O tema de hoje é dinâmica de grupo, importantíssima para processos seletivos, compartilhamento de ideias e melhoria das empresas e de outras instituições como um todo. Muito conhecida por quem estuda e trabalha na área de Recursos Humanos, essa prática também tem sido muito valorizada por outros ramos, como de Psicologia, Administração e Pedagogia, por exemplo, e por isso conhecer mais sobre ela pode ser o pontapé inicial de uma carreira bem sucedida. Nossa primeira sugestão para você é o curso de Dinâmica de Grupo aqui do Enfoque Capacitação. Ele é um dos cursos online mais procurados do portal por seu conteúdo completo e prático, por que não experimentar?

Para que você conheça mais sobre os saberes que os cursos a distância podem lhe proporcionar sobre dinâmica de grupo e outros temas relacionados à gestão de pessoas, além de tópicos essenciais abordados nessas capacitações, preparamos o presente artigo. Acompanhe-o e anote as dicas.  

Curso de Dinâmica de Grupo: a Dinâmica e sua Aplicação

A aplicação da dinâmica de grupo não é muito recente, ela nasceu nos anos 30, após inúmeros estudos do psicólogo alemão Kurt Lewin. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, o especialista convocou uma equipe para analisar, em laboratório, diversos grupos humanos com a finalidade de descobrir características em comum. Com os resultados, ele percebeu que havia potencial nesse tipo de pesquisa, já que as pessoas exibiam comportamentos diferenciados, os quais não poderiam ser enxergados quando elas estivessem sozinhas.

Para Lewin, os grupos podem ser variados (com mulheres, com homens, mistos, com crianças, idosos, etc), mas todos eles com uma estrutura semelhante à vida humana. Isto é, quando estão sendo formados, respondem a necessidades parecidas com as que temos na infância (precisamos de auxílio para caminhar com as próprias pernas, para entender as regras, para conhecer as pessoas, etc); quando há a apresentação das atividades, podem surgir problemas como na adolescência (algumas pessoas podem mostrar comportamentos desagradáveis, como hostilidade, insegurança, rebeldia, etc); e quando o grupo já está estruturado e em plena atividade, há semelhança com nossa fase adulta (os participantes respeitam as decisões dos outros, trabalham para atingir os objetivos e repensam os caminhos). 

Você pode conhecer informações precisas sobre o surgimento do conceito de dinâmica de grupo e como ela pode ser aplicada em um bom curso de recursos humanos. Quando ele é bem estruturado, possui tópicos voltados a esta e outras técnicas importantes para gestores, auxiliares, assistentes e até mesmo estudantes e estagiários. Temos por aqui, além do curso online dinâmica de grupo, o Curso Online Gestão de Recursos Humanos‍ e o Curso Online Gestão de Pessoas‍, ambos excelentes para deixar qualquer currículo diferenciado.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Comportamentos Observados na Condução de Dinâmicas

Como vimos, o "pai" das dinâmicas de grupo, Kurt Lewin, determinou que os grupos vão manifestando determinadas características no decorrer de sua formação. Da mesma forma, os participantes apresentam comportamentos específicos conforme as atividades que forem passadas. A partir dessas atitudes, inclusive, podem ser traçados verdadeiros perfis dos integrantes, sendo uma ótima ferramenta de estudo para empresas, instituições de ensino e outras organizações que realizarem a dinâmica. Nesta via, vale saber que muitos setores de RH e recrutamento utilizam a DG para selecionar o candidato mais apropriado para as vagas em aberto ou para avaliar a postura do funcionário perante o cargo já exercido. 

Conheça abaixo os nove principais comportamentos observados na condução das dinâmicas de grupo:

  1. Conciliador: participante que se dá bem com todos os outros e que é autêntico, porém, quando há divergência entre sua opinião e a dos demais, tenta escutar e mudá-la para entrar em um acordo comum.
  2. Mediador: geralmente é aquele participante que observa bastante e quando há alguma confusão no grupo, tenta apaziguar mostrando que sempre há uma saída possível conversando com todos os membros com calma.
  3. Animador: integrante que está sempre pronto para auxiliar os colegas, explicar as regras para quem não entendeu e ainda se coloca no lugar dos outros para compreendê-los. Apresenta características de motivação e não deixa o grupo se desanimar com as provas.
  4. Ouvinte: ouve as regras e as opiniões dos colegas com atenção e elabora suas estratégias em silêncio, o que faz parecer que não está interessado em participar. Contudo, quando menos se espera aparece com soluções bacanas.
  5. Dominador: é aquela pessoa que quer se mostrar superior aos demais dentro do grupo, falar o que sabe e não ouvir a opinião dos outros. Tenta de tudo para fazer sua ideia prevalecer e manipular as decisões do conjunto para atingir os objetivos que só ele enxerga.
  6. Dependente: no início é aquela pessoa que é amiga de todo mundo, porém, com o passar das atividades mostra que está sempre precisando de ajuda, não consegue realizar as tarefas sozinha e se auto vitimizando para conseguir a empatia dos colegas. É um membro que pode atrapalhar a produtividade.
  7. Criador de obstáculos: participante que não aceita a opinião de ninguém ou as regras estabelecidas, age com muita teimosia e negatividade. Costuma criar impasses mesmo com as atividades que já passaram. 
  8. Agressivo: demonstra não ter tato para trabalhar em grupo e não toma cuidado com as palavras, podendo atingir o sentimento ou os valores dos demais. Também reagir de forma agressiva, com palavrões ou até sair da sala quando é contrariado ou chamado a atenção.
  9. Gozador: tenta ganhar a simpatia do grupo com piadinhas e outras brincadeiras no decorrer da dinâmica. Todavia, pode ultrapassar os limites e deixar um clima chato, chegando até a deixar as tarefas de lado.

