Liderar uma equipe está longe de ser um trabalho fácil. Afinal, é preciso tomar decisões, delegar tarefas, gerenciar crises, lidar com pessoas de todos os tipos e ainda assim ter criatividade e know-how para manter tudo funcionando. Pode ser um setor de uma empresa ou até uma corporação inteira, os percalços encontrados serão os mesmos.

No entanto, é muito possível adquirir habilidades e ser um ótimo líder, sabia? Hoje em dia há muita informação no mercado para quem deseja se qualificar a fim de administrar um negócio e motivar colaboradores. São inúmeros workshops, artigos e cursos online eficientes com esse intuito.

No Enfoque Capacitação, por exemplo, há o Curso Online Liderança e muitos outros voltados para executivos, empreendedores, estudantes e profissionais que precisam de mais conhecimento sobre o assunto. Essas capacitações têm sido muito requisitadas atualmente, pois preparam os alunos para desenvolver suas próprias competências. É uma chance de aflorar o líder que há em você!

Ficou animado com essa ideia? Neste artigo vamos evidenciar diversos fatos sobre gestão empresarial e te ajudar a encontrar cursos a distância que se encaixam em seu perfil. Acompanhe!

Por que aprender a liderar?

“Nem todo líder é chefe, mas todo chefe precisa liderar”. Essa máxima é repetida por palestrantes motivacionais e CEO’s experientes que desejam incentivar quem está começando no mundo dos negócios. Ser chefe é diferente de ser líder, pois o primeiro pode se limitar a construir empresas, contratar pessoas e cumprir políticas, enquanto o segundo consiste em formar times e os convencer de que há ótimos motivos para lutar pelo mesmo projeto.

Um bom líder compreende que seu principal papel é encorajar as pessoas que trabalham com ele - e não para ele -, além de evitar e mediar possíveis problemas com excelência, sem prejudicar o andamento do plano de negócios. Aprender a liderar é uma necessidade de muitos chefes, pois ajuda a mostrar a todos da empresa, na prática, como fazê-la dar certo.

Segundo Mariana Foresti, especialista em empreendedorismo, “as pessoas são as grandes responsáveis pelo sucesso das organizações”. São elas que movem o negócio e botam as ideias em prática no dia a dia. Afinal, uma estratégia sem execução não vale de nada. Por isso é importante ter conhecimentos para assumir a frente com responsabilidade, sendo possível adquiri-los em cursos EAD de modo prático e consistente, e disso, a gente aqui do Enfoque entende bem. Mas no momento, passemos ao próximo tópico, precisamos identificar os diferentes modos de liderar. 

Cursos relacionados que podem te interessar:

Tipos de liderança

Saber ser líder é uma das características mais procuradas pelas empresas hoje em dia. Pessoas com essa habilidade são logo reconhecidas e elevadas a cargos de gestão ou, no caso de donos de empresas, conseguem atingir os resultados positivos esperados. Mas você sabia que existem diversos tipos de liderança e que nem todos eles são eficazes? Conheça os principais modelos e entenda melhor:

  • Autocrático: Esse tipo de líder não costuma deixar que a equipe participe de forma efetiva na concepção de projetos. Normalmente, é ele quem toma as decisões, sem ponderar a opinião de outros colaboradores, de quem cobra bastante, mas não valoriza as qualidades. Esse pode ser um exemplo de chefe que se acha líder, mas não é.
     
  • Democrático: Um chefe democrático é exatamente como o nome diz, preza pela participação de todos na idealização de projetos e ouve críticas e sugestões para tentar aperfeiçoar qualquer coisa dentro da empresa. Isso ajuda a solucionar problemas e a gerar resultados satisfatórios, no entanto, esse é um dos tipos de liderança mais difíceis de tomar para si, já que pede uma boa dose de equilíbrio para não ser permissivo demais.
     
