Home / Blog / Certificação / Microsoft Excel: dicas inéditas sobre planilhas eletrônicas
  • 10/02/2021

Microsoft Excel: dicas inéditas sobre planilhas eletrônicas


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
como aprender excel

As planilhas fazem parte de nosso cotidiano, de uma forma ou de outra. Listas de chamada, tabelas de preços, controles financeiros, são muitas documentações que precisam ser dispostas de forma ordenada para proporcionar mais clareza visual e facilitar o entendimento. Se antigamente recorríamos ao papel e caneta para desenhar esquemas semelhantes, hoje, utilizamos programas de computador com inúmeras funcionalidades, como o Microsoft Excel.

A plataforma, considerada a "menina dos olhos" da empresa de Bill Gates, lidera há mais de 20 anos o mercado de planilhas eletrônicas - não tem para ninguém quando o assunto é inserir dados, fazer cálculos e criar gráficos. Por conta disso, o uso do programa Excel se tornou uma unanimidade nas empresas de todos os portes, que pedem pelo menos o nível básico de conhecimento como pré-requisito para os candidatos às vagas de emprego.

E como aprender Excel é quase que uma obrigação para aprendizes, estagiários e profissionais, surgiram diversas ideias de estudos quanto ao software. Uma delas são as aulas de cursos online com certificado, que são modernos, práticos e seguros.

O Educamundo possui em sua grade o Curso Online Excel - Básico e Avançado, formulado por um setor pedagógico exclusivo. Tal curso online mostra conceitos e técnicas aprofundadas tanto para quem está aprendendo o Excel do início quanto para usuários que já têm uma noção intermediária das ferramentas. Há materiais diferenciados que tiram todas as dúvidas a respeito do programa e preparam os alunos para o mercado de trabalho da melhor maneira possível. 

Que tal estudar em um curso de Excel completo de onde estiver e no melhor horário para você? Isso é possível com os cursos online aqui do portal, basta ter um computador ou tablet com acesso à internet. Essa é a flexibilidade ideal para não prejudicar o andamento de sua rotina diária. Pense nisso.

Para explicar melhor as razões para você se qualificar em nosso curso online de Excel, elaboramos um artigo com muitas dicas e informações pertinentes. Acompanhe!

Microsoft Excel: motivos para se tornar um expert em planilhas

 “Pense em um mundo sem o Excel. Isso é simplesmente impossível para mim”.

Começamos com os dizeres icônicos do atual CEO da Microsoft, Satya Nadella. Para ele, o produto que mais revolucionou a empresa na década de 80, transformando-a na potência que é hoje, não foi o Windows como todos pensam e sim o Excel. O sistema dinâmico de planilhas eletrônicas foi lançado depois de programas como o Visicalc e Lotus 1-2-3, de outras corporações, oferecendo muito mais ferramentas e uma interface atrativa.

Com o surgimento do programa Excel, que a partir da versão 2.0 passou a atender não só o sistema Mac, mas o recém-lançado Windows, os computadores mostraram uma utilidade que antes não era enxergada nem pelas empresas, tampouco pela sociedade em geral. As planilhas e demais programas passaram a fazer parte da vida das pessoas e logo depois para da rotina de inúmeras ocupações.

Não dá para mensurar a quantidade de profissões que podem se beneficiar com a eficiência do Microsoft Excel. Podemos pegar como parâmetro a regra básica de qualquer entrevista de emprego que você faça, que é ter conhecimentos em informática, sobretudo em Pacote Office. Todos os empregadores desejam que seus funcionários saibam trabalhar, pelo menos um pouco, nas plataformas Excel, Word, PowerPoint e por aí vai.

Nesse sentido, quem possui um curso de Excel no currículo pode se considerar apto para concorrer a inúmeras oportunidades. Atualmente, as corporações têm valorizado as pessoas que buscam conhecimentos que possam ser comprovados e aplicados no dia a dia, por conta disso, os cursos online com certificado podem ser uma pedida excelente.

