Cada vez mais o intercâmbio aparece entre os principais objetivos de estudantes e profissionais do Brasil. Hoje, a média de brasileiros que buscam aprendizado no exterior é de 15% ao ano. Busca-se de tudo em uma “aventura” como essa, mas principalmente a fluência em idiomas e crescimento pessoal. No entanto, escolher o melhor país para morar por um período não é uma tarefa tão simples, já que há muita oferta e informações que podem fazer um nó na nossa cabeça.

Os Estados Unidos são um dos países mais visitados do mundo e pode ser uma ótima escolha para quem está em dúvida. Visto como um mar de oportunidades, ele oferece destinos incríveis para quem quer estudar e/ou trabalhar. O intercâmbio em San Diego, na Califórnia, por exemplo, se mostra como uma das opções mais irresistíveis. Quer saber por quê?

Neste artigo vamos te mostrar diversas vantagens de fazer intercâmbio nos Estados Unidos, mais precisamente em San Diego, uma cidade paradisíaca e enérgica, com muitas opções para passear e apreciar a paisagem, porém, com organização e infraestrutura exemplares. Se ficou interessado, acompanhe e anote as dicas!

Cursos relacionados que podem te interessar:

San Diego/Ca: a terceira cidade mais procurada para intercâmbio

Fazer um intercâmbio, hoje em dia, é uma saída de mestre para quem deseja aprimorar seu inglês e se tornar mais competitivo no mercado de trabalho. Afinal, estudantes e profissionais fluentes em uma segunda língua dobram suas chances de reconhecimento. Além disso, estudar fora se mostra eficiente para adquirir experiência de vida, fazer amigos e expandir horizontes, e por que não unir o útil ao agradável escolhendo um lugar lindo para viver tudo isso?

As vantagens de realizar um intercâmbio na Califórnia, sobrepõem o valor do dólar, que opera - na cotação atual, março/2017 -  na casa dos R$3,15. O fato é que o estado americano tem muito a oferecer aos brasileiros, que reconhecem logo de cara diversos fatores próximos aos daqui, como o clima, o povo hospitaleiro e, claro, suas praias. E San Diego, a segunda maior cidade da Califórnia, é considerada o terceiro destino mais procurado para se fazer intercâmbio nos EUA.

Localizada ao sul do estado, San Diego é a oitava cidade mais populosa nos Estados Unidos. Quem conhecê-la pessoalmente vai notar muitas influências do México, pela grande presença de seu povo e proximidade com o país, além de conhecer pontos históricos interessantíssimos, nos quais prevalece a arquitetura vitoriana.

Saiba que as agências especializadas neste tipo de serviço, como a Internexus, têm exaltado o ensino de inglês em San Diego, e isso já é um ótimo sinal de que essa escolha pode ser assertiva. Para que você não tenha dúvidas de que esta cidade é um ótimo destino para obter crescimento pessoal, profissional e acadêmico, vamos evidenciar as principais informações sobre a cidade.

Clima favorável

Quem desembarca em San Diego não vai se sentir tão longe de casa. Isso por que o casaco pesado não precisará ser sacado da mala. O clima é um dos quesitos mais favoráveis para brasileiros que pensam em estudar no exterior, pois é bem semelhante ao daqui, sendo que a média de temperatura é de 21 graus. Isso favorece passeios pelas praias belíssimas e mergulhos nos mares de águas aquecidas pelo calor.

O que ocorre é uma variação climática durante o dia, também bem parecido como o que há em vários estados brasileiros, por exemplo, você pode presenciar clima de montanha, costa e deserto em questão de horas. Entretanto, o inverno não costuma assustar, não, como outros lugares dos EUA ou Europa, a mínima não costuma passar de 10°C.

Atrações para todos os gostos

San Diego é uma cidade com espírito jovem. Ela está pronta para receber pessoas que gostam de conhecer lugares, culturas e pessoas novas, sair à noite e curtir o sol e a praia. Além disso, o lugar abriga muitos pontos históricos e artísticos. Uma boa notícia para quem optar por esse destino em um intercâmbio pelos EUA, é que existe o Go Card, um bilhete que dá a possibilidade de economizar mais de 50% nas entradas de museus, shows, parques, etc, e isso sem precisar pegar filas. Ótimo, não é mesmo?

Vamos elencar os principais para você conhecer e colocar em seu roteiro. Veja só:

Pacific Beach

Essa é uma das praias que qualquer pessoa deve conhecer quando se está em San Diego. Ela apresenta um mar de águas cristalinas e areias muito limpas, fatores que chamam a atenção de turistas e até mesmo dos moradores da cidade. Se você é fã de praia e quer aprender inglês com uma vista maravilhosa, considere fazer uma cotação em uma agência de intercâmbio confiável. Lembre-se que nós indicamos a Internexus, que prioriza o aprendizado e o conforto do aluno acima de tudo, pois não há nada melhor do que se qualificar e relaxar ao mesmo tempo, não é mesmo?

Gaslamp Quarter

Esse é um bairro descolado de San Diego, mas que está situado em seu centro histórico, repleto de construções do século XIX. Com essa mistura de referências, este é um lugar que oferece bares e restaurantes famosos e badalados, shoppings e galerias de arte para animar ainda mais moradores e quem estiver estudando ou trabalhando por lá.

