O Brasil ainda tem milhares de pessoas que passam por problemas sérios quando se trata de direitos básicos à sobrevivência, como moradia, alimentação, saúde e saneamento básico. Seja nas pequenas ou grandes cidades, diversos indivíduos vivem situações lastimáveis que necessitam de atenção especial para que não saiam do controle e coloquem sua vida em risco.

O papel do governo, nesse caso, é garantir que todos tenham acesso a esses recursos essenciais, e isso é feito por meio de uma área específica conhecida como assistência social. O próprio nome já revela sua missão: colocar em prática uma série de ações que trazem mais dignidade e cidadania às pessoas que estão à mercê de adversidades graves. No país, esse campo é muito forte e necessário: há muita gente que ainda precisa de orientação e auxílio em variados aspectos, logo, a área de serviço social é crescente em todas as regiões, chamando atenção de diversos estudantes.

O interesse em realizar um curso de assistente social é grande, porém, ainda há quem tenha dúvidas sobre o verdadeiro papel desse profissional. A primeira coisa é se informar e qualificar na área, fazendo cursos online e absorvendo o máximo dos dados atualizados e pertinentes, como os presentes neste artigo. Preparamos um material completo que serve como um verdadeiro guia para os interessados, explanando todos os pontos da assistência social no Brasil.

Para ter ideia, o Enfoque Capacitação conta com uma série de cursos online em assistência social fundamentais para estudantes e atuantes na área, que servem para capacitação, atualização e aperfeiçoamento. São cursos EAD que fortalecem o currículo e tratam de muitos temas específicos. Se você quer saber mais sobre o que é assistência social, o campo de trabalho, os desafios e dicas de cursos online com certificado ideais para estudar, leia nosso texto e informe-se. Ao final, conte para gente o que achou, compartilhe e não deixe de se inscrever no portal para aprender mais.

Guia definitivo sobre a área de assistência social

Assistência social no Brasil

Segundo a Lei Orgânica de Assistência Social, conhecida como LOAS, a assistência social é responsável por práticas e políticas que atendam as necessidades básicas para a sobrevivência de um indivíduo. Seu objetivo principal é a "proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiências e a promoção de sua integração à vida comunitária; e a garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa idosa e ao portador de deficiência".

Sendo assim, seguindo uma série de passos, torna-se essencial à assistência social garantir que todas as pessoas sem condições de se sustentar possam gozar de direitos essenciais, que compreendem moradia, alimentação, saúde, entre outros. No Brasil, frente às inúmeras dificuldades sociais vistas em diversos lugares, quem cuida especificamente desse campo é o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, com base em uma série de leis e decretos – como a própria LOAS, vigente desde 1993.

Além disso, fazem parte também do campo do serviço social no Brasil tanto a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) quanto o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), criados para informatizar e efetivar de modo mais fácil todas as políticas ligadas à assistência social, tornando mais democráticas e menos burocráticas.

O SUAS, por exemplo, faz parte de um modelo prático que descentraliza e garante que as ações sejam aplicadas na realidade, seja por meio de processos, instâncias, orientação, acolhimento, visitas, entre outros parâmetros necessários e essenciais. Atualmente, é considerado um grande apoio para os profissionais da área no Brasil, já que descreve toda a área em si e suas peculiaridades.

É primordial para um assistente social compreender o SUAS passo a passo e estuda-lo sempre, com todas as informações atualizadas. Felizmente, você pode conferir uma abordagem completa desse sistema no Curso Online SUAS – Sistema Único de Assistência Social, um dos melhores cursos a distância do tema do Enfoque Capacitação. Desmitifique todos os conceitos e fique a par do que permeia esse processo tão importante no Brasil, estudando com um curso de assistência social excelente.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Os desafios da assistência social no Brasil

Voltando a destacar o serviço social no país, não dá para deixar de lado todos os desafios que um profissional desse campo enfrenta por aqui, justamente porque o Brasil ainda é assolado por uma enorme desigualdade. Não precisamos ir longe para ver milhares de pessoas em situação de rua, vivendo em moradias precárias, passando por episódios de violência e até passando fome.