  • Visionário: Esse estilo de liderança provoca otimismo, que é muito necessário em qualquer tipo de negócio. Enxergar boas oportunidades é com esse líder mesmo, pois capta tendências antes mesmo de se tornarem muito conhecidas, além disso, esse perfil encara riscos sem pestanejar. Líderes assim proporcionam um bom ambiente de trabalho, mas seu jeito sonhador pode fazer perder o foco.
  • Líder Coach: O coaching é uma metodologia recente, mas já mostrou que surgiu para estimular pessoas que querem fazer gestão empresarial com assertividade. O líder coach consegue perceber habilidades dos colaboradores para que, com elas, possam trazer bons resultados. Sempre com uma carta na manga, ele favorece o ambiente colaborativo e moderno, conduzindo projetos em parceria e levando em consideração a opinião de todos.

Esses são alguns tipos de liderança que você pode vir a assumir um dia. É preciso ficar atento para não cometer deslizes e colocar seu cargo ou a empresa por água a abaixo. A seguir, vamos trazer à tona como, basicamente, deve ser a personalidade de um líder e quais suas principais formas de atuação responsáveis por fazer a diferença no âmbito profissional.

Qualidades pessoais de um bom líder

Um estudo realizado pela BMI (Brazilian Management Institute) demonstrou que 46% dos executivos brasileiros acham que o principal desafio para quem exerce uma posição de liderança, é engajar e motivar seus colaboradores. O que talvez eles não saibam é que para fazer uma boa gestão de pessoas é necessário o desenvolvimento de determinadas características pessoais. Veja algumas delas:

Amar o que faz

Assumir o papel de chefe em um negócio é uma ideia tentadora. Afinal, maior retorno financeiro e um posto mais elevado na hierarquia da empresa chamam a atenção de qualquer um, no entanto, para conseguir ser líder será necessário olhar além de si próprio, mas para o coletivo e amar a ideia de ajudar os outros a alcançar um objetivo em comum.

Ter equilíbrio e inteligência emocional

Bons líderes são aqueles que sabem lidar com as emoções e com problemas de qualquer natureza, o que chamamos de resiliência. Além disso, para ter sucesso e ser respeitado, esse tipo de profissional precisa ter habilidades de negociação e percepção de oportunidades. Essas características são muito importantes, pois um líder vai encontrar inúmeras situações todos os dias e vai ser procurado para saber resolvê-las. Além de pontos pessoais, você vai ser cobrado por conhecimentos técnicos de acordo com sua área de atuação.

Ter bom relacionamento interpessoal

Os típicos chefes “donos da verdade” não têm recursos para liderar equipe alguma. O motivo para isso é que os relacionamentos saudáveis resultam em reconhecimento profissional de todos e solidez do networking. Líderes de verdade sabem se relacionar com qualquer pessoa de forma profissional e respeitosa, desde colaboradores até outros líderes e concorrentes. E para você que visa se capacitar a respeito, saiba que cursos a distância também podem ajudar a melhorar as relações interpessoais.  

curso online Liderança

Funções típicas de líderes nas empresas

Além de características de sua personalidade, para ser um líder exemplar, será preciso exercer certas funções, a maioria delas, para provocar mudanças significativas na rotina e na obtenção de resultados. É isso que você quer? Confira o que precisa fazer:

Ser um exemplo

O líder é aquela pessoa "escolhida" para que os outros se espelhem. Ou seja, todos vão se inspirar com suas atitudes no dia a dia e por isso, é importante estar apto para ser um profissional responsável e ético. Incentivar os valores da empresa e mostrar caminhos seguros para os colaboradores e parceiros é primordial.

Ser acessível a todos

Aquele tipo de chefe que chega e mal fala com os funcionários ainda existe, claro, porém, não consegue exercer liderança eficaz. Ser eficaz enquanto líder se faz oferecendo meios para que todos possam interagir com você. Pode ser um almoço com a equipe, encontros mensais, interface com novos e antigos funcionários, etc.

Estar sempre a ouvidos

Quer ser líder? Saiba ouvir as pessoas. Seja em uma pequena empresa ou grande corporação, é importante reunir seus colaboradores para uma sessão de sugestões, dúvidas e até mesmo críticas. Garantir esse espaço ajuda o executivo a compreender muito melhor os problemas e as necessidades reais do negócio.