Esses perfis devem ser reconhecidos por profissionais que aplicam as dinâmicas de grupo para que elas ocorram da melhor forma possível. Em nosso curso online dinâmica de grupo são exibidos materiais que ensinam os comportamentos possíveis, quais atitudes os gestores devem tomar, os riscos que o grupo corre e as vantagens que cada um pode levar ao praticar essas atividades em conjunto.

O trabalho de análise de perfil é bastante realizado também por psicólogos, tanto por aqueles que realizam gestão de pessoas quanto por aqueles que fazem atendimento clínico. Nesse sentido, é super importante buscar treinamentos e cursos online com certificado que ensinem conceitos e práticas para complementar essa função.

Aqui no portal há o Curso Online Psicologia Organizacional e do Trabalho‍, mais voltado para profissionais que visam trabalhar no ramo de RH e recrutamento, e o Curso Online Psicologia Social - Fundamentos Essenciais‍, elaborado para pessoas que querem aprender a analisar o comportamento humano perante a sociedade.

curso de dinâmica de grupo

Dinâmicas em Processo de Seleção

O momento em que mais se requisita a dinâmica de grupo é durante o processo de seleção. Esse método se tornou muito famoso nos recrutamentos por proporcionar integração, facilitar a comunicação e a identificação de falhas e competências. Não podemos dizer que elaborar uma dinâmica é simples. Essa função exige muita responsabilidade, como qualquer outra que envolve pessoas, além de conhecimentos específicos e know-how. Quanto mais experiência e aprendizados são adquiridos em workshops, congressos e cursos online com certificado, mais expressivos são os ganhos após uma dinâmica, ou seja, você consegue escolher os melhores participantes e, consequentemente, ganha mais notoriedade dentro da empresa.

Para lhe ajudar nessa missão, selecionamos os passos mais seguidos na hora de montar uma dinâmica com o fim de recrutar talentos:

  • Definição de objetivo: essa é a primeira etapa a ser pensada. Afinal, quais são os perfis de profissionais que a empresa busca? Quais atitudes são esperadas com as atividades em grupo? Quais características não são aceitáveis para a vaga em questão? São inúmeras questões que devem ser formuladas e respondidas para que a dinâmica tenha coerência e alcance o objetivo principal.
  • Analisar o grupo: observe cada um particularmente, faça perguntas individuais e depois parta para as coletivas. É interessante desenvolver uma linha de pensamento para identificar as qualidades, os defeitos e as peculiaridades de comportamento. Lembre-se que realizar cursos EAD pode ajudar bastante a ter um olhar crítico e analisar conforme o solicitado pela empresa, como o Curso Online Avaliação Psicossocial – Fundamentos Essenciais‍.
  • Assumir postura: pode parecer óbvio esse tópico, no entanto, é sempre bom lembrar que manter a postura profissional do começo ao fim da atividade em grupo é essencial para conseguir melhores resultados. Não é tão difícil não se envolver com a história de algum participante, por exemplo, e deixá-lo falar mais do que os outros, ou até mesmo utilizar artifícios demais para descontrair e acabar perdendo o fio da meada. Portanto, a dica é agir com responsabilidade, clareza e ética.
  • Apresentar amplo repertório: ter muitas cartas na manga para apresentar ao grupo é algo essencial. Além da típica conversa inicial e apresentação dos candidatos, é preciso criar brincadeiras, jogos e atividades interessantes para ajudar na exibição das habilidades de cada um. O mais legal é que existe um repertório gigante para identificar características de liderança, proatividade, pontualidade, esforço, raciocínio, solidariedade, entre muitas outras.

Estudantes e profissionais da área de RH podem aprimorar conhecimentos sobre as etapas das dinâmicas em cursos online. Uma dica bacana além do curso online dinâmica de grupo, é o Curso Online Recrutamento e seleção de pessoal‍, que mostra os pontos primordiais para quem visa crescer nessa carreira. Vale a pena apostar.

Liderança no Contexto de Grupo

Outro tópico que é muito abordado em qualquer curso de recursos humanos bem estruturado, é o sobre a liderança no contexto de grupo. Como trabalhar o espírito de liderança nos funcionários de uma empresa? Como identificar aqueles que têm essas características pessoais? Com uma dinâmica de grupo é possível descobrir essas questões, que são muito importantes para empresas de qualquer porte. Saber liderar equipes é útil para empreendedores, para gestores ou supervisores - não importa o setor ou cargo, alguém tem que ser líder com excelência.

