Já parou para pensar quais são as estratégias para garantir que todo o entulho produzido por diversas obras seja destinado da maneira correta, bem como seu reaproveitamento para que não seja descartado em qualquer lugar? O Brasil é um dos países que mais produz resíduos sólidos oriundos da construção civil. Cerca de 40% ainda estão dispostos de maneira inadequada, fato que prejudica o meio ambiente e um pleno desenvolvimento sustentável.

Sendo assim, acabar com esse cenário torna-se papel de muitas pessoas, sobretudo aquelas que desejam trabalhar nas áreas correlatas à gestão de resíduos na construção civil. Para isso, é necessário o empenho em se qualificar, seja por meio da graduação em um campo específico ou na capacitação com cursos online relativos.

Muitos cursos EAD são ótimos complementos também para atualização e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos nessa pauta, como o Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil, do Enfoque Capacitação. Com um vasto conteúdo auxiliar, garante o aprendizado de modo dinâmico e eficaz, uma ferramenta essencial para quem precisa realizar um curso de gestão de resíduos sólidos de qualidade.

Esse conhecimento serve para diversos indivíduos, sobretudo os atuantes no ramo de meio ambiente. Hoje em dia, a tendência é propor ótimas soluções tanto no gerenciamento quanto na reciclagem de resíduos sólidos na construção civil. É preciso elaborar bons planos, ter ideias criativas e pensar em ações competentes, o que torna a área bem desafiadora. Mas, não precisa temer. Preparamos algumas dicas e uma abordagem completa para quem deseja seguir essa carreira, bem como cursos online com certificado que valorizam o currículo do profissional. Acompanhe o artigo e fique por dentro.

Cursos relacionados que podem te interessar:

A importância da reciclagem de resíduos da construção civil

A reciclagem é, atualmente, um dos melhores caminhos para ajudar o meio ambiente e salvá-lo do desgaste, já que evita o consumo desenfreado de recursos e o descarte irresponsável de materiais, fato que leva a sérias adversidades. E, se esse método já é eficiente com o alumínio, o plástico e o papelão, leva-lo à construção civil também é possível.

Muitos países já realizam esse trabalho e fazem uma ótima gestão de resíduos na construção civil há tempos. Na Europa, já é extremamente comum. Já aqui no Brasil, ainda estamos caminhando. Para se ter ideia, a legislação acerca do assunto é bem recente: tanto a resolução 307, do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, de 2002; quanto a política nacional de resíduos sólidos, por meio da Lei 12305, de 2010.

Agora que os primeiros passos já foram dados, é necessário que os envolvidos possam pensar em práticas de reciclagem de resíduos sólidos na construção civil e em uma total gestão, considerando o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC e mostrando engajamento em um tema tão essencial. Isso vale para as construtoras, o poder público em si, especialistas e toda a sociedade, que também pode trabalhar junto em prol do ambiente que vive.

Imagine os problemas que o entulho pode causar em curto e longo prazo. Se não houver ações e uma fiscalização rígida, todos podem sofrer as consequências, já que o despejo irregular e o acúmulo de sujeira se torna uma preocupação de saúde e limpeza pública. Então, que tal se engajar e, além de um bom profissional, tornar-se um cidadão melhor?

O primeiro passo é escolher o melhor campo de atuação para começar a trabalhar com a gestão de resíduos da construção civil. São várias opções, todas bem amplas. A partir daí, a qualificação por meio de um curso de gestão de resíduos sólidos é fundamental, assim como cursos a distância de qualidade.

Dica: invista tanto no Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil quanto no Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos, cursos EAD do Pacote Master do Enfoque Capacitação que te deixam atualizado e pronto para entender e atuar nessa área tão vasta.

curso de reciclagem de resíduos sólidos na construção civil

O campo de atuação

Construções em geral

Obviamente, lidar com a reciclagem de resíduos sólidos na construção civil e práticas similares é essencial a todos os trabalhadores de diversas obras e projetos espalhados pelo país, sejam de pequeno ou grande porte. E esse campo é bem amplo, seja para levantar um enorme prédio ou demolir uma casa antiga, por exemplo.

Usinas de reciclagem

Segundo a ABRECON – Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolições, nosso país conta com cerca de 300 usinas de reciclagem, que necessitam de técnicos e especialistas nesse serviço. Portanto, um profissional renomado e qualificado pode ter sucesso no ramo, ainda mais aquele que se aperfeiçoa com cursos online com certificado e demais opções excelentes.

Administração pública

A legislação quanto à gestão de resíduos na construção civil precisa sempre ser alterada e otimizada. Além disso, cabe aos funcionários da administração pública atuar como fiscalizadores. Logo, em praticamente todos os municípios abrem-se vagas para quem deseja trabalhar nesse campo, seja um especialista – engenheiro, ambientalista – ou um técnico.

Entidades e empresas do ramo

Empresas e entidades ligadas ao meio ambiente sempre estão em busca de reforços para propor ideias e ações que melhorem o conceito de reciclagem de resíduos sólidos na construção civil e demais práticas. Eis um ramo promissor para os interessados, e quanto maior o conhecimento aumentam as chances de contratação.

Portanto, fique ligado: os cursos online de meio ambiente do Enfoque Capacitação são ótimos para trabalhar em todos esses campos. Graças à flexibilidade dos cursos a distância, você pode estudar aonde quiser, de modo versátil, competente e tranquilo.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Profissionais que devem aprender mais

Engenheiros

Tanto a área de engenharia civil quanto ambiental abre muito espaço para a gestão de resíduos na construção civil, além de outros setores correlatos. É um boa ideia para os engenheiros que gostam de elaborar projetos e pensar em soluções excelentes visando mudar cenários críticos como esse.

Arquitetos

Arquitetos e designers também podem aprender mais sobre esse tema e até se especializar, seja com um curso de gestão de resíduos sólidos direcionado ou com cursos a distância ligados ao tema. Lembre-se que o reaproveitamento e a reciclagem são tendências na decoração.

Trabalhadores da construção civil

Entender a importância de separar os materiais, descarta-los corretamente e fazer uma boa triagem é fundamental aos trabalhadores da construção civil, que lidam diretamente com todo o entulho gerado pelas obras. Para isso, é bom que estejam sempre qualificados, tanto por conta própria quanto por programas de incentivo dos empregadores – nesse contexto, os cursos EAD são ótimas alternativas.

Pesquisadores e profissionais de meio ambiente

A gestão de resíduos sólidos é uma preocupação dos ambientalistas. Mais do que nunca, é preciso debater o problema e trazê-lo à tona para que toda a sociedade tenha conhecimento e possa atuar positivamente, como um auxiliar nessa luta por boas práticas e visando dar fim a esse problema sério.

Para todos os casos, é essencial destacar que a capacitação, o aperfeiçoamento e a atualização contam muito, fortalecendo o aprendizado e tornando qualquer pessoa um especialista pronto para fazer a diferença. Não é à toa que indicamos os cursos online para isso, opções valiosas, dinâmicas, democráticas e primorosas.

Aproveite para saber mais sobre esse tema com o Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil e demais cursos a distância do Enfoque Capacitação. Inscreva-se no portal e tenha acesso a centenas de cursos online com certificado do Pacote Master, ideais para dar um up em sua qualificação. Melhor que isso, é investir apenas R$ 69,90 para ter todos os cursos EAD à disposição por um ano, vantagem exclusiva de um dos portais que já conquistou mais de 160 mil alunos. Comece já e faça carreira em uma área tão importante e inspiradora.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Deixe um comentário e compartilhe essa ideia com seus amigos. Até mais.