Home / Blog / Estudo / Curso de oratória: prepare o discurso e fale bem em público
  • 01/07/2020

Curso de oratória: prepare o discurso e fale bem em público


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
como falar em publico

Ter facilidade para falar em público pode trazer excelentes resultados para você, seja na escola, na faculdade, no trabalho, na igreja, entre outros âmbitos da vida social. Nem todo mundo nasce com o poder de argumentar e persuadir diversos públicos, como Martin Luther King ou Steve Jobs, por exemplo, mas qualquer pessoa pode evoluir suas habilidades para conquistar seus ouvintes e se dar bem em todo tipo de projeto.

Um bom curso de oratória pode ensinar as ferramentas necessárias para se apresentar publicamente sem passar por qualquer aperto. Aqui no Educamundo há esta opção de qualificação, muito completa e dinâmica, ideal para estudantes, profissionais e demais interessados em aprender como falar em público, preparar um bom discurso, manter seu controle físico e emocional, além de muitas outras lições relativas.

Preparado por um setor pedagógico dedicado, o Curso Online de Oratória‍ pode agregar bastante valor ao seu currículo, lhe preparar para entrevistas de emprego, dinâmicas de grupo, seminários acadêmicos, reuniões de trabalho e discursos variados. São muitas as ocasiões que pedem uma comunicação mais eficiente e convincente, que tal aprender mais sobre esta pauta? 

Elaboramos este artigo para lhe mostrar algumas técnicas de oratória indispensáveis e como os cursos online com certificado podem ser a melhor escolha para potencializar sua vida acadêmica e profissional. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Curso de oratória: como falar em público de forma eficiente

A oratória nada mais é do que a competência de falar em público com propriedade, fluidez e dinamismo. Quando você possui esta habilidade, consegue ser compreendido por todos e, consequentemente, alcança o resultado esperado. Ela faz valer o que chamamos de comunicação assertiva, aquela que é empregada com uma finalidade particular, podendo ser: ensinar, entreter, motivar, informar, etc.

Desta forma, não basta saber falar bem, é preciso ter "cartas na manga" para fazer seu conteúdo ser absorvido pelas outras pessoas. Os cursos online com certificado sobre o tema ajudam muito nessa missão, ensinando todo o processo.

Ao liderar uma reunião no trabalho, por exemplo, você deve ter em mente que precisa passar informações completas e detalhadas para os demais funcionários. Eles dependem dos dados passados por você para desenvolver um bom trabalho, portanto, é necessário criar um discurso que seja 100% inteligível pelos participantes.

Essa prática, tão importante para os dias atuais, já perdura milhares de séculos. Grandes filósofos já utilizavam técnicas de oratória e retórica para cativar seus seguidores - e é por conta delas que seus pensamentos se tornaram tão conhecidos e são estudados até hoje.

Nosso Curso Online de Oratória explana sobre todo o universo da comunicação eficaz e estruturada, permitindo que você evolua suas habilidades e potencialize seus resultados. Neste curso online, há muitas dicas bacanas para você se tornar um orador profissional, conheça algumas delas abaixo:

  1. Foque no privilégio: quando for convidado para ministrar uma palestra, liderar um encontro, fazer um discurso ou algo do tipo, não fique pensando em suas dificuldades, que não vai dar conta, que está com medo, entre outros fatores negativos. Dê mais atenção nos benefícios que você garantirá ao falar para um certo número de pessoas, como a contribuição que dará a elas e o reconhecimento que ganhará.

  2. Pesquise sobre o local: não há como estruturar uma apresentação sem saber qual será o local para tal, se é pequeno, grande, aberto, fechado, se possui aparatos tecnológicos, etc. Isso é muito importante para você elaborar seu discurso de acordo com o que estará disponível. Por exemplo: para enriquecer sua oratória, você montou diversos slides em PowerPoint, mas quando chegou no local de apresentação, percebeu que não havia o projetor necessário. Trabalho perdido, não é mesmo? Por isso é bacana priorizar esse aspecto antes de qualquer coisa.  