Geralmente, as dinâmicas de liderança são aplicadas em treinamentos e coachings, e não em processos seletivos. Esse é um recurso bem visado por chefes que desejam promover algum funcionário para um cargo de liderança, mas para isso, precisam descobrir quem possui maiores condições.

Preparar-se bem é a peça-chave para atingir cargos superiores, sabia? Para se dar bem no processo interno de sua empresa e conseguir a tão sonhada progressão de carreira, procure por cursos EAD de qualidade. Conheça mais em nosso artigo especial 10 cursos online de liderança para ser um profissional de sucesso‍.

Aspectos Éticos na Aplicação de Dinâmica de Grupo

Não podemos esquecer de falar sobre a ética na gestão de pessoas, sobretudo na dinâmica de grupo. Ao trabalhar as atividades colaborativas, devem ser vistas também as características morais e éticas dos participantes, sejam eles candidatos ou já funcionários de uma empresa. Os valores precisam ser expostos em determinadas brincadeiras, visando mostrar que a corporação prioriza esses fatores em seu dia a dia de trabalho e busca por profissionais que a representem da melhor forma possível. 

Da mesma maneira, o recrutador não deve atuar em uma dinâmica de grupo de modo que ofenda qualquer participante ou até que exclua um ou outro. Segundo o administrador Marcos Antônio Lene, algumas empresas demonstram certa fragilidade na hora de recrutar e selecionar profissionais, utilizando de artifícios pessoais para contratar candidatos. É o que chamamos popularmente de "Quem Indica".

"Muitas organizações ignoram totalmente os princípios éticos e os fatores utilizados como determinantes para o recrutamento e seleção passeiam entre os mais diversos tipos: amizade, parentesco, afinidades pessoais, relacionamentos afetivos, entre outros, que deixam os candidatos muitas vezes indignados e desestimulados a enfrentar esse cansativo e doloroso processo", diz Lene.

Esse assunto deve ser discutido por todos os profissionais de RH, Departamento Pessoal, Administração, entre outros, para que não ocorram injustiças ao selecionar candidatos. De tão importante, ele é retratado em cursos a distância sobre o tema, como em nosso Curso de Dinâmica de Grupo. Além desse, há outros cursos EAD que mostram como a ética é indispensável para melhorar o setor produtivo e o nível dos profissionais brasileiros, como o Curso Online Ética e Cidadania‍ e o Curso Online Fundamentos Relacionados à Ética‍.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Feedback e Dinâmica de Grupo

Para quem não sabe, há também uma modalidade de dinâmica de grupo para dar retornos aos participantes. É o famoso feedback, que pode ser tanto negativo quanto positivo, além daquele neutro, que é utilizado em caso de dúvidas e orientações. Utilizar esse tipo de recurso é uma excelente saída para estabelecer a comunicação interpessoal, tão importante para qualquer local que precisa ter o trabalho em equipe em pleno vapor. 

Quando uma pessoa conhece como está o seu desempenho, o que ela precisa melhorar e o que tem feito de melhor, as chances de manter ou elevar seu nível são muito maiores. Agir com sinceridade, clareza, educação e muita atenção são pré-requisitos para os facilitadores que aplicarem esse tipo de dinâmica. Por meio de atividades em grupo e exemplos práticos, os participantes descobrirão defeitos e qualidades de uma forma muito mais agradável.

Algo importante a ser dito é que o feedback não deve ser dado em forma de julgamento, mas em tom descritivo, com o intuito de exemplificar o que antes estava errado e o que deve ser feito para melhorar. É primordial que o profissional de gestão responsável fale os erros pontuais, e não generalizados, e sempre buscando a integração do grupo. Afinal, é antiético se aproveitar de um deslize de uma pessoa para deixá-la em evidência ou até mesmo receber punições. Uma dica de leitura básica sobre essa temática é nosso artigo Assédio Moral no Trabalho: Dicas e cursos online para sua orientação‍, dê uma olhada para complementar seus conhecimentos.

Viu só como o tema "dinâmica de grupo" rende inúmeras discussões? Todas elas podem ser conhecidas em cursos online com certificado para melhorar seu rendimento no trabalho e conseguir a vaga de emprego que você sempre quis. Se você está animado para se qualificar, saiba que aqui você consegue realizar não só o Curso de Dinâmica de Grupo, mas toda a diversidade de cursos online do portal investindo apenas R$69,90 (cursos do Pacote Master).

É isso mesmo, com esse investimento é possível se capacitar em quantos cursos a distância você quiser. O que está esperando para começar? Inscreva-se agora no Enfoque Capacitação e diferencie seu currículo aprendendo em um curso de recursos humanos ou de qualquer outra área que desejar. 

Esperamos que tenha gosta do artigo. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe no espaço para comentários abaixo. Até uma próxima!