Curso de locução ou curso de sonoplastia: qual a melhor alternativa? Muita gente fica confusa ao pensar nesses segmentos. Será que um locutor precisa dominar toda a parte de áudio? E o sonoplasta, precisa ter uma boa voz para fazer diversas narrações? Embora juntas, há muitas diferenças a salientar, e é sobre todo esse universo que trataremos.

A área de rádio e televisão é formada por múltiplas funções e tarefas: direção, produção, roteiro, cenografia, entre muitas outras. Partes integrantes desse meio, locução e sonoplastia têm relação direta, ou seja, um método é interligado ao outro. Por isso, para saber o que faz um sonoplasta, é fundamental entender também o trabalho do locutor. E, para desvendar tudo sobre sonoplastia, como técnicas de voz e a rotina em um estúdio, é interessante recorrer a bons cursos online. Neste artigo apresentaremos algumas opções e daremos ótimas dicas.

A base para nosso texto é o Curso Online Locução e Sonoplastia, conteúdo de destaque oferecido pelo Enfoque Capacitação. Esse é um dos melhores cursos a distância do gênero, preparado por um setor pedagógico dedicado e exclusivo. Portanto, vale a pena aproveitar o melhor desse curso online para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar.

Não perca nenhum detalhe e confira uma aula de sonoplastia e locução que agregarão muito conhecimento ao seu aprendizado. Fizemos uma análise completa que lhe deixará surpreso!

Locução e sonoplastia

Afinal, o que é sonoplastia e qual sua relação com a locução? Ao pensar nessas vertentes, imaginamos logo o cenário radiofônico, no qual a linguagem é essencialmente sonora e atiça o sentido da audição no público. É nesse meio em que ambas as funções têm destaque, mesmo que sua importância também seja essencial para variados veículos de mídia. A linguagem utilizada no rádio e em qualquer projeto similar é composta por quatro elementos principais: palavra, música, silêncio e efeitos sonoros. Juntos, formam inúmeras representações, com códigos puramente auditivos que levam o ouvinte a imaginar uma cena, pensar em uma situação e criar uma verdadeira história em seu imaginário.

É com esse objetivo que se estrutura um projeto radiofônico eficiente, que depende de uma boa ligação dos quatro fatores citados e um grande trabalho de produção. Seja um noticiário, programa de entretenimento, entrevistas ou qualquer tipo, é primordial uma total harmonia para passar as melhores informações ao espectador.

No quesito palavra, o papel do locutor é preponderante. Esse profissional é responsável por toda a narrativa, a interação com o público e a utilização de diversas estratégias que visam integridade, segurança, objetividade e credibilidade na transmissão da informação. Em um curso de locução é realizada toda essa abordagem, destacando os pontos fundamentais para aprimorar sua assertividade, oratória, improvisação, etc.

Já a parte de efeitos sonoros, trilha musical e tudo que se refere ao som é de responsabilidade do operador de áudio. Um especialista desse segmento deve entender tudo sobre sonoplastia, como operar uma mesa, realizar edições, fazer cortes e atuar como um verdadeiro apoio ao locutor no caso de transmissões em tempo real.

Juntas, essas áreas se complementam e criam um produto final totalmente estruturado, desses que ouvimos em várias emissoras de rádio e em outros meios comunicativos: na TV, cinema, teatro, web rádio... Por isso, o trabalho do locutor e do sonoplasta demanda total sintonia, são funções dependentes e com extrema importância na área da comunicação.

Com essa versatilidade e necessidade de produzir ótimas peças, investir em cursos online com certificado relacionados a esses campos é um diferencial. Tanto os radialistas e profissionais da área quanto os principiantes e interessados podem estudar com o Curso Online Locução e Sonoplastia para compreender todos os seus conceitos, definir qual é a melhor função a seguir e até montar projetos independentes.

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Convergência de mídias e cultura digital

A convergência do rádio e da TV com a internet e as mídias digitais contribuiu para a popularização de muitas funções que antes eram bem específicas. Locução e sonoplastia são grandes exemplos, pois até pouco tempo atrás não havia tantas ferramentas disponíveis para que as pessoas pudessem conhecer novas técnicas, produzir seus próprios materiais e aprimorar seu conhecimento.

Tanto um curso de locução quanto um curso de sonoplastia não eram tão disponíveis como vemos atualmente, o que deixava o mercado fechado para poucos profissionais. Embora esse cenário ainda seja recorrente na área, percebemos uma evolução e uma democratização pontuada pela ascensão da cultura digital.

Mídias como o Youtube contribuem positivamente para essas mudanças, seja na edição de vídeos, na sonorização ou no roteiro. Já os podcasts despontam como uma ótima ferramenta auxiliar para muitas plataformas, no qual sua produção depende de profissionais que tenham noções de locução e saibam, mesmo que basicamente, o que é sonoplastia. Também podemos citar a web rádio, cada vez mais convencional e parte de muitos projetos independentes – hoje em dia, há várias que prestam serviços às comunidades, bairros, religiões e grupos específicos.