Por isso, se faz fundamental o apoio a esse grupo para que seja orientado e consiga ter melhores condições de vida. Isso só é possível com um trabalho conjunto, feito por uma equipe integrada que inclui, além do assistente social, profissionais da área de direito, educação, saúde, entre outras. Somente assim é possível mudar realidades e dar fim a muitas adversidades.

No país, ainda se vê muita gente marginalizada, seja morando na rua, dependentes de drogas, crianças abandonadas ou que sofrem violência em casa de várias formas, pessoas com deficiência que não possuem nenhum auxílio, mulheres agredidas por seus parceiros, minorias que sofrem discriminação e vivem à mercê da própria sorte, famílias sem o mínimo de orientação em termos de saúde e educação, entre outras situações.

O acolhimento se dá de várias formas e com base em diferentes contextos. Cabe ao assistente social ter alguns valores essenciais para conseguir lidar com tanta pluralidade e questões bastante tensas, pois o que não faltam são desafios. O choque ao perceber a realidade é natural, por isso é necessário uma boa preparação sempre. Assim, tudo se tornará satisfatório e gratificante.

A leitura, os melhores métodos de abordagem, o estudo de um caso e todo o processo que envolve o serviço social deve ser plenamente dominado por aqueles que atuam e pretendem entrar nessa área. O aperfeiçoamento deve ser frequente, tendo como aliados ótimos materiais para isso: cursos online com certificado, livros, palestras, guias oficiais, entre outros.

No caso dos cursos online em assistência social, torna-se primordial contar com uma opção moderna e flexível para se manter sempre atualizado. Um aluno do Enfoque Capacitação, por exemplo, pode aprender com centenas de cursos EAD, entendendo perfeitamente sobre os mais variados assuntos de maneira simples e eficiente. Esse é o papel de muitos cursos online, onde é possível aprender com o serviço social a distância.

Assim, dá para fazer a diferença em vários contextos, promovendo tudo que é preciso para mudar muitas realidades por meio de um trabalho tão nobre. Embora pareça que os obstáculos são grandes demais, pode ter certeza que dá para fazer muita coisa sendo um assistente social no Brasil. A carreira é inspiradora e muda a visão de mundo, indo além do profissional e incrementando valores pessoais de solidariedade e desejo de fazer sempre o bem para as pessoas.

Campo de atuação de um assistente social

Se a área de serviço social tem destaque no país, o campo de atuação torna-se vasto, com muitos locais e funções diversas. Desde que se tenha um curso de assistente social e esteja pronto para se qualificar sempre, estudando com muitos cursos EAD da área, com certeza o profissional encontrará um cargo interessante e um espaço em que possa progredir.

O principal ambiente, presente em grande parte das cidades brasileiras, é o Centro de Referência de Assistência Social, conhecido como CRAS. Lá estão centralizados todos os processos referentes ao serviço social local. Na cidade de São Paulo, por exemplo, esse centro está presente em muitas regiões, lidando com determinada quantidade de bairros e pessoas.

Segundo o portal oficial, "o CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais, locais da política de assistência social. Dada a sua capilaridade nos territórios se caracteriza como principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS".

No CRAS, vários profissionais trabalham juntos visando a promoção da cidadania e da dignidade para vários grupos. Geralmente, o acesso para esse órgão se dá via concurso público, com diversas vagas para profissionais ligados a área de serviço social. Mas, além dessa possibilidade, há ainda muitos locais em que um profissional da área pode atuar, grande parte ligados à administração pública, como: abrigos de menores ou com pessoas em situação de rua, presídios, hospitais, centros de apoio em geral, na ressocialização de diversas pessoas (como dependentes químicos), entre outros.

Há também muitas organizações que tem como trabalho a reabilitação e o acolhimento de vários grupos vulneráveis, além de empresas que realizam atividades para fortalecer sua responsabilidade social. Por fim, você também pode fazer um curso em assistência social para ser um voluntario. Esse ramo é cada vez mais crescente tanto no Brasil quanto no mundo todo, sobretudo em regiões caóticas e de guerra.

