Todos os vídeos que assistimos na TV, no cinema e na internet passam por um processo básico e essencial conhecido como edição. Imagine se todo filme fosse exibido sem efeitos, títulos, cortes, planos e todos os recursos que compõem as produções audiovisuais? É tão surreal que não dá nem para ter ideia.

Uma boa edição depende de ferramentas e técnicas utilizadas frequentemente por um bom profissional. Quem busca aprender como editar vídeos deve conhecer todas elas, além de dicas dispostas em um curso de edição de vídeo atualizado e completo. Assim, dá para produzir seu próprio material e até se profissionalizar.

O Enfoque Capacitação, um dos maiores portais de cursos a distância do país, oferece tanto o Curso Online Edição de Vídeo quanto diversos cursos online ideais para sua capacitação, atualização e aperfeiçoamento. Sabia que você pode ter acesso a todas as opções do Pacote Master? Contaremos como, no fim deste artigo – antes, confira um guia geral sobre as principais ferramentas de edição e ótimas dicas para seguir carreira na função.

Curso de edição de vídeo e mercado de trabalho

Muita gente se pergunta como se tornar um editor de vídeo renomado. Essa função rende oportunidades em muitos campos, com a opção de trabalhar alocado em uma empresa, em agências especializadas e até como prestador de serviços. Além da formação em audiovisual, é interessante recorrer sempre a um curso de edição e a cursos online com certificado para montar um bom portfólio.

Quanto mais qualificado, maiores são as chances de reconhecimento e ascensão nessa função, por isso é indicado dominar todas as técnicas e saber como editar vídeos com excelência. Para se tornar um profissional versátil, com conhecimentos práticos e teóricos na área, não dá para abrir mão de um bom curso online e demais dicas de aprimoramento. 

Entre os campos de trabalho mais comuns, podemos citar:

  • Produtoras audiovisuais, sobretudo especializadas em produções de cinema e séries;
  • Emissoras de TV, em programas jornalísticos e de entretenimento;
  • Em agências de prestação de serviços, como as que produzem comerciais publicitários;
  • No setor de comunicação de empresas, para vídeos institucionais, de marketing, etc.
  • Canais online para mídias e redes – o trabalho de edição é solicitado por muitos vloggers e youtubers de sucesso, sabia?
  • Regime freelancer, realizando trabalhos para diversos clientes diretamente.

Animador, não acha? Preparar-se para alcançar um bom status profissional garante que você seja até disputado no mercado de trabalho. Quem sabe você não edita até um longa metragem ou um programa de sucesso? Aproveite as dicas do Curso Online Edição de Vídeo e de outros cursos online complementares do Enfoque Capacitação.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Conhecendo as ferramentas básicas de edição

O que é essencial para editar um vídeo e deixá-lo com uma ótima impressão para o público? Listamos as 5 ferramentas básicas e vamos abordá-las de modo geral – há muito mais detalhes no curso de edição do portal.

Títulos, legendas e créditos

O título é a primeira orientação ao espectador, com o intuito de chamar sua atenção, instigar e gerar curiosidade para assistir a peça. Ao traduzir o título de um filme estrangeiro, por exemplo, é necessário adequá-lo à linguagem do país, pois termos "ao pé da letra" podem soar confusos e sem sentido.

Já no caso das legendas, têm função descritiva e mostram informações adicionais, seja uma tradução de fala ou outro recurso. Por fim, os créditos são essenciais para mostrar direitos autorais e dados relevantes da produção do vídeo, como a equipe responsável pela produção.

Efeitos de transição

Em todo curso de edição, há um amplo destaque para a parte de efeitos e como fazê-los, já que fazem toda a diferença em qualquer película. Mesmo que uma gravação não esteja boa, efeitos de transição e efeitos especiais no geral tornam o filme interessante. A cor e iluminação são os principais, para suavizar, equilibrar e melhorar níveis de brilho e contraste. Sombra, realce e nitidez também são alguns tipos importantes e essenciais para toda edição.

É importante salientar que a quantidade e variedade de efeitos dependerão muito da aplicação usada no processo. Muitos programas profissionais possuem planos de acordo com a necessidade de cada trabalho. Entre os principais podemos citar o Adobe Premiere, o Final Cut, da Apple e o Vegas Pro, da Magix.

Quer saber como funciona cada um desses softwares? Você pode testar a versão free que dura geralmente 1 mês, ou então investir em um curso online que mostra os elementos de cada aplicação, como o curso de edição de vídeo do Enfoque Capacitação.

curso de edição de vídeo

Efeitos de Chroma-Key

Já ouviu falar do chroma-key? Esse efeito é famoso em muitos programas de TV e filmes que precisam economizar tempo e, claro, dinheiro. Trata-se de uma técnica que utiliza um fundo colorido (quase sempre verde) no estúdio, que será substituído por um movimento, imagem ou estática no processo de edição. Em muitas produções – sobretudo as hollywoodianas – é quase impossível perceber o efeito de chroma-key, tamanha precisão e qualidade da edição.

Corte seco

Os tipos de corte também dizem muito sobre um vídeo bem editado, não é à toa que existem vários tipos e todos são bem explicados em cursos online com certificado do gênero. Como as cenas são captadas sempre fora de ordem e de acordo com a disposição de elenco e locações, a edição precisa decupar o material e cortar boa parte das cenas – tanto para que o filme tenha um tempo determinado quanto para deixa-lo mais coerente.

O corte seco é o tipo de corte mais comum, realizado sem efeitos de transição e quando há uma sucessão de imagens semelhantes, geralmente para deixar a produção mais rápida e dinâmica. Você pode ver esse estilo em muitos vídeos no Youtube para dar ritmo e ir "direto ao ponto".

Você sabia que há numerosos estilos de corte utilizados em larga escala em diversas produções? Vale a pena contar com o conteúdo disposto em cursos a distância para se familiarizar com todos eles.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Áudio e Áudio mixer

Por fim, o áudio também tem espaço primordial em uma boa edição - caso seja subestimado, pode literalmente acabar com qualquer produção. Se no processo mecânico a dublagem é um dos principais recursos, na edição digital muitos profissionais utilizam o mixer de som. Esse sistema está presente diretamente nos programas ou em aplicações específicas, como o Audio Mixer Player ou o Audacity.

Precisa se profissionalizar? Conte com os melhores cursos online

Essas 5 ferramentas são as mais básicas e essenciais para qualquer produção, aquelas que devem ser dominadas de modo inicial por quem pretende saber como editar vídeos de modo profissional e qualitativo. É claro que há muita coisa além e diversas técnicas a seguir, por isso vale a pena contar com um curso de edição de vídeo para desbravar ainda mais as características e peculiaridades dessa área.

O Curso Online Edição de Vídeo do Enfoque Capacitação é uma opção fundamental para quem deseja se tornar um craque na edição, seja em produções próprias ou para começar a construir sua carreira nesse ramo. Os cursos online com certificado do portal possuem um amplo conteúdo preparado por uma equipe pedagógica exclusiva e atestado por mais de 160 mil alunos.

Para ter acesso a todos os cursos online do Pacote Master, basta investir uma taxa de R$69,90. Apenas com esse valor, você estuda o curso online que quiser durante um ano – são centenas de cursos a distância de diversas áreas a sua disposição. Inscreva-se agora e aproveite. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco. Boa sorte e até mais.