Bom, para que você compreenda a importância de um curso online sobre Excel para sua vida profissional e até mesmo para a organização da vida pessoal, elencaremos seis motivos de você se tornar um expert em planilhas eletrônicas. Veja:

1 -  Aumento de produtividade

Produtividade é uma das palavras de ordem do mundo moderno. Temos tantas tarefas para realizar durante o dia, que é ótimo quando aparecem ferramentas que ajudem a acelerar todo o processo. Recorrer a cálculos manuais, utilizando a calculadora, por exemplo, não é algo muito usual quando se tem o programa Excel para fazer isso por você de modo digital e rápido.

Ordenar listas em ordem alfabética, encontrar dados, fazer gráficos precisos, entre outras atividades também levariam muito tempo para serem feitas sem um sistema informatizado. Felizmente, hoje há como aprender Excel de forma segura, prática e com certificação válida para o âmbito corporativo e acadêmico. O curso online de nosso portal é um exemplo disso, pois dispõe de um conteúdo amplificado, que ensina todas as funções, os atalhos e diferentes macetes que vão ajudar a economizar tempo nos mais diversos trabalhos. 

2 - Facilidade para prever e analisar situações

O programa Excel é uma ótima plataforma para exibir um panorama geral de qualquer que seja o cenário. Em sua vida pessoal, por exemplo, ele pode auxiliar na hora de contabilizar seus ganhos mensais e seus gastos fixos e transitórios. Por meio de cálculos e tabelas dinâmicas, você conseguirá ter uma visão ampla de suas finanças e poderá planejar o futuro com muito mais certeza. Quem está aprendendo o Excel para fins próprios, perceberá quão útil o software pode ser para economizar e conquistar bons resultados.

As previsões e análises, duas das vantagens mais valorizadas por quem busca cursos a distância sobre o programa, também beneficiam o ambiente corporativo. É muito comum as empresas realizarem relatórios para embasar tudo o que acontece em seus setores. A área de recursos humanos pode elaborar pesquisas internas, a fim de descobrir a opinião dos funcionários sobre as condutas da empresa; a de contabilidade, relatórios mensais com números pertinentes às vendas, compras, perdas e todo o fluxo de caixa, etc.

Resumindo, o trabalho desenvolvido em planilhas pode demonstrar a situação real da empresa, facilitando o controle financeiro e a busca por aperfeiçoamento de produtos, serviços e benefícios internos. Realizando um curso online de Excel, você garantirá todos os recursos necessários para dar um upgrade em sua organização pessoal e no dia a dia da empresa na qual trabalha.

microsoft excel

3 - Redução de custos

Com o cenário geral exposto nas planilhas, será muito mais simples perceber os gastos que podem ser cortados ou reduzidos. Tratando-se da rotina de uma empresa, seja ela de qualquer porte, é normal acabar se perdendo quanto às despesas. A expressão antiga "colocar na ponta do lápis", para o mundo moderno, pode ser adaptada para " colocar na planilha do Excel", já que a plataforma se tornou uma das melhores aliadas ao controle financeiro do setor produtivo.

Com os relatórios feitos no Microsoft Excel, os gestores notarão se a empresa está gastando muito com dispêndios fixos, como a água, a luz e até mesmo o aluguel. Nos dois primeiros casos, uma das saídas é adotar medidas de responsabilidade social, organizando-se para economizar tais recursos. Já quanto à locação do imóvel, pode ser a hora de procurar novas possibilidades, um outro local de atendimento que seja mais econômico, por exemplo. 

O que pode ajudar no gerenciamento financeiro é o investimento em cursos a distância sobre essa pauta. Aqui no Educamundo há dezenas de capacitações voltadas a tal nicho, como por exemplo a que aborda a Administração Financeira e Orçamentária‍, ideal para ter um controle total da contabilidade empresarial.

4 - Pode melhorar o relacionamento com os clientes

Como aprender Excel em cursos online pode ajudar no atendimento aos clientes? Bom, não é de hoje que as empresas precisam se reinventar a cada dia para satisfazer e fidelizar sua clientela, mas quando não há um controle nessa etapa do trabalho, todas as promoções assertivas, vendas incríveis e lucratividade podem ir por água abaixo.

Uma ideia bacana para solucionar problemas de gestão de atendimento aos clientes é apostar em um sistema informatizado para elaborar uma estratégia de negócios otimizada. Com o Excel, por exemplo, a empresa poderá criar um banco de dados com todos os seus clientes e fazer dele um histórico com todos os atendimentos realizados, como se fosse um prontuário, mas com estudos e constatações sobre as vendas de sucesso, reclamações, devoluções de produtos, etc.