  3. Saiba qual será a audiência: assim como o local, é primordial estudar qual será a audiência durante a sua fala. É um evento para jovens? Para funcionários de uma fábrica? Para executivos? Para mães de primeira viagem? Para cada tipo de público você deve adotar uma estratégia de comunicação a fim de conquistá-lo de forma certeira. Essa é uma dica que vale para qualquer profissional e também para empresas que queiram conversar diretamente com seu público, dizendo aquilo que ele quer ouvir.

  4. Chegue antes: quando se trata de dias de apresentação, a sugestão é que o orador chegue bem antes do horário. Essa é uma tática para evitar qualquer tipo de imprevisto. Chegando no local com antecedência, você pode checar os projetores, microfones, caixas de som, a iluminação, a sua entonação de voz, entre muitos outros recursos.

  5. Se der, faça pausas: dependendo da duração de sua apresentação, considere a possibilidade de fazer uma ou mais pausas. Pode ser um coffee break, que é uma ótima dica para favorecer o networking, tanto seu quanto de seus convidados, em reuniões longas. Ou também podem ser pausas mais interativas, nas quais o líder da palestra, aula e afins sugere que as pessoas troquem de lugar, deem uma caminhada pelo espaço ou qualquer outra atividade espontânea. Isso ajuda seu público a retomar as energias e prestar mais atenção naquilo que você está falando.

Além destas, há muitas outras técnicas de oratória que podem ser aprendidas em cursos a distância correlatos. Sabendo empregar todos os comandos, fica muito mais fácil de atrair a atenção das pessoas para a sua fala e de atingir seus objetivos com ela. 

Preparação do discurso

As oportunidades de se apresentar surgem e você precisa estar preparado para elaborar discursos convincentes e dinâmicos. Vale lembrar que a preparação prévia do que será dito é algo imprescindível para qualquer profissional, por mais eloquente que ele seja, e por isso mesmo é um tema que está sempre presente em qualquer curso de oratória. Afinal, até mesmo os políticos e palestrantes experientes formalizam seu discurso antes de dizê-lo publicamente.

Portanto, esta etapa é válida para quem vai se apresentar em um congresso, um seminário, uma reunião, ou simplesmente em um trabalho da escola. Ao estruturar um discurso você terá a noção do começo, meio e fim de sua oratória, quais as dúvidas que podem surgir na plateia e até das possíveis respostas. É uma forma inteligente de descobrir se você está no caminho certo e se seus objetivos serão alcançados.

No curso online de oratória aqui do portal há um tópico exclusivo sobre a preparação do discurso, para você ver como é importante conhecer mais sobre isso. Abaixo, desvende alguns itens que devem ser considerados por você:

Introdução

Mesmo antes da apresentação você deve imaginar como seria uma boa introdução para sua fala. Como você vai se apresentar e cumprimentar seus ouvintes? É importante pensar nisso e treinar diversas vezes para soar mais natural no dia decisivo.

Além do cumprimento, você pode introduzir uma contextualização. Ou seja, caso o seu discurso tenha a ver com algum momento especial, por exemplo, a sua formatura na faculdade, o recebimento de algum prêmio, o alcance de determinadas metas, entre outros, você pode incluir nele alguns dizeres relacionados.

Aproveite também para apresentar o tema principal, buscando envolver seu público. Você pode explorar dados de uma pesquisa, dar algum exemplo histórico ou que seja bastante conhecido para relacionar com a pauta a ser tratada.

Por exemplo: você é nutricionista e dará uma palestra sobre obesidade infantil para pais de alunos de uma escola primária. Para introduzir a temática, você expõe que os números deste problema em crianças são exorbitantes no Brasil. É uma forma de você prender a atenção de seus ouvintes e embasar seu discurso. 

curso de oratória

Assunto central

Bom, seu público já estará por dentro do assunto que será abordado por você, então agora é a hora de se dedicar ao desenvolvimento do discurso. Para que ele seja compreendido por todos, como dissemos anteriormente, é necessário um estudo prévio sobre a audiência. Isso delimitará qual a linguagem utilizada e o nível técnico da apresentação, norteando toda a construção de sua fala.

