Home / Blog / Dicas / Inovação e dicas para aprimorar seu planejamento estratégico
  • 17/11/2020

Inovação e dicas para aprimorar seu planejamento estratégico


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
curso planejamento estratégico

Planejamento estratégico é uma tendência moderna? Bom, o surgimento desse conceito foi nos anos 60, nos Estados Unidos, e desde então vem se aprimorando para se adequar à realidade atual. A questão é que, em meio a uma série de oportunidades e ameaças existentes no mercado, tornou-se essencial para toda empresa estabelecer um plano sólido e consistente, com variáveis realmente alcançáveis.

Se antes esse processo não era tão levado a sério, hoje em dia há setores e pessoas direcionadas somente em sua execução, do líder a uma série de colaboradores. Essa força garante também que o Curso Planejamento Estratégico tenha destaque em muitos portais, como é o caso do curso online disponível no Educamundo.

Para se ter ideia, o Curso Online Planejamento Estratégico é um dos mais acessados da área de Administração, responsável por qualificar diversos alunos, sejam empreendedores iniciantes ou experientes, gerentes de vários ramos, líderes, estudantes, entre muitos outros interessados. Definitivamente, não dá para ficar estagnado: em meio à crise econômica, é preciso ter boas ideias, criatividade e inovação.

Preparamos este artigo para tratar justamente desses aspectos e sua relação com um planejamento estratégico essencial. Além disso, há muitas dicas,  exemplos interessantes e cursos a distância impecáveis para se inspirar e dar um plus total em sua empresa. Atente-se e qualifique-se para atingir bons resultados e ter muito sucesso nessa empreitada.

Dicas, exemplos e curso de planejamento estratégico

Inovação, criatividade e poder no planejamento

Em meio a tantas fórmulas e tutoriais, muita gente busca realizar um planejamento tanto efetivo quanto inovador. De fato, o que não faltam são ideias para superar as expectativas, promover melhorias realmente incríveis e se tornar até uma referência no processo. Quanto mais criativo, funcional e trabalhado for, as chances de êxito aumentam. Mas, como alcançar esse nível? O que é preciso para triunfar, se destacar entre os concorrentes e conquistar a fidelidade dos consumidores?

Bom, as respostas para essas questões começam em um planejamento estratégico eficiente. Não adianta pensar longe demais se não há um cronograma bem estruturado com tudo que a corporação precisa fazer de imediato e como ela pretende bater essa meta. O grande problema de muitos líderes é cobrar inovação dos gestores sem dar ferramentas e espaço para isso. Primeiramente, é preciso "arrumar a casa" e pensar fase a fase, para assim ir atingindo outros níveis e chegando ao objetivo proposto. Por isso, cabe ao responsável avaliar previamente qual será o plano, o tempo necessário para implementá-lo e as alternativas para diversificar e renovar todo o sistema.

Não é à toa que entre as primeiras etapas do planejamento estratégico estão a definição do negócio, a análise do ambiente (interno e externo) e quais seus principais conceitos. A partir do conhecimento total do que é e como a empresa atua, é possível alçar voos mais altos e perceber o que deve ser modificado: pode ser desde o desenvolvimento de um novo produto/serviço até uma reformulação geral para melhorar o posicionamento no mercado.

Com a tomada de decisão realizada e o projeto documentado, é na implementação que surgem ideias e práticas que podem dar certo e chegar a tão sonhada inovação. O planejamento nunca vai acabar, por mais que a execução seja simples e não encontre muitos percalços. O x da questão está em revisá-lo periodicamente e renová-lo de acordo com novos cenários e tendências, afinal, as oportunidades e ameaças também são mutáveis.

Tenha em mente que chegar em um resultado inovador depende de muitas estratégias que precisam ser frequentemente realinhadas: todos devem trabalhar em prol dessa meta (sempre motivados e com transparência total), o líder deve estar a par de todas as etapas e o cronograma deve ser tangível, com objetivos possíveis de cumprir. Isso sem contar a capacitação e atualização frequente que são válidas para todos os envolvidos.

Um curso de planejamento estratégico online, por exemplo, é uma fonte essencial de informação de grande valia para fortalecer o aprendizado e as ideias, garantindo um processo maduro e consistente. Com cursos online dá para se qualificar quando e onde quiser, com flexibilidade de horários e autonomia, proposta que conquista milhões de pessoas dia a dia.

 

Confira nosso Curso Online Planejamento Estratégico

Habilidades e facetas gerenciais

Além de dar chance ao conhecimento, realizando tanto o curso Planejamento Estratégico quanto cursos online com certificado complementares, o líder e os responsáveis pelo projeto precisam trabalhar suas habilidades gerenciais, visando otimizar os serviços e garantir a ascensão do escopo.

