Por trás de uma boa escola há uma boa gestão. Os gestores escolares são os responsáveis por iniciar a "máquina" da educação em qualquer instituição de ensino. A partir de seus parâmetros e métodos de organização é que o ambiente consegue promover os resultados esperados, desde a direção até os alunos. E quando falamos de gestão, estamos falando realmente da função de estar à frente de um negócio. Afinal, qualquer escola - pública ou particular - tem uma hierarquia, metas a serem atingidas e uma missão para seguir, tal qual uma empresa. 

Sabemos que uma escola tem uma gestão assertiva quando oferece um aprendizado de qualidade para todos os alunos e consegue mensurar essas estimativas. Mas qual é o segredo para ser um gestor ou uma gestora escolar de excelência? Bom, há inúmeros conceitos, estudos e práticas já aplicados que podem ser aprendidos por estudantes e profissionais da área. Uma ótima ideia é buscar por aprendizados eficientes em cursos online, que estão entre as melhores opções do mercado.

Aqui no Enfoque Capacitação você encontra o Curso Online Gestão Escolar, que apresenta um conteúdo abrangente sobre essa importante função em todas as etapas do processo educacional. É uma forma eficaz de garantir conhecimentos sérios e embasados, já que é um curso de gestão escolar preparado por um setor pedagógico dedicado, assim como as centenas de cursos a distância disponibilizados pelo portal. Se você trabalha na área ou quer ingressar nela, considere se capacitar para se diferenciar entre os demais profissionais. 

Neste artigo você conhecerá tópicos interessantes sobre a gestão escolar e como ela pode ser alcançada mais facilmente após a realização de cursos online com certificado. Acompanhe e anote as dicas.

Cursos relacionados que podem te interessar:

O que caracteriza a gestão escolar

A gestão de qualquer organização envolve uma gama de atributos técnicos e atitudes por parte dos participantes deste processo. São inúmeras tarefas para desenvolver e fatores para levar em conta para que a produção seja garantida. No caso de uma escola, o que se produz é conhecimento. Desta forma, para que esse conhecimento chegue aos estudantes de forma eficaz, o responsável por "comandar" a instituição deve fazer valer os recursos certos.

Primeiramente, sabe-se que a atuação do gestor escolar pode ser dividida em três frentes:

  • Gestão pedagógica: antes de todos, é o gestor escolar quem prioriza a qualidade do ensino ofertado. Geralmente é ele que se encarrega da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e auxilia na criação do currículo escolar. Ainda neste âmbito, é esse profissional que acompanha e avalia a aprendizagem dos alunos, identificando erros e acertos para promover as alterações cabíveis. Vale saber que este não é um trabalho solitário. Para colher bons frutos, o gestor deve ser democrático, isto é, incentivar que o conjunto de profissionais trabalhe em prol das melhorias na escola. 
  • Gestão administrativa: o gestor também é responsável pelo setor administrativo e financeiro, sendo importantíssimo para a distribuição correta dos recursos que a escola demanda. Ele deve estar ciente de toda a documentação escolar, dos materiais pedagógicos no almoxarife e aqueles que estão faltando, além da estrutura do colégio, que inclui a manutenção, limpeza e cuidados. O profissional de gestão delimita as regras e os prazos nesta esfera.
  • Gestão de comunidade: além de garantir o funcionamento da escola nos setores internos, cabe ao gestor escolar impulsionar a presença das famílias e da comunidade na instituição. Ele deve encontrar meios para atender essas pessoas quando necessário e analisar a possibilidade de implementar ações diferenciadas. Ou seja, o bom gestor deve utilizar seus conhecimentos para integrar alunos, educadores e a sociedade em torno, a fim de estreitar relações e, consequentemente, ampliar o aprendizado.

Essas responsabilidades podem ser atribuídas somente pelo gestor escolar, ou divididas entre diretor e coordenador pedagógico. Quando é feito desta última maneira, a formação dos profissionais normalmente é assumida pelo coordenador. Questões práticas como estas você pode conhecer amplamente no curso de gestão escolar online aqui no Enfoque Capacitação, experimente realizá-lo.

É importante frisar que os gestores de escolas devem concentrar seu olhar também para a qualificação continuada da equipe pedagógica. Em razão disso, é preciso que ele conheça de perto a realidade da sala de aula. Não é à toa que muitos gestores que produzem um trabalho excelente hoje em dia foram, antes, bons professores. Isto nos leva a perceber que, para ser um gestor reconhecido, é necessário ir além do que a imposição de uma maneira de lecionar e do próprio conteúdo programático. Ele tem que desenvolver processos de escuta, acolher toda a equipe e os alunos e dispor das ferramentas certas para conseguir a melhor aprendizagem possível.