Sea World

Inaugurado nos anos 60, o Sea World permanece como uma das principais atrações dos Estados Unidos. Muitas famílias americanas adoram visitar o parque que abriga golfinhos, orcas e muitos outros animais marinhos, e você, durante seu intercâmbio na Califórnia não vai poder deixar de ir. Nesse passeio você também tem a chance de se divertir em montanhas russas e outros brinquedos. Que tal?

Balboa Park

Outro passeio incrível e bem versátil em San Diego é o Balboa Park, considerado o maior parque urbano dos Estados Unidos. Para você ter uma ideia, ele é 500 vezes maior que o Parque do Ibirapuera, de São Paulo. E ele não é só famoso por sua área verde, não, mas por abrigar inúmeras atrações culturais, como museus para todos os gostos e espaço para shows. Estes são alguns dos museus presentes no Balboa Park: San Diego Art Institute, Museum of Photographic Arts, Timken Museum, Reuben H Fleet Science Center e San Diego Air and Space Museum. Vale a pena conhecer quando você estiver na cidade.

Balboa park

Transporte público de qualidade

Se você sofre com o trânsito das grandes metrópoles aqui do Brasil, e acha que em toda cidade populosa é assim, verá que está enganado ao fazer um intercâmbio em San Diego. Lá os carros particulares, bicicletas e meios de transporte públicos – Trolley ou ônibus, que funcionam com o mesmo ticket - transitam com fluidez. Além disso, você pode se locomover de um canto a outro pela Baía de San Diego, com barcos ou ferryboats. Vai dizer que não é algo legal? Essa é mais uma razão para você procurar uma agência de intercâmbio o quanto antes para realizar o sonho de sua vida.

Escolas de inglês eficientes

Está aí uma das principais razões para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos: o domínio do inglês. E em San Diego você pode adquirir esse conhecimento, se divertindo e relaxando ao mesmo tempo, afinal, com tanto atrativo por lá, nada melhor que aliar lazer aos estudos! Na cidade você encontra diferentes escolas de inglês, com intensivões exclusivos para estrangeiros e que prometem te deixar afiado no idioma.

Com um bom nível de inglês, estudantes e profissionais dão um up no currículo e aumentam as chances de conseguir bons empregos no Brasil e também no exterior. Hoje em dia o mercado de trabalho exige um segundo idioma dos candidatos, e você não pode ficar para trás nesse quesito. Uma pesquisa realizada pela Catho, em 2016, mostra que o salário é até 61% maior entre quem fala inglês fluente, sabia?

Ao procurar uma agência de intercâmbio, portanto, você deve considerar essencialmente quais os planos que ela te oferece para aprender inglês. A Internexus, por exemplo, possui a expertise para proporcionar aos brasileiros muito conhecimento e bagagem cultural. No próximo tópico, você vai descobrir quais os programas de intercâmbio nos Estados Unidos a Internexus apresenta, sobretudo em San Diego.

Melhores opções para fazer intercâmbio em San Diego

Quem sonha em fazer um intercâmbio nos EUA busca, acima de tudo, crescimento pessoal. É uma experiência e tanto conhecer um país diferente do seu, com cultura e pessoas novas que podem acrescentar em seu aprendizado e fazer de você um estudante ou profissional melhor. Ou seja, pessoas que realizam intercâmbio estão mais capacitadas para suas carreiras, independentemente de quais elas sejam. Uma pesquisa de 2017, inclusive, exibe resultados incríveis sobre isso: 72,7% dos brasileiros afirmam que intercâmbio gera oportunidades de empregos melhores. Se você quer fazer parte dessa parcela, considere fazer um intercâmbio em San Diego, você não vai se arrepender.

Quando você projeta viver uma temporada fora do país, é preciso ter em mente o que você irá fazer por lá para que seu conhecimento ganhe ainda mais suporte. Estamos falando de cursos e experiências que alimentam ainda mais o seu dia a dia em uma cidade diferente. A Internexus, por exemplo, tem programas elaborados para os brasileiros que optam por fazer um intercâmbio na Califórnia. São quatro no total, cada um com a sua metodologia específica e que pode atender você na busca por qualificação. Conheça abaixo quais são.

 1 - Workplace – Trabalho voluntário para ficar craque no inglês

Você busca aprender inglês fluente? E se conseguir aliar esse conhecimento a uma experiência de vida inigualável? É essa uma das propostas que a Internexus tem para seus intercambistas em San Diego. O workplace consiste em um programa de trabalho americano para que os alunos tenham oportunidades de vivenciar a língua inglesa prestando serviços em Organizações Sem Fins Lucrativos. O trabalho é voluntário e pode durar até dois meses, de acordo com o plano investido pelo aluno e com a demanda oferecida pelas ONG’s. São diversos setores de trabalho e, para você, será escolhido aquele tem mais a ver com o seu perfil. Com certeza essa é uma bela iniciativa que você tomará e que trará excelentes resultados!