Perceba que se especializar em serviço social garante muitas oportunidades em variados campos. Com empenho e vontade de aprender sempre, você se torna um ótimo profissional e pessoa, sabendo como lidar com os problemas do próximo e garantindo o básico para que ele tenha uma vida melhor. Vale muito a pena.

curso online assistência social

Como aprender mais sobre a área?

Fazer cursos online em assistência social ajuda tanto a se capacitar nessa área quanto aperfeiçoar em um ramo específico ou se manter atualizado nos mais diversos temas. Há sempre muito que aprender e diversos decretos e ações mudam rapidamente.

Sendo assim, ao investir nos cursos EAD do Enfoque Capacitação, você conta com todas essas vantagens e aproveita o melhor do serviço social a distância. Para saber mais e se animar, conheça alguns cursos online interessantes e essenciais.

Cursos online em assistência social

Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco

O Curso Online Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco aborda todas os passos necessários para o apoio aos menores que sofreram algum tipo de violência e/ou se encontram em situação de rua, para que possam ser reintegrados à sociedade, possam frequentar a escola, ter uma família e um ótimo futuro pela frente.

Desde que se haja rapidamente para suprir as necessidades básicas desse grupo, pode-se chegar a bons resultados, evitando que cresçam marginalizados e se enveredem a caminhos perigosos. Como um problema comum por aqui, é necessário que vários profissionais se voltem a essa pauta, por isso esse curso de assistente social é muito importante.

Direitos Humanos

Pensar em direitos humanos é essencial para qualquer assistente social, em meio a diversas discussões sobre o papel dessa área e como são suas ações de defesa às pessoas. Pode parecer complicado compreender, mas com o Curso Online Direitos Humanos, tudo fica mais claro. Esse é um dos cursos online com certificado mais necessários para os especialistas do ramo e todos aqueles que pretendem se capacitar no serviço social em si.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Violência Doméstica contra Mulher

A violência contra a mulher ainda é latente no país. Uma em cada três ainda sofre com abusos e uma série de adversidades, sobretudo dentro de casa. Esses dados lastimáveis precisam chegar ao fim urgentemente, por meio de campanhas e uma série de processos que vão desde a educação até o cumprimento das leis que punem os agressores.

Nesse caso, o assistente social tem papel primordial, tanto na parte burocrática quanto no acolhimento e direcionamento à vítima e sua família. No Curso Online Violência Doméstica contra Mulher, dá para entender passo a passo esse tema sério e saber como agir em vários casos.

Métodos e Técnicas para Elaboração de Projetos Sociais

Outro dos cursos a distância fundamentais sobre a área de assistência social é o Curso Online Métodos e Técnicas para Elaboração de Projetos Sociais. Um bom profissional deve pensar claramente em todas as etapas para a realização de projetos variados, que considerem a responsabilidade social e sejam úteis a muitas pessoas. Por meio de processos teóricos e práticos propostos nesse curso de assistência social, com certeza dá para se tornar um especialista engajado para trabalhar em muitos campos, sobretudo empresas e organizações em geral.

Esses são apenas alguns cursos online indispensáveis que valem para todos os profissionais e interessados na área de assistência social. No Enfoque Capacitação, você pode focar no serviço social a distância e aprender muito com essa modalidade, estudando em casa e no ambiente que achar mais confortável.

Além de contar com os melhores cursos online do mercado, o portal tem vantagens exclusivas, como a possibilidade de fazer quantos cursos a distância quiser por um ano inteiro, investindo apenas um valor único de R$ 69,90. Esse benefício já chamou atenção de mais de 160 mil alunos, que aprendem, se capacitam e se certificam com centenas de cursos online em assistência social de qualidade e um conteúdo preparado por uma equipe pedagógica específica e exclusiva.

Inscreva-se agora e comece a dar um plus em sua carreira. Conheça todos os benefícios do Enfoque Capacitação e aproveite o melhor dos cursos a distância. Se tiver dúvidas, deixe um comentário, e não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos. Boa sorte e até mais.