É fato afirmar que todo o público se beneficia dessa facilidade proposta pela convergência de mídias, porém é preciso se atentar a alguns pontos também, como qualidade, ética e credibilidade. A flexibilidade de canais é interessante, mas desde que se respeite limites e normas padronizadas.

Ainda, é bom ter em mente que produções independentes demandam profissionais qualificados, que entendam tudo sobre sonoplastia, técnicas de locução e demais elementos de produção em rádio/TV. Sendo assim, é fundamental recorrer aos cursos online para se manter sempre atualizado.

Legislação e ética

É indicado a todo radialista, técnico e profissional da área audiovisual, o conhecimento básico da legislação e ética em rádio e TV. A Constituição Federal de 1988 define que os programas radiofônicos e televisivos devem estimular a produção independente e atender preferencialmente "finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; promovendo a cultura nacional e regional". Além disso, cabe ao Conselho de Comunicação Social (instituído pela Lei 8.389/91) fazer estudos, definir normas e determinações voltadas ao setor.

Já no aspecto publicitário, recorrente em muitos programas desses veículos, cabe ao CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e ao próprio Código de Defesa do Consumidor delimitar as regras para transmissão de campanhas. Nenhuma propaganda deve ser enganosa, abusiva, desleal ou de persuasão coercitiva.

Quanto ao conceito de direitos autorais – o que pode ser um problema para produtos voltados à internet -, a Lei 9.610/98 revela que é proibida a reprodução de qualquer material sem autorização, exceto obras de domínio público. Casos de cópia e plágio também se incluem nessa normativa estabelecida atualmente pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

Entretanto, segundo um artigo do especialista Fábio Pestana Ramos, a ética e o uso justo de um material dificilmente levam a uma "pena" pela utilização de um produto sonoro, musical ou imagético: Para ele, “a produção cultural pertencente à humanidade, o que justifica a utilização de material que possui direitos autorais, desde que o utilizador contribua para a evolução do conhecimento, cite nominalmente a autoria e não tenha fins lucrativos. Quando o uso do material prejudica comercialmente seu autor, representando, por exemplo, concorrência, passa a tipificar crime contra os direitos autorias e plágio”.

Esses pontos referentes à legislação podem ser compreendidos com mais afinco em cursos a distância da área de Direito, como o Curso Online Fundamentos Relacionados à Ética‍, que apresenta um manual completo sobre ética, inclusive nos meios de comunicação. Citamos alguns aspectos básicos, mas você pode fortalecer os estudos com outro curso online complementar.

locução

Carreira e mercado de trabalho

Agora que você já sabe o que faz um sonoplasta e um locutor é importante entender melhor a carreira desses profissionais e qual é o seu mercado de atuação. Além de realizar um curso online de capacitação que apresente alguns conceitos essenciais da área, é interessante pensar em meios de especialização, como um curso técnico ou uma graduação.

No primeiro caso, você pode encontrar cursos técnicos voltados às duas funções ou a cada uma delas, depende da grade e da instituição. Quanto à graduação, é recomendado realizar um curso de comunicação social com ênfase em rádio, TV e internet – assim você descobrirá o que é sonoplastia, locução e todos os ramos dessa área tão abrangente.

Com essas opções é possível dar entrada no registro profissional de trabalho, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e exigido por muitas empresas. De acordo com a Lei 6533/78, somente profissionais com esse documento podem ser contratados para trabalhar em rádio, TV, cinema, teatro ou campanhas publicitárias.

Fique ligado: ao dar entrada nesse registro, o sistema dá três opções para a área de sonorização: técnico de som – que opera e faz manutenções nesse sistema -, operador de som – que cuida de toda a estrutura e manipula o sistema em diferentes ambientes -, e o sonoplasta, conhecido também como operador de áudio, que faz edições em geral.

Já o mercado se mantém bastante eclético tanto para o locutor quanto para o sonoplasta. Quem investe em locução pode trabalhar em emissoras de rádio e TV, em produtoras de cinema, em projetos independentes para a internet (web rádio), teatro, empresas de publicidade e comércios em geral, como palestrantes ou coach de oratória, mestre de cerimônias em eventos, dublagens, narrações de produtos de jornalismo, entretenimento, etc. Além disso, vale lembrar que muitos locutores também são atores.

O operador de áudio, por sua vez, pode atuar na rádio, TV, cinema, produtoras, companhias de teatro, produção de vídeos institucionais, edição de comerciais, anúncios publicitários e outras peças, além da sonorização de ambientes, como igrejas, por exemplo.

