Muito se fala nessa área, mas você sabe definir o que é marketing? Vendas? Propaganda? Bom, esses são apenas alguns termos sempre associados a esse ramo, mas pode ter certeza que o marketing vai muito além – para se ter ideia, são mais de 70 segmentos diferenciados.

De modo empírico, marketing é uma ciência que estuda e analisa tudo que compõe o mercado. O próprio termo deriva de "market", palavra inglesa que significa "mercado", formado por uma diversidade de conceitos, variáveis e situações. É nesse contexto que surgem os famosos 4 ps do marketing – produto, preço, praça e promoção, um dos assuntos tratados neste guia. 

Antes disso, é importante compreender definitivamente o que é marketing e como se estrutura conforme o objetivo, afinal, existe o marketing pessoal, digital, esportivo, social, de relacionamento, entre muitos outros.

É claro que essa é apenas uma explanação geral, somente em um bom curso de marketing você encontrará todos os pontos que permeiam essa área – indicamos o Curso Online Marketing, do Enfoque Capacitação, para lhe ajudar nesse objetivo.

Afinal, o que é marketing?

Segundo o maior guru da área, Philip Kotler, marketing é "uma função organizacional formada por processos que visam explorar, criar, comunicar e entregar valor para os clientes, assim como estabelecer um relacionamento duradouro com seu público alvo".

A visão de Kotler se complementa à de outro especialista, Peter Drucker. Para ele, quando as dicas de marketing e as estratégias são bem realizadas, as vendas se tornam supérfluas, afinal, seu negócio/produto já se tornou uma referência e é capaz de suprir todas as necessidades dos consumidores.

Com base nesses dois exemplos, podemos entender melhor o que é marketing. Trata-se de um conjunto de tendências mercadológicas que envolve três metas principais:

  1. Fornecer um produto, serviço, ideia ou atitude de valor que se destaque frente aos concorrentes;
     
  2. Conhecer os clientes, entender suas necessidades e supri-las;
     
  3. Criar uma relação duradoura com o público buscando a fidelização.

Em todos os casos, esses três objetivos se aplicam, seja para vender um produto ou uma ideia. Marketing vai muito além de vendas e nunca tem um fim, ao contrário, faz parte de um ciclo que sempre se renova. Se antes as dicas de marketing exaltavam as propagandas diretas como os melhores macetes para atrair clientes, hoje em dia a tendência é focar no inbound marketing, um conceito em que o fornecedor "prepara o terreno" para que o consumidor o encontre, se encante e, claro, torne-se um potencial admirador de sua marca.

A partir dessa abordagem já deu para ter uma noção e compreender o que é marketing, não é? Mas, para fortalecer ainda mais seus conhecimentos, vale a pena entender melhor os 4 Ps da área – lembrando que esses e demais conceitos são detalhados no curso de marketing do Enfoque Capacitação.

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Os 4 Ps do marketing

Independente do canal e do plano de marketing, é sempre importante considerar a relevância de 4 compostos principais para influenciar e conquistar o consumidor – não é à toa que são considerados os pilares básicos do marketing e são dependentes um do outro.

O primeiro P a ser destacado é o produto. Uma empresa precisa oferecer algo aos clientes e, para torná-lo uma referência, é preciso entender quais são suas características, por que é importante para o consumidor e todos os atributos possíveis. Além disso, todo produto tem um ciclo de vida e, para que se estabeleça e não decline, as estratégias de marketing precisam ser praticadas constantemente.

O segundo P refere-se ao preço. Afinal, qual o valor de seu produto? Quanto vale a "solução" que uma empresa oferece aos clientes? Tal variável é tão significativa que demanda bons estudos e pesquisas, verificando os concorrentes, o potencial desse produto no mercado, as ações que podem ser realizadas, entre outras dicas de marketing. A ideia é que, com a valorização da marca, esse composto não seja um obstáculo para que o consumidor adquira a opção ofertada.