Uma ideia para descobrir maneiras atuais para atingir o sucesso é apostar em um bom curso de gestão escolar a distância como o que nós oferecemos aqui no portal. Além dele, há uma lista extensa de cursos online com certificado que podem agregar ao currículo e fazer de você um gestor exemplar e altamente requisitado no mercado de trabalho. Exemplos de cursos EAD dessa área são o Curso Online Supervisão Escolar / Orientação Pedagógica e o Curso Online Direção Escolar, duas dicas bacanas para quem quer sair à frente em concursos públicos, entrevistas de emprego ou até mesmo atingir a progressão de carreira.

curso online gestão escolar

Papel do gestor escolar

O papel de um diretor ou gestor escolar é semelhante ao de qualquer líder. Sua funcionalidade pode ser considerada um dos principais pilares que alicerçam toda a dinâmica escolar, garantindo sempre o bom desempenho das atividades. Romantizando um pouco o contexto, podemos até comparar este profissional a um maestro. Isso por que ele rege toda a sua equipe e integra cada uma delas para atingir e potencializar as metas.

Especialistas como Gisela Wajskop, diretora da Escola do Bairro e pós-doutoranda na PUC-SP, afirmam que a gestão em nome do aluno e focada na pedagogia é o modelo que tem dado mais certo no exterior. Países como Canadá e China, por exemplo, lideram rankings internacionais de desempenho por apostarem em um padrão de gestão semelhante. "Nos dois países, o diretor é o gestor da pedagogia, a burocracia só está a serviço disto", afirma a profissional em entrevista à Folha de S.Paulo.

À mesma publicação, Claudia Costin, ex-diretora de Educação do Banco Mundial, também elogia os métodos de gestão adotados pelo governo chinês. "Em Xangai, o diretor conhece cada um dos alunos, lê os planos de aula e entra na sala para ver os professores lecionando", conta ela.

Podemos ver que o gestor faz um trabalho de "formiguinha", mas que pode trazer ótimos retornos a longo prazo. Para isso, é preciso fazer valer todas as formas de conhecimento, como aqueles adquiridos em palestras, treinamentos, capacitações e cursos a distância. Por que não começar a se espelhar em grandes líderes para atuar em sua escola? Para que você entenda melhor, elencamos abaixo uma lista com 8 deveres que devem ser exercidos por gestores escolares para que atinjam sempre os resultados esperados. Veja só e tire todas as suas dúvidas:

1 - Incentivar o trabalho coletivo

O gestor escolar precisa ter pré-disposição para o trabalho coletivo. Sem ter habilidades para atuar em equipe não há como obter sucesso nesta profissão. Afinal, o que mais se procura no comando das escolas atualmente é uma gestão participativa e democrática, sempre abrindo espaço para o diálogo com os variados grupos e buscando interação entre eles. Se você precisa adquirir práticas e know-how nesse quesito, saiba que o nosso curso de gestão escolar online pode ajudar bastante. Além dele, há outros voltados para esse campo como o Curso Online Relações Interpessoais‍, que mostra todos os benefícios de saber lidar com muitos tipos de pessoas.

2 - Ser proativo

Outra qualidade muito importante de diretores de escolas é a proatividade. Sem ela, não há ânimo para realizar todas as tarefas que o cargo pede e muito menos para colocar em prática novas ideias e soluções. O gestor que traz resultados expressivos é aquele que está sempre disposto a fazer o trabalho bem feito, dentro dos prazos e a estimular ações positivas nas instituições. Ser proativo ajuda muito a encabeçar projetos reveladores, que fazem com que a escola seja reconhecida. Inclusive, no curso de gestão escolar a distância aqui do Enfoque Capacitação há um módulo exclusivo sobre inovações na gestão escolar, conhecimento imprescindível para estudantes e profissionais da área de educação.

3 - Saber administrar conflitos

Além de exercer uma liderança democrática, os gestores de uma instituição de ensino precisam ter a capacidade de mediação. Pois, uma coisa é fato: escolas são empreendimentos nos quais sempre acontece alguma coisa, está em constante modificação e adequação. Portanto, é necessário estar preparado para o que der e vier. Pode haver oposições entre pais e a coordenação, pais e professores, os docentes e a direção, entre os próprios estudantes, e muitas outras situações. A boa notícia que temos para você também engloba a eficácia dos cursos EAD: por aqui temos o Curso Online Administrando Conflitos. Nele você aprende tudo relacionado à mediação de desentendimentos. 

Curso Online Gestão Escolar

4 - Conhecer a realidade da escola

Essa regra vale para qualquer administrador de empresas. É preciso conhecer bem com o que está lidando, neste caso, a escola. O gestor deve estar ciente de tudo o que acontece internamente e externamente à escola, isto é, das questões administrativas às ações da comunidade no entorno. Você deve saber que essa é uma função que demanda muita atenção e estudo para acompanhar as evoluções do meio em que se atua. É necessário, por exemplo, entender o contexto no qual a escola está inserida - qual é o seu público? Onde ela se situa? Quais os problemas que essa população enfrenta? Estes são alguns pontos que devem ser ponderados para comandar uma escola mais influente.

