Como as pessoas te veem profissionalmente? É muito importante você saber essa resposta para buscar um aprimoramento de sua imagem perante o mercado de trabalho. Hoje em dia, criar estratégias de marketing pessoal é uma das atitudes essenciais para construir uma carreira consolidada. Por isso é importante se manter atualizado sobre essa prática, tanto para se estabelecer em uma área já conquistada, quanto para almejar novas possibilidades, podendo obter conhecimentos em congressos, treinamentos, workshops, cursos online, entre muitos outros.

Mas, como exatamente se tornar o tipo de pessoa que todas as empresas procuram? Existe uma fórmula mágica? Bom, aqui no Enfoque Capacitação você pode aprender como fazer isso no Curso Online Marketing Pessoal. Ele oferece um conteúdo versátil e completo a respeito do tema e pode te ajudar a ser um profissional mais confiante e especializado. É isso o que você deseja? Então não deixe para depois, prime pelo sucesso de sua carreira realizando cursos de qualidade como este.

Agora que tal conferir um artigo repleto de dicas, opiniões de especialistas e diversas capacitações interessantes? Acompanhe.

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O que é marketing pessoal?

Para entender melhor esse conceito, é preciso conhecer o que é marketing. Essa prática consiste, basicamente, em um conjunto de planejamentos estratégicos, pesquisas de mercado, conhecer o que os clientes procuram e entender as necessidades deles e o que eles procuram, o que os satisfaz e o que os deixa insatisfeitos, a fim de adequar uma marca ao mercado e realizar maiores vendas. Além que, com um bom marketing de relacionamento, é possível melhor a conexão entre cliente e empresa. Um bom marketing promove mudanças positivas na imagem de qualquer empresa e também pode ser aplicado na vida de profissionais, o que é chamado de marketing pessoal.

Esse tipo de marketing é um conjunto de estratégias elaborado para aprimorar a sua imagem com a finalidade de chamar a atenção de empresas, clientes e até mesmo concorrentes. Após trabalhar suas atitudes e a forma como desenvolve e divulga seu trabalho, você trilhará um caminho mais seguro rumo ao sucesso profissional e à estabilidade em um determinado setor.

Vivemos em um momento em que o posicionamento de uma marca perante o mercado e o público é cada vez mais valorizado. Desta forma, é preciso inventar novas formas de ser reconhecido pelas pessoas e corporações sem cair no marasmo de ideias. Além de ser visto e lembrado por todos, é importante que essas lembranças valorizem aquilo que você tem de melhor. Pense consigo mesmo: você está exaltando todo o seu potencial e se qualificando ainda mais para que os outros te enxerguem como um profissional de excelência? 

Quem deseja ser respeitado não pode deixar para pensar nisso depois; o momento é agora. A crise econômica do Brasil tem batido à porta e esse é um dos sinais para que eu, você e todo mundo tome precauções quanto ao futuro profissional. Há muitas formas de aprender mais sobre o que é marketing pessoal e seus inúmeros conceitos e táticas infalíveis, como por exemplo em cursos a distância, que proporcionam aulas modernas e aprofundadas sobre o tema, visando alcançar os objetivos que cada participante tem.

Os dois principais erros na hora fazer marketing pessoal

É essencial conhecer quais são os erros mais comuns na hora de construir a sua imagem, afinal, você não quer que nada dê errado em sua carreira, não é mesmo? Pegue papel e caneta e anote dois fatos que são muito observados pelas pessoas, mas que não devem ser levados a diante, pois pode significar uma péssima estratégia de jogo. Confira e fuja dessas ciladas:

1 - Ser arrogante

Muitas pessoas têm costume de achar que um profissional que faz sucesso com seus pré-requisitos são super convencidos e arrogantes. Isso pode muito bem acontecer, mas não tem uma ligação direta com o marketing pessoal. 