E o P de praça? Bom, podemos entendê-lo como o canal de distribuição e a colocação do produto no mercado, o local (físico ou não) em que o cliente encontra a marca e aquilo que está comercializando. Por meio dessa variável é possível definir como a empresa pode se tornar acessível ao consumidor e quais dicas de marketing devem ser consideradas para estabelecer o melhor local e fortalecer o relacionamento.

Por fim, o P de promoção refere-se a qualquer método de publicidade e propaganda da marca. Para atrair e converter, é preciso divulgar. O cliente deve conhecer seus produtos e serviços, entender suas funcionalidades e porque são adequados as suas necessidades. Esse composto é importante para perceber que a propaganda é apenas um dos diversos métodos de toda a ciência do marketing.

Com essa abordagem geral, você pode entender melhor o que é marketing e como se estrutura. Porém, vale saber que no curso de marketing do portal há ainda mais informações primordiais. Para se qualificar de vez nessa área, o Curso Online Marketing é uma opção prestigiada e excelente, vale a pena conhecer.

marketing

Como colocar as estratégias de marketing em prática?

Tudo depende do planejamento. Você pode encontrar diversas dicas de marketing por aí, mas não adianta tentar praticá-las se não há um projeto bem estabelecido com os objetivos de seu negócio. Independentemente da meta – seja para vender, converter, fidelizar -, é essencial estruturar um plano de marketing eficiente.

Além do Curso Online Marketing, em nosso portal você encontra uma opção voltada exclusivamente para essa necessidade, com os melhores macetes para produzir um escopo detalhado que deve ser pensado etapa por etapa: o Curso Online Plano de Marketing. Não é por menos que empresas contam com um grande departamento de marketing ou contratam profissionais especializados para formular um planejamento competente com base em suas necessidades e propósitos.

Segmentos de marketing que estão em alta 

Falar sobre marketing nos leva a uma longa discussão, afinal, essa é uma área fascinante formada por inúmeros conceitos. Nessa abordagem queremos mostrar apenas alguns pontos básicos que podem ser revigorados no curso de marketing do Enfoque Capacitação e em outras opções correlatas, sejam voltadas ao marketing pessoal, digital, cultural, etc.

Quer saber quais segmentos de marketing que estão em alta e devem ser conhecidos por qualquer profissional? Selecionamos os 4 principais:

  • Marketing digital: não há dúvidas que a internet é um excelente canal para promover produtos, serviços e ideias. Com uma infinidade de redes, ferramentas e abordagens, fazer marketing na web está em alta, é uma tendência que não deve ser deixado de lado por nenhuma organização.
     
  • Inbound marketing: o marketing de atração/permissão é fundamental para atrair o público com boas abordagens, conteúdos e produtos. A ideia, nesse caso, é criar valor e fidelizar "naturalmente", de modo que a marca surpreenda o consumidor e ele entenda que é realmente relevante para sua vida. Com a internet, ficou ainda mais fácil pensar em dicas de marketing voltadas ao Inbound.
     
  • Marketing pessoal: esse segmento refere-se às pessoas e como elas desejam se tornar uma referência aprimorando seus valores. O marketing pessoal é formado por alguns pilares essenciais - ética, comportamento, etiqueta, aparência, comunicação – que devem ser trabalhados constantemente visando um equilíbrio.
     
  • Marketing de relacionamento: já que um dos principais propósitos do marketing é converter e garantir que o cliente torne-se um admirador de sua marca, nada melhor que criar um relacionamento permanente com ele. Para isso, é preciso se atentar a muitas estratégias também, por isso esse segmento está cada vez mais forte e significativo para diversas marcas.

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A partir desse conteúdo, esperamos que você tenha apurado sua visão sobre marketing e compreendido seus aspectos gerais. Para saber mais e fortalecer os conhecimentos nesse campo, nossa dica de ouro é o Curso Online Marketing.

Aqui no Enfoque Capacitação você pode realizar essa e qualquer outra capacitação do Pacote Master investindo uma taxa de R$69,90. Apenas com esse valor é possível acessar todo o conteúdo integralmente por um ano. Matricule-se e estude online com muita autonomia, praticidade e segurança, com certeza será ótimo para sua formação.

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