5 - Adquirir credibilidade

Você é uma pessoa que transmite confiança por onde passa? Então com certeza seu futuro na área de gestão escolar é promissor. O diretor precisa ser uma pessoa que consiga adquirir credibilidade das pessoas com quem trabalha, dos alunos, dos familiares e também da comunidade em geral. É uma característica, na verdade, que vale tanto para o âmbito profissional quanto pessoal. Portanto, preste atenção em todas as suas responsabilidades e saiba que você deve dar o exemplo para os demais.

6 - Valorizar a equipe

Ser líder é saber coordenar equipes, mas também dar voz a elas, bem como valorizá-las. O gestor deve entender que nem sempre estará com a razão e que os funcionários da escola podem trazer boas ideias e soluções diferentes. Demonstrar que você dá espaço para todos é um sinal de humildade e profissionalismo. Além disso, na hora de fazer uma avaliação dos membros do grupo, é indicado ter um olhar macro das funções exercidas e projetos concluídos, para descobrir o que deu certo, errado e o que precisa melhorar.

É muito importante nesse momento mostrar que você valoriza a equipe, elogiar os pontos fortes e esclarecer que está à disposição para ajudar a modificar os pontos fracos. Existem inúmeros conceitos para motivação de pessoal e muitos deles podem ser estudados em cursos a distância. Nossa dica, além do curso de gestão escolar é o nosso curso online Gestão de Pessoas, ótima capacitação para aprender a manter a harmonia dentro das organizações.

7 - Agregar todos os envolvidos

Para Miguel Székely Prado, diretor do Centro de Estudos Educativos e Sociais (México), o elemento chave do sistema educacional também para a sociedade é o gestor. "Se você tem um bom diretor, normalmente essa escola será boa. Numa escola ruim, mesmo que pais e alunos participem de sua gestão, isso pode não ter um resultado efetivo", diz o especialista. 

Desta forma, não pense duas vezes antes de elaborar projetos que envolvam todos que usufruem da escola, ou seja, os funcionários, estudantes, os familiares e a comunidade que mora por perto. Uma das maneiras mais utilizadas nas escolas hoje em dia é estabelecer o Dia da Família. Esse dia pode ser planejado para acontecer uma vez ao mês, a cada bimestre, ou como for melhor para a estrutura da escola. Para se inteirar mais sobre a gestão democrática na escola aproveite a qualidade dos cursos online. Participe do curso de gestão escolar online que oferecemos aqui no portal - ele contém um tópico exclusivo sobre essa temática.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

8 - Atualizar-se sempre

Um gestor de excelência conhece bem os assuntos técnicos, pedagógicos, administrativos, financeiros e legislativos acerca de sua área de atuação. É imprescindível que ele esteja atualizado quanto a todos os parâmetros que deve seguir, os quais, aliás, estão sempre se modificando - temos o exemplo recente da Reforma do Ensino Médio para provar isso.

Sendo assim, não podemos sugerir outra coisa aos gestores já atuantes e aos que estudam para isso a não ser o constante aperfeiçoamento. Hoje, graças à tecnologia, é possível aprender conteúdos relevantes e indispensáveis para esta carreira por meio de cursos online com certificado. Além de todo o conhecimento, eles conferem a documentação para comprovar tudo aquilo que foi estudado. Uma ótima ideia, não acha? Aprenda com o Curso Online Gestão Escolar, e depois, capte o máximo de saber possível em outros cursos EAD.

Seja um gestor escolar mais qualificado

O tema "gestão escolar" traz à tona diversos outros que se correlacionam com a área da educação. São muitos assuntos que devem ser discutidos para que o ensino em suas diversas etapas mude para melhor. Nesta via, o gestor escolar surge como um dos fortalecedores dos processos pedagógicos e da implantação de medidas administrativas a fim de ajudar todos os envolvidos. Você quer fazer parte disso? Então não perca a chance de se qualificar ainda mais para colher bons frutos em um futuro breve.

Realizando o curso de gestão escolar a distância aqui do Enfoque Capacitação você recebe todo o conhecimento necessário para administrar qualquer instituição de ensino com perfeição. Faça agora a sua inscrição no portal. Capacite-se no Curso Online Gestão Escolar e nas centenas de cursos online disponibilizados por aqui investindo apenas R$69,90, que tal? É uma excelente oportunidade de crescimento no mercado de trabalho.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Caso surja qualquer dúvida a respeito do tema ou do curso de gestão escolar, deixe um comentário para a gente, atenderemos você o quanto antes. Até uma próxima!