A carreira em audiovisual e comunicação social garante boas oportunidades e dá chance para progressão, mas é necessário investir em qualificação frequente para se destacar. Muitos aparelhos, conceitos, programas e métodos se atualizam, logo, não dá para ficar estagnado. Tenha sempre os cursos online com certificado como boas fontes de aperfeiçoamento, aproveitando o melhor de uma boa aula de sonoplastia, renovando as técnicas de locução, entre outros termos fundamentais.

Marketing pessoal e relacionamento interpessoal

Fortalecer as competências é uma necessidade para qualquer profissional, assim como o marketing pessoal e o relacionamento interpessoal. Quem atua na área da comunicação deve se empenhar nesses conceitos, ainda mais se deseja ter destaque em sua função.

Técnicas de etiqueta, cuidados com a imagem, a ética e o modo de agir contam muito, assim como a interação com os colegas, clientes e todos os colaboradores que convivem no mesmo ambiente, seja profissional ou pessoal. Sobretudo o locutor deve se preocupar com a voz, a clareza na informação, interpretação dos textos, críticas e opiniões, ainda mais quando está em um programa ao vivo, em um evento ou fazendo uma propaganda.

Tais temas são destaque em dois cursos online excelentes do Enfoque Capacitação:

  1. Curso Online Marketing Pessoal‍: um guia completo com ótimas dicas e macetes para ser visto e lembrado, com ações que fazem toda a diferença para qualquer profissional. Saiba mais lendo nosso artigo A primeira impressão é a que fica? Saiba como fazer marketing pessoal‍.
     
  2. Curso Online Relações Interpessoais‍: como lidar com pessoas diferentes e criar um ambiente pacífico e respeitoso? Essa é uma das abordagens desse curso online, que mostra diversos dados relevantes e impressionantes.

Não basta fazer apenas um curso de sonoplastia e locução: é preciso ter uma visão geral de inúmeros conceitos e áreas correlatas que agregam valores e conhecimento à função.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


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Mecânica, estética e técnicas de locução

Ao se aventurar na carreira de locutor, você deve ter em mente que esse cargo demanda muito estudo e o aprimoramento de técnicas frequentemente. Não adianta ter uma boa voz se você não sabe se expressar, tem uma oratória ruim, capacidade de improvisação nula, bem como desconhecimento nas melhores estratégias de mecânica e estética de locução.

O manual do locutor estabelece algumas técnicas voltadas a cada contexto: fala, voz e locução, notícias, flashes, leitura e interpretação, entrevistas e respiração. Para todos esses pontos, vale se atentar em algumas dicas gerais – dispostas de modo completo em nosso Curso Online Locução e Sonoplastia:

  • Aquecer a voz sempre antes de uma locução – os cuidados podem começar já no dia anterior ao trabalho;
     
  • Conhecer previamente a pauta do programa, os assuntos abordados e os textos que serão lidos;
     
  • Treinar constantemente e sem pressa, realçando e pronunciando corretamente as palavras, acreditando no que está lendo e sempre com total naturalidade;
     
  • Raciocinar rapidamente, ter capacidade de improviso e conhecimento de todos os comandos da mesa de som – em alguns casos, o locutor pode não ter o apoio de um sonoplasta, ele mesmo deve operar os equipamentos;
     
  • Atentar-se à alimentação para que não prejudique sua voz, evitando líquidos gelados e derivados de leite. Além disso, não é indicado fumar;
     
  •  Ler muitos textos, trava línguas e fazer exercícios de aquecimento vocal e respiração. São ações básicas e simples que ajudam muito!

Locutores famosos

Agora que você já tem noção das funções de um locutor, sabe o que faz um sonoplasta e vários detalhes desses segmentos, finalizamos nosso artigo citando alguns locutores famosos que vale a pena se inspirar. Muitos deles você já deve conhecer, mas é importante pesquisar a história de sua carreira e saber quais foram suas motivações ao investir nessa função tão inspiradora:

  • Barros de Alencar: um dos maiores radialistas brasileiros, com destaque na Rádio Tupi de São Paulo, sobretudo na época da Jovem Guarda. Atuou como apresentador de programas de calouros na Record e na Rádio América. Faleceu recentemente, aos 84 anos.
     
  • Eli Correia: dono de uma das vozes mais marcantes do rádio brasileiro, conhecido pelos bordões, apresentação de programas matinais de variedades e também no mercado publicitário. Além de palestrante, trabalha atualmente na Rádio Capital de SP.
     
  • Osmar Santos: considerado o maior locutor esportivo do país, inspiração para muitos profissionais de rádio e TV. Esteve em diversas emissoras e é constantemente homenageado pelo trabalho prestado ao esporte brasileiro, sobretudo o futebol.
     
  • Luis Lombardi Neto: um dos locutores e narradores mais icônicos do Brasil, conhecido pela "voz misteriosa" nos programas de Silvio Santos. Trabalhou no SBT por 40 anos, mas antes disso já havia atuado em diversos programas de rádio. Faleceu em 2009 devido a um infarto.

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