Saber delegar e dividir tarefas

Deve fazer parte do plano estratégico de uma empresa a divisão de tarefas. Cada setor ou pessoa (dependendo do porte do empreendimento) deve ter suas responsabilidades definidas e quem faz isso é o líder. No entanto, é muito comum que esse profissional tente “abraçar o mundo” e tenha dificuldades de delegar funções a outras pessoas por inúmeros motivos. A dica é repassar tudo aquilo que seja de áreas que você não domine muito.

Qualifique-se para ser um líder incrível

Ficou animado para desenvolver todas essas características e competências para liderar equipes ou sua própria empresa? Como falamos, há muitas maneiras de se qualificar e uma das mais modernas e eficazes se dão através de cursos online com certificado. A boa notícia é que, além de proporcionarem conhecimento, eles conferem a certificação que, naturalmente, comprova todo o aprendizado. Portanto, se você precisa de capacitação, seja para concursos públicos ou progressão na carreira, se atente as dicas abaixo. São 10 cursos EaD que, além do aprendizado, poderão siginficar crescimento profissional e de rendimentos. 

1 - Liderança

Bom, essa capacitação é realmente imprescindível para futuros líderes. Os alunos aprendem conteúdos variados sobre a temática, por exemplo, administração, estratégias de negociação, motivação e percepções diversas.

O Curso Online Liderança é ideal para você que precisa de uma ajudinha para despertar as principais qualidades de um líder competente, que tal? Ele conta com muitos módulos, os tipos de liderança, o perfil do líder moderno, marketing pessoal e muitos outros.

2 - Administrando conflitos

Uma função bastante exercida por líderes é o gerenciamento de crises. Elas podem surgir em muitos momentos, durante a concepção da empresa, em atendimentos a clientes, na relação entre colaboradores, etc, e um bom gestor precisa saber como gerir as crises resolver os problemas com destreza. Realizando o Curso Online Administrando Conflitos você vai estar em contato com embasamentos teóricos que explicam como fazer isso.

O curso evidencia as práticas mais efetivas para evitar adversidades, mostrando um panorama em diversas culturas. Nele você também aprende a importância da tolerância em diferentes âmbitos, tanto na vida profissional, quanto pessoal, e com exemplos, consegue enxergar como são essas situações, sabendo lidar com elas.

3 - Gestão de Pessoas

Como dissemos anteriormente, as pessoas são as responsáveis pelo sucesso de uma empresa, por conta disso que é importante investir na contratação de funcionários talentosos e que estejam dentro das expectativas. Além disso, para que uma corporação vá para frente, é preciso haver harmonia entre os direitos e deveres do trabalhador e é uma boa gestão de pessoas que ajudará no processo de rever políticas e atender todas as necessidades dos funcionários, dentro dos valores da empresa.

No Curso Online Gestão de Pessoas você aprende muitas técnicas de departamento pessoal, a importância de cuidar desse quesito em qualquer empresa, como lidar com momentos de crise e como acompanhar e avaliar colaboradores. Bons líderes devem estar por dentro dos bastidores da empresa onde trabalham e esse é um dos cursos EAD que mostram conceitos interessantes sobre o tema.

liderança

4 - Administrando Melhor o Tempo

Líderes têm a agenda cheia, isso é fato. Mas às vezes ela pode estar sendo preenchida com assuntos e tarefas individuais e não é isso que um cargo de liderança sugere; ele pede ação conjunta e priorização do outro dentro da empresa. Por isso é essencial que esse tipo de profissional faça a otimização de seu tempo para fazer uma gestão empresarial mais humana e produtiva.

Segundo a coach e professora Eva Hirsch, se houver transição de uma função técnica para um cargo de gestão – o que é muito comum em grandes empresas – uma das principais exigências é que o profissional saiba dividir o seu tempo para cada tarefa, reunião e demais compromissos.

O Curso Online Administrando Melhor o Tempo oferece aulas sobre diversas técnicas para ter mais controle, auxiliando em diversas etapas do trabalho, sobretudo no plano de negócios.