Segundo a coach Marie-Josette Brauer, do Innovation Coaching Center, o brasileiro tende a ver com maus olhos quem valoriza as suas próprias competências e aí, "para fugir do rótulo de convencido, é comum que o profissional assuma uma postura excessivamente humilde, como se o sucesso fosse algo feio". Para ela, é preciso saber dosar essa personalidade para não ser prepotente e muito menos falso. O exibicionismo acaba por afastar as pessoas ao invés de agregá-las, que é um dos principais intuitos dessa prática.

Quem é arrogante tende a não enxergar que isso o está prejudicando e acaba por falhar bastante na hora de criar sua reputação profissional. Uma boa dica é saber que está precisando se atualizar para não fazer feio. Cursos online com certificado podem ajudar bastante nisso, pois além de ensinarem conteúdos amplos e consistentes, conferem o documento para comprovar tudo o que foi aprendido pelo aluno. Bacana, não é mesmo? A nossa dica é que você prime cursos de excelência para ter motivos reais para ser reconhecido pelo mercado.

2 - Falar em vez de fazer

A máxima popular "falar é fácil" cabe perfeitamente nessa situação, até por que, se você é ótimo no que faz e tem inúmeras qualidades, por que não mostra em vez de falar? O excesso de zêlo pelos próprios talentos pode causar desconfiança. É importante divulgar o que se sabe, claro, mas sem esquecer que é preciso mostrar bons resultados daquilo que se conhece.

Há casos de pessoas nas redes sociais, por exemplo, que divulgam suas qualidades e exibem currículos recheados de competências, no entanto, em uma entrevista ou até mesmo em seu emprego não conseguem colocar em prática tudo o que diz por lá. Vale saber que isso não é marketing pessoal, é uma atitude nada autêntica e que pode colocar em risco a vida profissional. 

Na hora de elaborar suas estratégias de marketing, é válido expor somente as aptidões que você tem certeza que vai conseguir exercer com qualidade. Mesmo que sejam poucas, o que importa é que você seja habilidoso e possa contribuir para o crescimento de um setor ou da empresa como um todo. Não esqueça que um bom profissional está sempre buscando novos conhecimentos, não param de estudar e aprender. Por isso reforçamos o quão essencial é procurar um bom curso de marketing pessoal para se especializar ainda mais. 

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Dicas para se dar bem com seu marketing pessoal

Para construir a sua reputação de forma equilibrada e elegante, é recomendado refletir, primeiramente, sobre seus pontos fortes e fracos. Pensar nisso será primordial para definir qual é o "peixe" que você pode vender nas próximas entrevistas de emprego ou naquela reunião com seu chefe, quando for requisitar uma promoção, por exemplo.

Saber exatamente o que é marketing pode ajudar você a se destacar.  Aliás, uma das melhores formas de se conseguir a atenção dos altos executivos e das corporações é mostrando evidências daquilo que você é capaz de fazer, sobretudo as competências que podem sanar problemas e gerar saldos positivos de alguma forma. A boa notícia é que o nosso curso online Marketing Pessoal mostra exatamente como fazer um plano completo para que você seja reconhecido de forma efetiva.

Confira abaixo cinco ideias com potencial para lhe ajudar a fazer um marketing pessoal excelente e a alcançar seus objetivos. Depois, aproveite para se aprofundar ainda mais em cursos EaD, que vão te deixar craque nesse tipo de estratégia:

1 - Preze pela sua imagem

O sucesso profissional começa quando você muda hábitos e começa a prezar por sua imagem profissional. Uma pessoa que cuida da própria aparência e procura estar sempre bem arrumado passa muito mais confiança para entrevistadores, chefes, colegas de trabalho, clientes, entre outros. É o que chamam de etiqueta empresarial. Esse é um tópico muito importante e que pode ser estudado com cursos a distância também.

Vale saber que isso não tem nada a ver com beleza ou com roupas caras e sofisticadas, mas sim com o cuidado básico com a aparência (cabelo arrumado, unhas limpas, etc) e com a forma de se vestir. O visual conta muitos pontos, pois muitas vezes você precisa deixar uma boa primeira impressão para ganhar credibilidade.