Intercâmbio na Califórnia

2 - University Placement – A sua chance de ingressar em uma universidade americana

Se o seu intuito é realizar um curso em alguma universidade de San Diego, uma agência de viagem conceituada pode te ajudar. No caso da Internexus, é oferecido auxílio para estudantes internacionais que procuram vagas em boas escolas de ensino superior. É feita uma triagem com cada candidato, como avaliações e entrevistas para poder identificar o perfil e encontrar a melhor oportunidade. Universidade de San Diego, Universidade da California em San Diego e San Diego State University são as faculdades mais requisitadas do estado.

Se você está a fim de um empurrão em sua vida profissional, essa pode ser a hora certa. Só atenção: para conseguir qualquer vaga em universidades dos Estados Unidos ou de outro país onde se fala inglês, é preciso que você tenha sido aprovado no TOEFL. Ele é um exame oferecido através da internet que avalia a capacidade do aluno em se expressar em inglês, além de compreendê-lo no nível universitário. Então se o seu objetivo é ingressar em uma faculdade, procure realizar essa prova antes.

3 - Website building weekend – Crie seu próprio site e ganhe visibilidade

Já imaginou estar em outro país, descobrindo diversas coisas novas, se capacitando em inglês e, de quebra, aprendendo a criar websites? Essa é uma dica poderosa da Internexus para profissionais que contratarem pelo menos oito semanas de intercâmbio em San Diego. Pode ser que esse curso abra seus horizontes quanto a uma nova profissão, a de web designer, ou para ampliar seus serviços, garantindo muito mais visibilidade e prestígio. Além do que você não precisará mais depender de ninguém para montar sua página ou fazer qualquer alteração: independência!

4 - Teacher Trainning - Capacitação para professores

Professores de inglês, esse projeto é destinado a vocês. Quatro meses de intercâmbio garantirão um aprendizado customizado em metodologias modernas do ensino da língua inglesa. É o período ideal para educadores que desejam aumentar seu nível didático, aprendendo a dar aulas mais envolventes e atuais, convocando os alunos a conhecerem mais e mais do idioma. Esse curso, no entanto, tem requisitos como inglês nível avançado, intermediário ou superior e TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages).

E o visto, qual é o melhor para mim?

Não se pode falar em intercâmbio nos EUA sem abordar as palavras "visto" e "permanência". Para quem vai estudar no país e pretende ficar por mais de três meses, recomenda-se a retirada do visto para estudante, disponibilizado em três versões, dependendo de cada perfil. Conheça quais são e suas finalidades:

  • F1: destinado para quem vai fazer cursos universitários e de línguas.
  • M1: destinado a estudantes de cursos livres, vocacionais e/ou não-acadêmicos.
  • J1: destinado a pessoas em programa de intercâmbio ou treinamento.

Este último dá a chance aos intercambistas de participar de variados projetos idealizados pelo governo americano, por universidades ou por empresas de diversos setores. Podem requerer esse visto: Au pair (babás), visitantes do governo, médicos, professores e pesquisadores, estudantes de todos os níveis, no caso de viagem a trabalho de verão, etc.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Mais razões para você fazer um intercâmbio

Acreditamos que você tenha se inspirado bastante a respeito de um intercâmbio em San Diego. Mas para te convencer ainda mais, elaboramos alguns motivos que te impulsionam a fazer esse investimento em sua vida profissional, acadêmica e pessoal. Além do aprendizado do inglês e da experiência adquirida, você pode incluir muito mais benefícios na mala, veja só:

  • Fazer amizades do mundo inteiro: É normal a gente sentir um frio na barriga ao ir para um país desconhecido e sem ninguém. Entretanto, novos amigos não vão faltar para você em poucos dias de estadia em San Diego, e não falo de brasileiros somente, não, mas do mundo inteiro! Fazer intercâmbio é descobrir diversas culturas em um só lugar.
  • Tornar-se mais confiante e independente: em pouco tempo também, além de colegas você vai conhecer também novas formas de ver a vida. Você precisará se virar nesse novo local, afinal, você investiu em um objetivo e precisará arranjar meios de alcançá-lo. Mesmo com a dificuldade da língua no início você precisará se manter confiante para viver o dia a dia e aprender cada vez mais. Além disso, a independência adquirida é algo que não tem preço.
  • Ter histórias para contar: viajar não é só conhecer um novo lugar ou pessoas, é angariar conhecimento, experiência, aquilo que chamamos de “bagagem”. Quem realiza um intercâmbio vivencia inúmeras histórias e isso já é um motivo e tanto para fazê-lo, não é mesmo?

Apronte as malas, San Diego te espera

Neste artigo você pôde conhecer mais sobre San Diego, uma das cidades mais requisitadas para turismo estudantil e profissional da Califórnia e também dos Estados Unidos.

Escolha uma agência de intercâmbio competente, como a Internexus, que oferece um serviço humanizado, ou seja, que coloca o seu aprendizado na frente de qualquer lucro que ela venha a ter. Está esperando o que para colocar seus planos em prática? Qualquer dúvida que tiver sobre intercâmbio, vistos de permanência ou até mesmo sobre San Diego, deixe um comentário para a gente. Boa sorte e até mais!