Fatores como organização, interação, comunicação, revisão, tomada de decisões e toda a orientação em si dependem de um gestor que esteja disposto a realmente fazer a diferença. Nada melhor que contar com uma pessoa que entende do assunto e domina as etapas do planejamento estratégico. Do contrário, se o próprio líder não transmite confiança, fica custoso para os subordinados pensarem em ações efetivas e saber como "se virar" em meio às adversidades.

Entre as facetas gerenciais que devem ser aprimoradas, podemos destacar 6 tipos, que são tratados em muitos materiais auxiliares e cursos online do gênero. São eles: organização, comunicação, flexibilidade, negociação, determinação e motivação. Desde que sejam aperfeiçoados, esses métodos se transformam em ações competentes e melhoram tanto o planejamento estratégico quanto demais rotinas da empresa.

Dica: para quem precisa trabalhar suas habilidades gerenciais e saber como ser um líder de sucesso, indicamos a leitura do nosso artigo Liderança: cinco pontos para você saber como ser um bom líder‍ e cursos a distância fundamentais, como o Curso Online Liderança‍. Vale muito a pena apostar nessas opções para dar um up geral em sua carreira e formação.

Planejamento estratégico e poder

Relações de poder no planejamento estratégico: um assunto que precisa ser elucidado para que o processo seja realizado de modo dinâmico, facilitado e com propostas bem esclarecidas. Esse tópico remente muito à questão da hierarquia e sobre quem deve participar da formação dos planos e sua finalização. Afinal, é tudo direcionado ao líder e somente ele deve tomar as decisões e delegar as funções necessárias para execução, revisão e otimização desse sistema? Qual é o papel do líder no planejamento estratégico?

Conforme explicitamos no último tópico, o responsável precisa trabalhar suas habilidades gerenciais e as facetas indispensáveis para manter a equipe motivada e incentivada a fazer valer tudo que compõe o planejamento. De modo prático, é essencial que ele mostre um panorama real das atividades da empresa, quais serão os objetivos e como as pessoas trabalharão para sua realização.

Segundo o especialista Mário Sérgio Cortela, a liderança e o poder dentro de uma corporação devem ser vistos de forma intrínseca, isto é, de modo real e verdadeiro, como uma virtude mesmo. Por meio de ações positivas próprias da pessoa e a qualificação para que sejam aprimoradas, ela estará apta para orientar, incentivar, planejar, ordenar, acompanhar e dar ótimos exemplos para sua equipe.

Em um planejamento estratégico finalizado e em vias de implementação, o poder deve ser usado de modo responsável para facilitar os caminhos que levem ao cumprimento das metas, na inovação e na criatividade (tanto do líder quanto dos colaboradores), na abertura para novos padrões e tendências e na visão futura do projeto. Desde que esses valores sejam praticados, com certeza os planos serão efetivos e os problemas solucionados de modo responsável.

Além do Curso Online Planejamento Estratégico e do curso online de liderança que já indicamos previamente, há também demais alternativas excelentes para aprender mais sobre essas pautas. Podemos citar também o Curso Online Inteligência Estratégica‍ e o Curso Online Comunicação Empresarial‍.

curso planejamento estrategico

Proposta de um novo modelo de gestão

E quando a gestão atual não alcança bons resultados, tem problemas latentes e enfrenta contratempos que só prejudicam as etapas do planejamento estratégico? Como mudar esse setor para assim chegar a um processo válido, hábil e inteligente? Pois é, em muitas corporações há pontos na própria administração que atrapalham a implementação desse sistema e de diversos serviços fundamentais – fato que, em longo prazo, pode levar a problemas sérios e situações calamitosas.

Nesse caso, um novo modelo de gestão deve ser considerado. A pior coisa é querer que os resultados apareçam se não há uma estrutura montada e aberta para as mudanças e decisões assertivas, assim como os contratempos e dificuldades que são naturais durante a execução do projeto. Infelizmente, esse é um dos pontos em que muitas empresas e líderes ainda pecam.

Mesmo que uma corporação seja mais conservadora, ela não deve abrir mão de ser apreendedora, aquela que não dá margem para a estagnação e está sempre disposta a pensar em estratégias frequentes visando a melhoria dos processos. Assim, mantém sua competitividade e atratividade no mercado, mesmo sem abrir mão de valores que a acompanham em um longo período de tempo.

