Multidisciplinar e cheia de desafios, a área de web design é uma das mais requisitadas atualmente. Há muitas pessoas interessadas em seguir carreira nesse ramo, que abre espaço para atuação em diversos campos, afinal, as aplicações voltadas à internet são primordiais para inúmeras áreas.

Quem é iniciante e precisa desvendar o que é web design e suas ferramentas pode começar se capacitando com um curso de web design online. Há muitas opções que apresentam um conteúdo excelente para começar seus estudos nessa função, como os cursos online renomados do Enfoque Capacitação.

Realizado por centenas de alunos, o Curso Online Web Design para iniciantes revela dicas de web design e informações relevantes para quem deseja se profissionalizar. Além disso, o portal conta com variados cursos a distância complementares dos programas mais utilizados nessa área, como o HTML, CSS e o Java, preponderantes em muitos cursos de web design.

Esse ramo te chama a atenção? Saiba mais sobre o que é web design, suas aplicações e novas tecnologias. Com certeza você ficará animado a aprender com um bom curso online relativo. Anote as dicas e amplie seus conhecimentos.

O que é web design?

A área de web design é uma ramificação do design gráfico, que inclui outras linhas, como o design de produto, design de moda e a produção de peças visuais no geral. Criar, desenvolver e manter toda a estrutura de um site e das diversas aplicações para web são funções principais de um profissional especializado nesse ofício, com o objetivo básico de montar uma interface responsiva e integrada, unindo e equilibrando recursos para tornar a experiência do usuário mais dinâmica e eficiente.

Com tantos sistemas, ferramentas e série de softwares gráficos, criar uma página está longe de ser uma tarefa simples. Além do conhecimento na manipulação de todas essas aplicações, é primordial conhecer linguagem de programação, analisar o estilo/pauta do site, as necessidades do cliente e alternativas de navegação para os internautas.

Por isso, não basta apenas ser craque no uso de programas de internet e informática, é bom ter noção de usabilidade, acessibilidade, layout de páginas, estratégias de navegação na web, conhecimento em banners e técnicas de otimização dos mais variados sites. Por ser uma área tão abrangente e que abre caminho para múltiplas funções, é fundamental ao web designer buscar aperfeiçoamento constante – com um curso de web design online e demais cursos online que agregam conhecimento à formação.

O campo de trabalho é vasto e muitos profissionais atuam como freelancer, tanto no desenvolvimento quanto na manutenção de sites, blogs, lojas virtuais e plataformas de empresas, organizações e pessoas. Iniciar a carreira na função demanda muita força de vontade, dedicação e disciplina, além da capacitação com inúmeros cursos de web design para conhecer as principais aplicações, das quais podemos destacar:

HTML e CSS

Quem é iniciante e procura boas dicas de web design deve começar com as noções de HTML e CSS. O HTML é uma linguagem baseada em marcações conhecidas como tags, que indicam ao navegador quando começa ou termina cada comando – título, botão, imagem, formulário, etc. Aplicado à web design, é essencial para testes por meio de códigos, realizados seja pelo designer ou por programadores auxiliares.

Já o CSS é voltado à edição, como uma folha de estilos em camadas que define a posição dos elementos exibidos em uma página. Complementar ao HTML, flexibiliza os códigos, permite a criação de diferentes estilos e proporciona maior controle na estrutura do conteúdo. Atualmente, todos os cabeçalhos e menus em cascata disponíveis nas páginas web são feitas em CSS.

Dica: Além do Curso Online Web Design para iniciantes, vale a pena conhecer o Curso Online HTML - Hypertext Markup Language - Básico‍ também. 

 

Cursos relacionados que podem te interessar:

Javascript e PHP

Outras linguagens usuais e destacadas em cursos de web design são o Javascript e o PHP. Primeiramente, é bom saber que Javascript não é a mesma coisa que Java, trata-se de uma plataforma independente que é embutida em códigos de texto HTML para execução apenas em navegadores, ou seja, em aplicações voltadas exclusivamente à internet.

Já o PHP é voltado às tarefas de servidores e ao suporte para uma variedade de banco de dados, além de facilitar a manipulação de scripts voltados ao programador por meio de uma integração dentro dos códigos HTML. Tanto quem lida com lógica de programação quanto responsáveis por tarefas de web design podem recorrer ao PHP para padronizar e processar texto, realizar o intercâmbio e a comunicação de dados complexos ou escrever aplicações desktop.