A partir desse documento, as áreas de marketing e/ou de comunicação poderão fazer uma análise sobre o que os clientes mais gostam da empresa e traçar qual é o perfil de cada um, se empenhando em promover um atendimento personalizado de qualidade. Além disso, um relatório do Excel pode mostrar, a partir do histórico de vendas, quais melhorias a empresa precisa ter em seus produtos e serviços, quais itens têm maior saída, o que precisa ser retirado do estoque, entre muitas outras informações 

5 - Solução para os sistemas comerciais

Muitos gestores imaginam que adotar softwares comerciais para a rotina da empresa irá dar mais credibilidade, segurança e personalidade ao trabalho. No entanto, não é incomum, neste caso, passar aperto com a queda do sistema no meio do dia. Isso causa irritação nos clientes, atrasa a entrega de materiais e, consequentemente, prejudica a rentabilidade corporativa como um todo. E quando um sistema sai do ar, há o risco de perder informações importantes, o que demandará retrabalho.

Além disso, estes softwares precisam ser sempre atualizados e passar por uma manutenção quando ocorre problemas como o citado acima. Geralmente, a desenvolvedora deve ser acionada para solucionar a questão, tentar recuperar dados e instalar novamente o programa nos computadores. Já pensou em quanto tempo se perde resolvendo um problema estrutural?

Se a empresa escolhessem softwares simples, porém, completos e que oferecem portabilidade, não passariam por este tipo de percalço. O programa Excel é uma dessas opções excelentes, pois não é um programa pesado, pode realizar o mesmo trabalho que muitos outros e com a vantagem de poder "sair" do computador onde está. Por meio de pen-drives e, agora, do armazenamento em nuvem, o usuário pode transferir as planilhas já criadas para outras máquinas e compartilhar com quem quer que seja.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

6 - Ótimas chances de receber uma promoção

A maioria das empresas, como já falamos anteriormente, pede que os candidatos às vagas tenham conhecimentos em informática, sobretudo dos aplicativos do Pacote Office. Caso você seja contratado para um cargo no qual só precisa do nível básico em Excel, pode ser a chance de se qualificar ainda mais em cursos online com certificado sobre o programa. Isso vai mostrar que você é um funcionário engajado e pode otimizar os processos internos com o software.

Uma forma de mostrar que você está aprendendo o Excel de vez para os seus superiores, é elaborar relatórios que contenham os resultados mensais ou de outros períodos e situações para eles. Por meio das planilhas repleta de gráficos, cálculos, estimativas, dados ordenados, entre outros, será possível chamar a atenção dos gestores.

Seus superiores perceberão que você, além de dedicado, propõe novas soluções e análises para o trabalho realizado, podendo lhe considerar para um cargo superior. O que acha então de investir em um curso online de Excel para dar um up na carreira?

Aprenda tudo sobre Excel em um bom curso online e faça a diferença

Elencamos somente seis motivos para você elevar seu nível de conhecimento em Excel, mas há muito mais do que isso. As planilhas eletrônicas fazem toda a diferença para o dia a dia pessoal, profissional e acadêmico e não podem ficar de fora de suas competências principais. Aproveite toda a modernidade dos cursos online para aprimorar seu currículo, deixando-o ele pronto para competir às melhores vagas do mercado.

Aqui no Educamundo, você tem a chance de estudar no curso de Excel e em outros títulos do Pacote Master, que abordam temas sobre mais de 20 áreas de atuação por uma taxa única de R$ 79,90. Esse investimento é válido por um ano, sendo que os cursos ficam disponíveis 24 horas e sete dias por semana para seu aprendizado.

Ah! Por aqui há ainda a opção de cursos online com certificado, os quais garantem a comprovação de tudo aquilo que você estudou nas entrevistas de emprego, no preenchimento de horas complementares da faculdade ou até mesmo nas provas de títulos de concursos públicos, caso o edital permita. Vai dizer que não curtiu a ideia? Matricule-se agora em nosso portal e dê um passo à frente em sua carreira.

Esperamos que tenha gostado do artigo e que volte mais vezes para conferir outros materiais. Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um recado abaixo, que responderemos o mais rápido possível. Até breve!

Pesquisar