A educação formal da atualidade tem apresentado uma dificuldade comum em quase todo o mundo: está cada vez mais difícil de ensinar e perceber a total dedicação dos alunos. Professores buscam meios alternativos para chamar a atenção dos estudantes, já que a típica aula na qual eles ouvem e copiam conteúdos passados não tem gerado bons resultados. São muitos os responsáveis por isso, como a evolução das gerações e o crescimento desenfreado do uso de tecnologia. Entretanto, não dá para esquecer o papel fundamental que a escola exerce.

Nesse sentido, apoiar-se em um bom Curso Online Atividades Lúdicas‍ pode ser uma ótima escapatória das didáticas monótonas. O lúdico, se você não sabe, é um dos instrumentos mais utilizados e aclamados por pedagogos célebres para ensinar crianças de todas as idades. É uma prática que visa fazer da aprendizagem, um momento recreativo, prazeroso e muito eficiente. Aqui no Enfoque Capacitação há um curso online com conteúdo completo sobre o tema, além de muitos outros cursos online para sua capacitação, que tal apostar?

Se você se interessa em conhecer mais sobre atividades lúdicas para educação infantil, fundamental ou especial inclusiva, fique com a gente neste artigo. Nele, vamos abordar alguns tópicos importantes sobre a temática e como a qualificação de excelência em cursos online com certificado podem elevar seu currículo profissional a um patamar superior. Acompanhe e tire suas dúvidas.

O Lúdico para o Desenvolvimento Infantil

Antes de pensar na ludicidade como uma alternativa às didáticas convencionais, é importante refletir como a infância se desenvolve. Levar isso em consideração é essencial para definir as melhores brincadeiras e metodologias lúdicas para aplicar com as crianças, sem que você pule fases de desenvolvimento e apresente atividades que não sejam compatíveis com a idade delas.

Conheça as facetas do desenvolvimento infantil, abordadas em cursos a distância e que devem ser bem destrinchadas por professores, coordenadores pedagógicos, pedagogos, entre outros:

  1. Desenvolvimento Psicomotor: na primeira infância, dos zero aos cinco anos, as crianças aprendem a lidar com os movimentos de seu corpo e suas capacidades físicas. Isso acontece naturalmente, mas pode ser estimulado pelos educadores e auxiliares, além dos pais e familiares, claro. Elas começam a pegar objetos, a caminhar, se apoiar, sentar e levantar, e também passam a se expressar seus sentimentos e o querem por meio de desenhos, rabiscos e pinturas.
  2. Desenvolvimento Cognitivo: essa etapa, segundo a psicopedagoga Quezia Bombonato, tem seu início após uma parte da consciência motora ter se revelado. Nela, entra a memorização, o conhecimento de cores, números, letras, sonoridades, linguagens, entre muitas disciplinas que podem ser aplicadas na educação infantil de forma amena e gradativa.
  3. Desenvolvimento Social: além de habilidades e conhecimentos, há também a sociabilização, importantíssima para o crescimento saudável de qualquer criança. Ao interagir com os colegas, ela desenvolve o respeito pelo espaço do outro, o compartilhamento, a afetividade, e muitas características de sua personalidade. 

Dado esses conceitos interessantes sobre o progresso infantil, já é possível debater sobre métodos instigantes e divertidos que podem estar presentes em todo esse processo. A sala de aula pode se tornar um ambiente muito mais agregador quando são utilizadas brincadeiras e atividades lúdicas para alfabetizar, ensinar contas de matemática ou até mesmo as primeiras lições de ciências ou geografia, por exemplo.

Entre os vários teóricos que apoiam essa metodologia, está Lev Vygotsky, psicólogo russo que dizia que a criança só aprende melhor quando há interação com o meio, sendo que a brincadeira vigora como um importante instrumento social para ela. Brincando, para o estudioso, o pequeno vai ganhar recursos para construir sua própria personalidade, suas concepções sobre determinadas áreas, aptidões e gostos.

Uma das maiores vantagens da ludicidade para o ensino infantil e as séries seguintes é a educação sob uma ótica que favorece a expectativa da criança. A brincadeira faz parte do universo da infância e, de certa forma, utilizar essa mesma "língua" é uma das formas mais inteligentes para prender a atenção e explicar lições variadas para as crianças. Educadores que tem esse insight com certeza obterão melhores resultados no fim do ano letivo.

No entanto, para atender às demandas das crianças de hoje em dia, é preciso investir em qualificação. Quezia Bombonato lembra que “em países desenvolvidos, quanto mais nova é a criança, maior é a necessidade de uma preparação mais efetiva, já que se estará determinando a matriz dela. Então, a pedagoga (ou pedagogo) deve ter um bom preparo”.