Nesse aspecto, a nova gestão – modelo que é debatido e pensado sempre no contexto de empresas e serviços públicos - precisa estar ciente de suas condições, missão, posicionamento, forças e fraquezas para que, a partir dessa análise, encaixe um planejamento que não interfira em políticas já estabelecidas e que também não a impeçam de crescer, se tornar uma referência, vender mais e conquistar suas metas de curto e longo prazo.

É importante salientar que é inerente ter a mente aberta para acompanhar os destaques sociais, econômicos, políticos e demais fatores que mudam a realidade tanto dos consumidores quanto das organizações em si. Buscar compreender que a nova gestão se faz também com muito aprendizado e assimilação de ideias, opiniões, pontos de vista e agregadores que podem contribuir muito para o futuro do empreendimento.

Dá para perceber o quanto se atualizar e aperfeiçoar em uma série de temas é primordial? Mais do que recorrer a um curso de planejamento estratégico online, desvendar outras pautas também auxiliam tanto na construção desse sistema quanto em outros progressos e inovações. Cursos online com certificado são perfeitos para adquirir novas visões e ficar por dentro de tudo que compõe um plano elaborado e detalhado, da teoria à prática.

Exemplos de implementação do plano estratégico

O último tópico de nosso artigo mostrará alguns exemplos de implementação das etapas do planejamento estratégico e como elas trazem melhorias consideráveis em empresas de todos os portes. Além disso, separamos também alguns cases bacanas para te inspirar em seu estudo e no desempenho desse sistema em sua empresa.

Dentre os exemplos que necessitam desse plano, podemos destacar:

  • o desenvolvimento de um novo produto/marca;
  • a mudança de identidade de um produto/serviço;
  • o aumento de 20% na captação e na fidelização de clientes;
  • a redução e otimização dos custos com produção;
  • o investimento em capacitação para todos os colaboradores;
  • a instalação de um novo setor e/ou a contratação de um grande número de funcionários;
  • a abertura de filiais ou franquias em pontos estratégicos;
  • a melhoria dos planejamentos tático e operacional, para garantir a qualidade nas tarefas realizadas recorrentemente – em vendas, compras, atendimento ao cliente, demandas internas, etc..

Já entre os casos mais populares e que sempre têm destaque em palestras e cursos online de Administração, Marketing e áreas correlatas, estão:

  • o planejamento atual do MC Donalds, que tem foco no autoatendimento, na reorganização do cardápio e de serviços tecnológicos em suas franquias;
     
  • a divulgação do novo plano estratégico do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social -  que, em meio à crise no país, pretende corrigir falhas de mercado, estimular a inovação e integrar visões políticas, empresariais e sociais (vale a pena acompanhar).
     
  • o crescimento da Gol Linhas Aéreas, um case de sucesso bastante respeitado que elevou sua participação no mercado de aviação de 5% para 37% em apenas seis anos de existência.
     
  • a ascensão da gigantesca Toyota, que venceu uma forte crise após a Segunda Guerra Mundial ao reinventar seu processo produtivo, processo feito por um sistema inteligente e estruturado de longo prazo que teve como destaque a qualidade, a agilidade e os preços atrativos.  

Dicas entusiasmantes e exemplos incríveis, não é? Esses são apenas alguns casos de planejamento e visão estratégica combinados com boas gestões e decisões assertivas, aliados com o aprendizado diante de circunstâncias tensas e a qualificação frequente para buscar sempre a ascensão. Quer seguir esse caminho e fazer a diferença em sua empresa? Comece realizando o Curso Planejamento Estratégico.

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Qualifique-se e monte um planejamento estratégico impecável

A melhor opção para um estudo completo e primoroso está no Educamundo. O Curso Online Planejamento Estratégico é preparado por um departamento pedagógico exclusivo e pode ser acessado por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) moderno, intuitivo e otimizado para smartphones, tablets e computadores. Assim, você pode estudar o curso online de interesse quando e aonde quiser.

Para realizar esse curso de planejamento estratégico online e ter acesso a todos os cursos online com certificado do Pacote Master, faça sua matrícula investindo apenas uma taxa única de R$ 79,90. Apenas com esse valor, você tem à disposição todos os cursos a distância do portal por um ano inteiro e, caso seja seu desejo, ainda pode se certificar em cargas horárias de 5 a 420 horas escolhidas de acordo com sua necessidade.

Junte-se aos mais de 120 mil alunos que já estudaram e atestaram nosso portal e se nscreva agora. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco. Aproveite para compartilhar essa ideia em suas redes sociais também. Boa sorte e até mais.

Pesquisar