Conheça algumas dicas para preparar o desenvolvimento do discurso, que também estão presentes em nosso curso de oratória:

  1. Domine o assunto sobre o qual irá falar - essa é uma regra básica para qualquer orador.

  2. Crie um texto base com uma linguagem clara, coerente com seu público e com frases curtas.

  3. Reveja os pontos abordados para perceber se estão totalmente amarrados e se fazem sentido entre si.

  4. Coloque seus argumentos em ordem e anote alguns exemplos para serem aplicados no dia do discurso. Isto ajuda a plateia a compreender melhor o assunto, se identificar, se aproximar e a interagir com você.

  5. Tente ao máximo falar sem usar anotações e se movimente com confiança pelo espaço da aula, palestra, apresentação, etc.

Conclusão

Terminar um discurso é tão importante quanto dominar o assunto e conseguir desenvolvê-lo, por isso que esta etapa é sempre lembrada em cursos online. Dê atenção para a conclusão, considerando os seguintes pontos:

  1. Resuma o assunto abordado.

  2. Instigue a plateia a uma ação ou reflexão ligada ao tema.

  3. Conte uma história pessoal ou histórica, que seja bem humorada e adequada.

  4. Faça uma citação pertinente à temática - sempre dando os créditos ao autor.

  5. Se este for o primeiro de uma série de discursos, elabore uma frase de efeito (pegue como exemplos Martin Luther King com "Eu tenho um sonho" e até Barack Obama, com "Sim, nós podemos").

  6. Disponibilize um tempo para esclarecer as dúvidas do público.

  7. Agradeça a presença de todos de forma sincera e, se quiser, deixe seus contatos visíveis.

Utilizando softwares de apresentação

Além de saber como falar em público, é necessário montar boas apresentações visuais. Programas como o PowerPoint e o Prezi são excelentes ferramentas para qualquer pessoa que vai ministrar uma palestra, vender um produto ou uma ideia para um cliente, liderar uma dinâmica de grupo, entre outras ocasiões. Os famosos slides são uma "mão na roda" para auxiliar o orador e conectar o ouvinte ao assunto abordado.

Apesar destes softwares serem bastante fáceis de utilizar e acessíveis, não é todo mundo que consegue criar uma boa apresentação a partir deles. É preciso ter coerência e bom senso para elaborar um projeto visual que complete seu discurso com maestria.

Em nosso curso online você conhece diversas técnicas para criar slides incríveis. Selecionamos os dois erros mais comuns para serem evitados:

  • Colocar textos extensos: jamais coloque tudo aquilo que você vai falar nos slides. Há quem coloque textos completos - não faça isso! Você deve por apenas frases curtas e imagens que ajudem a dar andamento à apresentação com mais fluidez. O conteúdo do slide deve funcionar para trazer mais segurança para você e também para a plateia, que terá recursos visuais para se apegar, além de sua fala.

  • Mostrar o conteúdo antes da fala: o PowerPoint e outros programas oferecem recursos de animação para os slides. Utilizá-los ajuda a deixar qualquer trabalho mais dinâmico e coerente, pois você consegue apresentar o conteúdo visual no momento em que vai falar. É um erro o orador expor um slide com o conteúdo completo, sem nem ter começado a falar de tudo aquilo. Isso, de certa forma, faz com que o público leia todo o material e se desinteresse pelo que você está dizendo.

Aqui no portal temos um curso online incrível sobre Pacote Office‍, que ensina detalhadamente como trabalhar com os principais aplicativos da Microsoft, incluindo o PowerPoint, ideal para criar apresentações criativas.