2 - Mostre que sabe liderar

Ter espírito de liderança é fundamental para quem quer ser bem visto pelo mercado. Hoje em dia é uma das características mais admiradas em quase todos os setores e por muitos gestores de empresas. Mas engana-se quem pensa que essa capacidade está relacionada exclusivamente a "dar ordens". Ser um líder é conseguir inspirar as pessoas com quem trabalha, além de motivá-las e agregá-las de forma que trabalhem melhor, seja cada um em sua função ou em equipe, trazendo os resultados esperados. 

Se você é um profissional com jeito para liderar vai acabar se tornando uma referência para colegas e clientes, garantindo uma posição superior mesmo que seu cargo não seja de gerência. Você será requisitado por saber conversar, manter uma postura profissional e ainda ser positivo, fatores fundamentais para reforçar seu marketing pessoal. Aqui você também encontra cursos online para se tornar um líder melhor, aproveite essa chance.

3 - Poder de gerenciar crises

Toda empresa pode vir a enfrentar problemas. Pode ser uma crise interna, conflitos entre funcionários, problemas específicos com clientes, concorrência desleal, etc. E para fazer valer o seu marketing pessoal bem trabalhado, você deve participar desse gerenciamento de crise de alguma maneira.

Percebeu que há algo de errado acontecendo? Junte a equipe e proponha soluções, sempre ouvindo opiniões e as respeitando, mas com o objetivo de resolver o problema em questão - termine o que você começa. Essa é outra dica que fará com que você seja lembrado de modo positivo e requisitado mais vezes para trabalhos desafiadores. E é isso o que bons profissionais buscam, certo?

Um curso de marketing pessoal pode ser de grande valia para levantar novas perspectivas sobre como se relacionar para obter sucesso. Aqui no Enfoque Capacitação há muitos cursos EaD para você se especializar sobre esse quesito, incluindo o de inteligência estratégica, que traz conceitos de como promover o desenvolvimento das organizações, auxiliando nas diferentes atividades profissionais delas, o que acha da ideia? Prime pela eficiência de seu trabalho, escolha os cursos certos para que você possa fazer a diferença.

4 - Trace uma meta

Depois que você descobre o que é marketing pessoal deve traçar uma meta para não se perder no meio do caminho. Por que é mesmo que você está trabalhando a sua imagem? Onde você quer estar daqui cinco anos? Qual é o cargo que almeja? Todas essas questões devem ser colocadas na ponta do lápis, pois de nada adianta se aprimorar, fazer curso de marketing pessoal, etc, se não souber ao certo quais são seus objetivos.

Está em dúvida de como começar? Bom, antes de qualquer coisa você precisa se auto conhecer, analisar o que quer para sua carreira de acordo com seus conhecimentos, suas habilidades e experiências. Por exemplo, você quer trabalhar na área de estética? Busque se aperfeiçoar cada vez mais, realizando workshops, treinamentos e cursos online com certificado para obter reconhecimento no mercado. Assim, você terá subsídios para montar suas táticas de marketing, seguindo a linearidade do setor de estética e beleza. Essa é uma das etapas mais difíceis e por isso vale a pena buscar cursos a distância e outras formas de conhecimento para completá-la com sucesso.

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5 - Promova sua visibilidade

Você aprimorou seu estilo, sabe liderar e gerenciar crises e traçou objetivos. No entanto, nada disso valerá de nada se as pessoas não ficarem sabendo. Faça a divulgação de seus serviços com responsabilidade e esteja sempre presente, oferecendo sua proatividade e boa influência.

Tente ser um profissional aplicado: não falte a reuniões, contribua com suas opiniões, compareça a eventos de seu setor, faça networking com profissionais de sua empresa ou de fora dela e publique suas conquistas com consciência. Em cursos online você vai ter a chance de aprender sobre o que é marketing e como fazê-lo valer a pena, por que não experimentar?