5 - Práticas Administrativas nas Empresas

Esse é um dos cursos a distância que oferece capacitação em uma das matérias mais importantes para a carreira de um líder: a administração. O curso aborda estratégias para uma boa gestão, a vantagem competitiva e cultura organizacional.

Com amplo conteúdo, o Curso Práticas Administrativas nas Empresas sugere o aprendizado de elaboração de planos de negócios para todo tipo de empresa, da gestão de pessoas e de relações públicas nas organizações e os princípios da administração pública.

6 - Gestão das Funções Organizacionais

Atrelado a cursos online de administração, este ead pode elevar o nível profissional de qualquer empreendedor ou executivo. Saber princípios de gestão empresarial e planejamento estratégico, além de motivação e avaliação de colaboradores é uma das chaves para o sucesso.

Com o Curso Online Gestão das Funções Organizacionais você consegue se atualizar em conceitos de organização e implementação, etapas de administração, seguindo abordagens modernas para ter mais qualidade em projetos e serviços. É uma ótima dica para quem visa liderar uma equipe.

7 - Plano de negócios

Já evidenciamos aqui que o plano de negócios faz parte das funções de um bom líder. Essa etapa deve estar presente em qualquer organização, seja ela pequena ou grande, mas colocá-la em prática pode não ser tão simples. Adquirir conhecimento em cursos online com certificado a respeito do tema pode ajudar muito a descobrir erros e o caminho certo, além de dar credibilidade ao currículo

No Curso Online Plano de Negócios o aluno aprende como construir essa estratégia de maneira prática e criativa, se diferenciando dos concorrentes. Se você quer atingir os objetivos de sua empresa, conheça o conteúdo dessa capacitação.

8 - Inteligência Estratégica

Bons líderes estão prontos para colocar a empresa em um patamar mais competitivo, estratégico e lucrativo. É preciso adquirir saberes de como fazer isso sem que afete a integridade da organização e usufruindo dos talentos dos colaboradores.  

O Curso Online Inteligência Estratégica aborda conceitos da formação de redes organizacionais internas, ramificações do mercado sob o ponto de vista econômico, análise e acompanhamento das ações e do ambiente empresarial.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

9 - Relações Interpessoais na Empresa

Falamos anteriormente que uma das maiores qualidades de um bom líder é saber manter relacionamentos dentro e fora da empresa e isso também pode ser aprendido em cursos online. Se você quer descobrir métodos e práticas de como desenvolver essa qualidade, pode contar com a ajuda do Curso Online Relações Interpessoais da Empresa.

Seu conteúdo levanta questões sobre humanização e ética nos relacionamentos, hierarquia e dicas de como se relacionar de forma saudável a fim de ser um líder mais respeitado.

10 - Vença Desafios com Criatividade

A criatividade é outra característica que deve ser presente no dia a dia de líderes e que, atualmente, tem sido muito valorizada pelas empresas. O Curso Online Vença Desafios com Criatividade pode te ajudar a desenvolver essa habilidade em você e melhorar seu potencial dentro da empresa, além de servir para trabalhos futuros.

O curso ensina como lidar com os bloqueios de criatividade, que são muito comuns a diversas pessoas, aborda o processo criativo e temas como o autoconhecimento. São expostos também estudos científicos que evidenciam o que pode influenciar na criatividade.

Busque conhecimento para liderar com responsabilidade

Você viu que para ser um líder consistente é preciso desenvolver certas habilidades, não é mesmo? Mas não pense que isso acontece de um dia para o outro, não, deve ser um exercício diário. Além disso, aprender mais e mais sobre o assunto ajuda bastante a manter o foco e conhecer mais sobre si mesmo.

Aproveite nossas dicas e realize cursos online com certificado para garantir mais estabilidade como líder em sua empresa própria ou no setor onde trabalha. Esse tipo de capacitação pode te ajudar a ser um profissional mais seguro e comprovar todo o seu aprendizado. Aqui no Enfoque Capacitação além de curso online de liderança você encontra centenas de outros cursos em mais de 20 áreas. Faça já sua inscrição.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião na sessão destinada aos comentários, assim como dúvidas e sugestões. Responderemos o quanto antes. Até uma próxima!