Hábitos que arruinam a reputação

Pessoas influentes são facilmente ouvidas e levadas a sério. No entanto, essa reputação é construída aos poucos e não de um dia para outro. Se você quer obter destaque em seu nicho de atuação, deve prestar atenção em diversos aspectos de sua vida. Muitos deles influenciam diretamente em seu poder de oratória e relacionamento interpessoal.

O marketing pessoal é um destes aspectos - você dá importância a isso? Esse conceito, super em alta no mercado atual, consiste em moldar toda a sua forma de se apresentar para conquistar as pessoas e os seus objetivos.

Você deve adequar o modo de se vestir, o tom da fala, a linguagem utilizada, ser alguém pontual e profissional, agir com transparência, ética, simpatia, enfim, deve se transformar em um exemplo para os demais. Só assim conseguirá construir uma reputação louvável para ser ouvido por todos.

Cursos online sobre oratória e marketing pessoal são ótimas opções para compreender o passo a passo para garantir mais respeito de seus interlocutores, buscando cativá-los durante as reuniões, palestras, aulas, e muitas outras situações. Selecionamos três hábitos que não são nada interessantes para quem visa ser um profissional renomado. Aprimore-se em cursos a distância e fuja destas ciladas:

Fofocas

Falar de alguém que está ausente não é considerado um bom hábito, apesar de ser muito comum em diversos âmbitos da vida social. No ambiente organizacional a criação de boatos é muito frequente, o que aniquila as chances de muitos profissionais de ascender na carreira.

As pessoas que têm costume de fazer fofoca não são reconhecidas como confiáveis pelas outras, e desta forma não há como se tornar alguém influente e garantir a atenção de quem quer que seja.

Imagine-se em uma reunião, na qual você precisa motivar seus colegas. Se você é conhecido por falar de pessoas que não estão presentes, pode ter certeza que seu público não lhe dará os créditos necessários. Quer ser um líder e fazer sua oratória valer a pena? Dê o exemplo de integridade para os demais.

Julgamentos

Seu discurso deve ser criado para ensinar, motivar, entreter, informar, entre outros, mas jamais para julgar. Um comentário que você faça em meio a sua fala, promovendo o julgamento sobre alguém ou um grupo, pode levar a credibilidade de sua oratória por água abaixo.

O especialista Julian Treasure, em uma palestra do TED Talks, explana que é muito difícil de escutar alguém que você sabe que irá te julgar e condenar. A conexão criada durante aquela palestra ou aula perde o sentido e o ouvinte começa a se sentir diminuído. Não é isso que você quer, não é mesmo? Portanto, tome cuidado com esta atitude.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Negatividade

Se você quer ser uma pessoa que todos queiram ouvir e estar por perto, não pratique a negatividade. Achar que há uma conspiração para que as coisas não deem certo, que você nunca conseguirá atingir os objetivos, acordar sempre de mau-humor, não vibrar positivamente pelos outros, entre outras ações, podem transformar você em alguém que todos querem distância.

Reclamar da vida também pode repelir os outros e fazer com que você não seja uma influência ou um exemplo a ser seguido. De nada adianta, então, você ter um currículo invejável e ser nomeado o chefe de sua equipe, se não consegue passar mensagens positivas aos colaboradores. Eles começarão a não dar a mínima para o que você diz.

A oratória envolve muitas outras disciplinas, que precisam ser compreendidas passo a passo para poder ser aplicada com eficiência. Escolha bons cursos online com certificado, como os que oferecemos aqui no portal, para aprender como falar em público e melhorar sua vida acadêmica e profissional.

Inscreva-se no Educamundo e garanta o acesso a diversos cursos a distância do Pacote Master. Com um investimento de apenas R$ 79,90 você obtém a chance de estudar durante um ano inteiro.

Aproveite esta oportunidade incrível de aprender em quantos cursos online desejar e complementar sua formação de uma forma muito moderna, eficiente e prática. Esperamos que tenha gostado de nosso artigo e que volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!

Pesquisar