Marketing pessoal nas redes sociais

Pensou que esqueceríamos de falar sobre um dos principais canais de marketing pessoal na atualidade? Impossível. As redes sociais exercem um grande poder sobre o mercado hoje em dia, sendo muito eficientes para divulgar serviços e produtos, compartilhar ideias e arrecadar parte do reconhecimento profissional. Além disso, é por meio delas que você pode mostrar conhecimentos que adquirir em simpósios, cursos EaD, entre outros tipos de aulas. Mas para você receber resultados interessantes com o marketing pessoal nesses sites é preciso tomar certas precauções, caso contrário, a experiência não será tão eficaz. Selecionamos algumas dicas para você se dar bem nesse âmbito também:

1 -  Defina a melhor mídia para você

Você sabe que há inúmeros sites de relacionamentos, cada um com um objetivo. No entanto, os principais deles: Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn podem ser utilizados para promover o seu marketing pessoal, basta descobrir qual é o que mais se encaixa em seu perfil e que pode lhe render bons frutos.

O LinkedIn, por exemplo, é uma excelente ferramenta na hora de construir um perfil corporativo, mas pode ser que ele não traga os mesmos resultados para todo mundo. Podemos citar o caso de um tatuador profissional. Ele terá mais retorno se utilizar uma rede social que tenha como objetivo o compartilhamento de imagens, como o Instagram, para divulgar suas habilidades, as melhores tatuagens, seu estilo de desenho, e ainda receber o reconhecimento de seus clientes. Escolhendo a melhor mídia para o seu caso vai ajudar a promover o seu trabalho de modo mais assertivo.

2 - Seja seletivo

Melhor ter poucos amigos de qualidade do que muitos que não agregam em nada. Você já deve ter ouvido isso, não é mesmo? Quando o intuito é ser um mestre do marketing pessoal, uma das coisas a fazer é selecionar com quem você vai querer estabelecer contatos profissionais. Sair adicionando qualquer pessoa ou aceitando convites enviados até mesmo de quem você não conhece pode representar uma cilada. Prefira nivelar sua rede de relacionamentos, priorizando aqueles que possam trocar experiências, conhecimentos, valores, ideias, e muitas outras coisas.

3 - Prepare bons conteúdos

Ser reconhecido nas redes sociais também vai depender de sua movimentação nelas, ou seja, da sua capacidade de informar e influenciar outros profissionais que te seguem virtualmente. Há várias ideias para chamar a atenção de seu público com conteúdos interessantes e inovadores. Você pode criar um blog ou um canal no Youtube, por exemplo. Só não se esqueça: tente manter o conteúdo publicado alinhadíssimo ao seu objetivo profissional.

É essencial também manter uma periodicidade em suas postagens para continuar arrecadando visualização e evitar que seu perfil caia no esquecimento.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

4 - Cuidado com assuntos polêmicos

Um profissional com um marketing pessoal consolidado deve ser autêntico, como já falamos por aqui. Contudo, é preciso ter cautela com as informações e opiniões divulgadas nas mídias sociais, principalmente com aquelas que caracterizam você como um fanático em qualquer âmbito: esportes, política, religião, entre outros.

As empresas estão atentas ao que você publica em seu canal na web e isso pode ser um fator relevante para uma estagnação no emprego, uma não-contratação e até mesmo uma demissão, dependendo do caso. 

Alcance o sucesso aprendendo mais sobre marketing pessoal

Você percebeu que esse assunto é bem amplo, né? E ele também é super necessário para qualquer pessoa que busca um status profissional excepcional, se diferenciando de outros "competidores" do mesmo mercado. Afinal, os tempos não estão fáceis e toda qualificação é válida para deixar o currículo ainda mais atraente. Por isso que a nossa dica é que você busque referências sérias e seguras para aprender mais sobre o que é marketing pessoal e como utilizá-lo em seu benefício.

Aqui no Enfoque Capacitação você encontra o Curso Online Marketing Pessoal, que aborda de forma clara os diferentes aspectos e as estratégias para cada tipo de profissional. Há ainda diversos cursos online com certificado para você se qualificar e se atualizar sobre muitas áreas, garantindo conhecimento e o documento que comprova o que foi estudado. Faça sua inscrição e dê um salto gigante em sua carreira.

O que achou deste artigo? Conte para a gente suas impressões sobre o tema. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um recado abaixo, que responderemos em breve. Boa sorte e até uma próxima!