Por essas e por outras funcionalidades – destacadas em um curso online relativo, como o Curso Online Programação PHP‍ – o PHP é dito como uma ótima linguagem para iniciantes e experientes, fundamental para auxiliar em trabalhos variados de programação essencial à web e uma série de programas.

Quem busca dicas de web design mais avançadas também pode se aperfeiçoar com cursos a distância. O Curso Online Web Design Avançado‍ é uma alternativa perfeita para os profissionais já atuantes nesse ramo. 

curso de web design online

Dreamweaver e aplicações Adobe

É interessante destacar também as aplicações da Adobe para a rotina de trabalho do web design. Elas deixam o trabalho mais dinâmico e ajudam em muitas tarefas, como edição de imagens, criação de animações, manipulação de códigos, etc. Além do Photoshop, do Fireworks e do Corel Draw, as três principais plataformas que merecem relevância são:

  • Adobe Dreamweaver: o Dreamweaver é perfeito para quem gosta de programação e design, pois permite a inserção, edição e criação de elementos visuais e sua otimização direta por meio de códigos robustos e completos. Entre as melhores dicas de web design, esse é um dos principais programas destacados pelos especialistas.
     
  • Adobe Muse: o Muse é perfeito para iniciantes. Seu foco está na criação de sites de modo visual, sem precisar lidar com nenhum tipo de código. Dá para "desenhar" a estrutura completa de muitas páginas e deixa-las do seu jeito. A questão, porém, é que não há suporte para segurança, banco de dados e recursos avançados que são possíveis apenas com a utilização das linguagens de programação - mesmo assim, facilitará bastante seu trabalho.
     
  • Adobe Edge Animate: o Edge é aplicado à animação de um site, de publicidades a menus interativos de todos os tipos. A vantagem é apresentar o código de maneira limpa, seja HTML, CSS ou Javascript, sendo um software totalmente visual, intuitivo e fácil de manipular, ótimo para usar em associação com os anteriores.

Fique ligado: também vale a pena se familiarizar em recursos como Flash, ASP, CGI, SQL e saber qual é a versão ideal de cada aplicação a usar. Aproveite os cursos online com certificado do Enfoque Capacitação para se atualizar nessa parte também.

Novas tecnologias de web design

Por ser uma função voltada especificamente à internet e seus recursos, cada vez mais surgem novas tecnologias de web design que facilitam o trabalho na criação e progresso dos sites. A própria Google já lançou alguns recursos interessantes, como o Material Design, que têm foco na experiência do usuário e hierarquia de importância em uma página – destacando os elementos/temas que são mais acessados e chamativos ao internauta.

Outras tendências bacanas que o web designer deve se atentar para ficar a um passo à frente são:

  • Realidade virtual (VR) ou realidade aumentada (AR); 
  • Desenvolvimento de páginas responsivas voltadas aos dispositivos móveis; 
  • Comunicação e usabilidade por meio de vídeos e imagens (tecnologia conhecida como cinemagraphs); 
  • Automação na criação de tarefas que se completam/atualizam de forma "não manual" – há cada vez mais estudos focados nesse padrão, válido para todas as tarefas referentes à TI.

Dá para perceber o quanto é importante ao web designer se aperfeiçoar e ficar a par de todas as novidades? A área de tecnologia e informática muda massivamente, por isso não dá para ficar parado. Atualize-se recorrentemente com um curso de web design online e com cursos online com certificado que agregam muito conhecimento a sua formação profissional.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso de web design online: um ótimo manual para iniciantes

Há muito a desvendar sobre o que é web design e todos seus parâmetros. Se essa área te chama atenção, dedique-se aos estudos com cursos online com certificado: eles te deixarão atualizado e darão um plus na matéria da graduação, para você se destacar frente aos concorrentes e conquistar ótimas vagas no mercado no trabalho.

Invista no Curso Online Web Design para iniciantes e em outro curso online de tecnologia. São centenas de opções que podem ficar a sua disposição por um ano inteiro caso você se inscreva no Enfoque Capacitação. Mediante uma taxa única de R$69,90, você acessa integralmente todos os cursos online do Pacote Master quando e onde quiser, com total autonomia, segurança e qualidade.

Faça a melhor escolha para sua carreira e matricule-se já. Com certeza você vai gostar muito e se surpreenderá ao conhecer diversos cursos a distância incríveis. Se tiver alguma questão, deixe um recado pra gente. Boa sorte e até a próxima.