exatas de como conquistar os objetivos. Estudar marketing é o primeiro passo para dominar seus aspectos e praticá-los, seja no trabalho em um departamento específico ou em seu próprio empreendimento. A boa notícia é que você pode contar com um excelente curso online para se capacitar, aperfeiçoar e atualizar.

Ao se inscrever no Enfoque Capacitação você tem acesso a todos os cursos a distância do Pacote Master por um ano inteiro. Basta investir uma taxa única de R$69,90 e iniciar sua qualificação tanto com o Curso Online Marketing quanto com outra opção – são centenas de cursos de mais de 20 áreas, atestados por mais de 160 mil alunos.

Surpreenda-se com outras dicas de marketing e especialize-se com os melhores cursos online com certificado do mercado. Faça sua matrícula e aproveite os benefícios do nosso portal. Se tiver alguma dúvida, deixe um recado. Gostou do artigo? Conte suas impressões. Até mais!