Nesse sentido, a realização de um bom curso online atividades lúdicas pode preencher lacunas existentes em sua formação, ensinando técnicas e teorias essenciais para qualquer educador que queira se destacar no mercado de trabalho e, claro, ser reconhecido pelo ótimo trabalho desenvolvido em sala de aula. Além desse curso online, há outros que se encaixam perfeitamente nesse viés, como o Curso Online Psicomotricidade na Educação Infantil‍, que expõe os benefícios desse estímulo, estudos científicos e como você pode inseri-lo no dia a dia da escola onde trabalha.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Jogos e Brincadeiras Educativas

Para cada etapa do ensino e também para cada idade, há tipos de jogos e brincadeiras que visam incentivar a criança a aprender mais, evoluir nos estudos, melhorar a concentração, a sociabilização, entre outros pontos importantes. As atividades apresentadas devem ser éticas e agregadoras, ideais para trazer resultados para o coletivo e o individual. 

Podemos mostrar brincadeiras que nossos avós e pais brincavam, como corre-cotia, passa-anel, telefone sem fio, entre muitas outras, e também inventar novas formas de brincar utilizando brinquedos, sucatas ou até mesmo somente a imaginação. Selecionamos algumas áreas que podem ser inseridas no dia a dia de qualquer criança ou adolescente para que as aulas fiquem mais divertidas e leves:

  • Artes visuais: educadores já incluem artes visuais como atividades lúdicas para educação infantil, mas além de mostrar o conceito artístico, as formas, cores e ferramentas de artes, essa matéria pode ser importante também para ensinar. Ela pode ser inserida na aula de biologia, utilizando materiais como argila, por exemplo; de história, para mostrar a importante da arte em várias épocas; além de anatomia, educação física, geografia, e muitos outros ramos do conhecimento. O Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil‍ pode ser uma boa ideia para fortalecer ainda mais a sua formação.
  • Música: outro elemento essencial para promover mais ludicidade nas aulas é a música. Há muitos professores que a utilizam para promover a interação entre colegas, incentivar reflexões sobre as letras e melodia, ensinar a língua portuguesa, inglesa ou qualquer outra, conhecer a história e a cultura, ganhar ritmo, melhorar a coordenação motora. Nossa, são muitas aptidões trabalhadas, sem contar o desenvolvimento cognitivo de crianças de todas as idades. Por aqui também há cursos online com certificado relacionados à música nesse contexto, como o Curso Online Música na Educação Infantil‍.
  • Jogos coletivos: jogos e esportes coletivos também entram na roda de atividades lúdicas para alfabetizar e para ensinar muitos outros conceitos e habilidades. Esse tipo de brincadeira é importante para promover a inclusão, a interação, o respeito às diferenças, aprender a ganhar e perder, a esperar a vez do outro, e muitos conceitos interessantes. O professor pode inovar e ensinar jogos que misturam disciplinas como matemática, ciências ou até português, e que podem ser aplicados para todas as idades.
  • Contação de histórias: essa é uma das atividades lúdicas para educação infantil mais aplicadas por seu poder de construção do conhecimento. Ao ler para uma criança, você ativa potencialidades cognitivas e mostra que ela também pode aprender um dia. A contação de histórias expande o vocabulário, o nível cultural, a capacidade de imaginação, de reconstrução de histórias, enfim, muitas características importantes nessa fase da infância. 

Além dessas, há muitas outras atividades lúdicas para alfabetizar, entreter, sociabilizar, ensinar valores, disciplinas, entre outros. Professores, pedagogos e orientadores que queiram deixar suas aulas ainda mais atraentes devem procurar meios de se inteirar quanto essas práticas e a história desse conceito.

Educadores famosos como Maria Montessori e Jean Piaget são ótimas referências quando o assunto é ensinar no tempo certo, com atividades prazerosas e não com imposição, como é feito hoje em dia na maioria das escolas. Para obter conhecimentos sobre pensadores e concepções, há o nosso curso de atividades lúdicas e muitos outros da área, como o Curso Online Atividades com Crianças‍, ótimo para aprender a ser mais criativo e lecionar com qualidade.

curso online atividades lúdicas

Adolescência e Brinquedo

O ato de brincar está muito mais presente na infância, até mais ou menos os 12 anos de idade. Depois, é natural que surjam outros interesses e prioridades. Contudo, não só as crianças devem se aproveitar de brincadeiras, brinquedos e jogos para melhorar a qualidade de vida, de estudos ou de interação social, não. Na adolescência sofremos muito com a transição da infância para a vida adulta. Começam a surgir responsabilidades novas, dúvidas sobre o futuro, mudanças no corpo, cobranças, etc., e momentos de relaxar ou de sociabilizar de maneira lúdica e saudável ficam para trás.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, "a adolescência compreende a faixa etária entre 10 e 19 anos, podendo ser caracterizada pela estruturação da personalidade, assim como alterações fisiológicas, sociais, vocacionais e ideológicas, influenciadas pelo contexto familiar e social". Por conta dessas caracterizações, é essencial que a escola, professores, comunidade e pais estejam engajados em compreender todas problemáticas, causas e consequências de determinadas ações.

A ludicidade pode ser uma ferramenta importante para abrir diálogos necessários dentro da sala de aula e que são muito presentes na vida dos adolescentes. Pode ser difícil imaginar em um primeiro momento, mas as brincadeiras coletivas podem influir bastante em temas polêmicos e graves que atingem a sociedade, como a gravidez na adolescência, o aborto, o uso de drogas, mercado de trabalho, faculdade, entre outros. 

A ideia é escolher dinâmicas de grupo que incluam todos os alunos, portanto, que envolva capacidades comuns a todos. As dinâmicas podem ser aplicadas por professores, coordenadores ou pedagogos responsáveis por orientar os alunos e devem ser elaboradas com a finalidade de transmitir uma mensagem, um alerta, ensinar e ainda assim, descontrair. Desta forma, eles entenderão assuntos sérios e poderão trocar ideias e dúvidas com colegas e professores naquele momento.

Escolas que veem os números de evasão escolar crescendo vão se beneficiar bastante ao incorporar esse tipo de ação, pois com aulas mais inovadoras, leves e atrativas, os alunos verão que o momento de aprender também pode ser algo bacana. Além disso, os adolescentes passam a se sentir mais bem-acolhidos pela instituição e colegas, algo que fortalece a ida deles às aulas.

O lúdico e a violência

A violência também deve ser debatida dentro da escola, mas como fazer isso com crianças e adolescentes? As atividades lúdicas também podem ajudar bastante nessa missão, pois são um diferencial e tanto na hora de abordar temas totalmente necessários, que podem fazer parte da vida de uma criança ou outra e que precisam ser combatidos. A escola, nesse caso, vai auxiliar uma conversa que precisa ser reforçada dentro de casa e pela sociedade como um todo.

Conheça os principais temas que podem ser temas centrais de brincadeiras:

  • Bullying: os casos de violência psicológica e física dentro do ambiente escolar são alarmantes. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying nas escolas. Por conta disso, educadores devem se manifestar para unir os alunos e mostrar como a convivência pode ser saudável. As brincadeiras mostram que todos temos algumas diferenças, mas que estas precisam ser respeitadas. Um dos cursos online mais procurados em nosso portal tem a ver com essa temática: o Curso Online Bullying nas Escolas‍, vale a pena investir.
  • Abuso e exploração sexual: estes são crimes que são muito cometidos contra menores de idade, e além de grupos especializados de debate e combate, é preciso criar estratégias para conversar diretamente com os possíveis alvos. Em um bom curso de atividades lúdicas professores e assistentes sociais podem conhecer brincadeiras que englobam também temas complexos como esse e aplicá-las.
  • Violência doméstica: muitas crianças sofrem violência dentro de casa ou presenciam cenas fortes que envolvam algum parente. De alguma forma, a escola ou grupos de assistência social podem trabalhar para encorajar essas crianças a contarem o que vivenciam ou até mesmo evitar que isso aconteça dentro de seus lares.

Este é um dos tópicos presentes em nosso curso online atividades lúdicas. Ele mostrará a você um panorama completo acerca do tema "violência" relacionado com o dia a dia de crianças e jovens, mostrando como os momentos divertidos podem transformar a vida delas.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso online Atividades Lúdicas para enriquecer sua formação

Que tal implementar a ludicidade dentro de seu ambiente de trabalho, seja uma escola, uma assistência social, um grupo específico? A boa notícia é que hoje, você pode complementar sua formação de uma maneira prática, gastando pouco e aprendendo muito por meio dos cursos a distância livres, que são voltados para a capacitação, atualização e aperfeiçoamento de estudantes, profissionais e demais interessados em aprender mais. 

Aqui no Enfoque Capacitação há diversos cursos online específicos da área de educação, incluindo o curso de atividades lúdicas. Ao realizá-lo, você conhece materiais diferenciados - que não constam em conteúdos programáticos de faculdades ou cursos técnicos - sobre conceitos de ludicidade e como aplicá-los nas variadas etapas do ensino.

Entre as vantagens de se aprender em um curso online de nosso portal estão a praticidade, pois você pode fazê-lo de onde estiver, basta ter acesso à internet, e no horário que mais se encaixar na sua rotina; a eficiência, por que aqui o aluno tem um ambiente virtual elaborado especialmente para ele aprender; a segurança na certificação, já que os cursos online com certificado são válidos em concursos públicos (a depender do edital), universidades e empresas.

Além disso, há a economia, claro, pois diferente de outros portais, que cobram valores absurdos, aqui você só investe R$69,90 e pode realizar todos os cursos a distância que desejar, sem mensalidades. Faça já sua inscrição e comece a modificar seu futuro profissional. Ainda possui opção de certificação em todos os cursos.

Gostou do artigo? Comente abaixo as suas impressões e, caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar. Esperamos você por aqui mais vezes, até mais!