Entre tantas outras vantagens, a ascensão da internet possibilitou o surgimento de novas formas de empreender. Hoje, é possível abrir uma empresa e tramitar seus serviços e produtos através da web de maneira segura e dentro da legislação. O empreendedorismo no ambiente digital abriu inúmeras portas para aqueles que sonhavam em ter um negócio próprio, mais flexibilidade de trabalho e o poder de organizar sua vida pessoal sem complicações.

Os e-commerces e demais serviços do mundo digital deram um salto na última década, acompanhando o ritmo da globalização e da evolução das tecnologias. Muita gente tem procurado dicas e fórmulas especiais que ajudem a começar um empreendimento em sites, nas redes sociais ou demais plataformas, e felizmente, o que não faltam são cartilhas, eventos e cursos a distância que mostram como aprender a empreender com sucesso.

O Enfoque Capacitação tem como destaque o curso de empreendedorismo, que aborda exatamente este tema. Com um conteúdo expansivo, ele se mostra uma ferramenta excelente para quem precisa se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar para alcançar bons resultados e crescer profissionalmente. Este curso online, bem como todos os que são oferecidos pelo portal, foi desenvolvido por uma equipe pedagógica dedicada à área, que separou os materiais mais atualizados sobre o assunto, para que todos saibam como empreender nos dias de hoje.

Para que você fique mais inteirado sobre tópicos importantes, elaboramos o presente artigo repleto de conceitos, dicas e dados. Além disso, no decorrer da leitura, você conhecerá diferentes cursos online com certificado que podem lhe proporcionar aprendizados indispensáveis para expandir seus negócios na esfera digital. Acompanhe!

Cursos relacionados que podem te interessar:

O que é empreendedorismo digital?

O conceito de empreendedorismo digital é relativamente novo, tendo ganhado força nos últimos 10 anos por conta da popularização da internet. Primeiramente, grandes lojas físicas já conhecidas e estabelecidas, se aproveitaram desse boom digital para vender seus produtos online. Tal sacada aumentou o leque de possibilidades para as empresas e atraiu diversos consumidores.

Depois das multinacionais, como Lojas Americanas, Walmart, Ebay e Amazon, por exemplo, foram surgindo inúmeros negócios pela internet, que vendiam tanto produtos quanto serviços com menor complexidade. No início, ainda havia certa desconfiança com os conhecidos e-commerces, mas com o crescimento dessa modalidade foi-se descobrindo também formas de se proteger contra golpes e de ter certeza que os sites eram seguros.

Hoje, com esse tipo de negócio valorizado pela sociedade atual, muita gente quer saber como ser empreendedor digital. O mercado que se criou em torno desse universo é muito amplo, indo além do simples processo de compra e venda online. Quando se pensa em abrir um negócio na web, agora, é preciso ter domínio geral sobre economia, marketing, comunicação, administração, entre outras áreas que ajudam qualquer empresa a alcançar o sucesso.

Um curso de empreendedorismo como o que oferecemos aqui no portal pode ser uma boa alternativa para aprender tudo isso. Além dele, há outras ideias de cursos que se enquadram neste perfil, como o que ensina Como iniciar seu próprio negócio, vale a pena conhecer.

Vantagens de empreender na internet

Você já deve ter ouvido falar no ditado: "se te derem um limão, faça uma limonada", não é mesmo? Ele cabe perfeitamente à reflexão sobre o porquê do empreendedorismo digital ter se tornado uma das principais opções de trabalho atualmente. Com a crise econômica do Brasil, nasceram cerca de 11 milhões de empresas, lideradas principalmente por pessoas que aproveitaram as oportunidades mesmo em tempos difíceis.

Em um país onde a taxa de desemprego beira os 13%, é fácil compreender porque muita gente busca meios inovadores de ganhar dinheiro. Aliás, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), ter um negócio próprio é o terceiro maior desejo do brasileiro, ficando atrás somente da casa própria e das viagens.

Vamos falar abaixo sobre as quatro maiores vantagens ser dono de uma empresa digital atualmente e de aprender a empreender de forma assertiva em cursos online. Veja só: 

1 - Fácil acesso à internet

Sem dúvidas, a consolidação da internet como principal meio de comunicação é um dos fatores cruciais para a expansão dos negócios digitais. Hoje, mais de 70% dos brasileiros já têm acesso à web através de computadores e mais de 80% por dispositivos móveis. Ou seja, essa nova ferramenta de trabalho é muito mais acessível do que você imaginava. Por meio de um PC ou um smartphone com conexão à internet, é possível criar aplicativos, sites, fazer anúncios, trocas de divulgações, negociações, vendas, compras, promoções, sorteios, entre outros.

É bacana pensar que, ao mesmo tempo que você pode abrir, por exemplo, uma empresa de marketing para atuar home office, consegue se aventurar na divulgação de um e-book ensinando dicas para administrar um empreendimento, ou simplesmente fazer parcerias para aumentar sua clientela. Há uma gama incrível de negócios que podem ser criados e tocados atrás da tela de um computador.

Não há canal mais aberto a novos empreendedores do que a web, da mesma forma que não há espaço mais versátil para consumidores - na internet você encontra de tudo. O curso online sobre Estratégias de Negócios na Internet‍ pode ajudar bastante no processo de criação de uma empresa digital. 

2 - Dinamismo nas negociações

Outra vantagem de se engajar no empreendedorismo digital é a fluidez com que os negócios acontecem. A internet possibilita que os gestores possam resolver problemas e concluir ações de forma muito mais dinâmica do que nas empresas físicas. Sobre isso, um dos pontos mais citados por especialistas no tema é a não obrigatoriedade de se realizar reuniões e demais encontros presenciais, eventos que costumam tomar bastante tempo da gestão de uma corporação.

Seja em uma startup em início de atividade ou em uma empresa já consolidada no mercado digital, poupar períodos de deslocamento vai ajudar - e muito - a aumentar a produtividade do negócio como um todo. Atualmente, há diversas ferramentas para vídeo conferência, como o Google Hangouts e o Skype, que podem ser "uma mão na roda" para tratar de assuntos urgentes ou que não demandam um encontro formal.

empreendedorismo digital

3 - Público maior e mais abrangente

Uma loja de rua precisa focar suas estratégias naquele bairro específico no qual ela se encontra, certo? Com isso, as vendas ficam limitadas a um tipo de público e espaço geográfico, o contrário do que acontece em um negócio gerido pela internet. Ao aprender como ser empreendedor digital em periódicos, feiras e cursos online com certificado, você estará apto para expandir seus horizontes, podendo criar produtos/serviços direcionados para diferentes personas de qualquer lugar do Brasil e do mundo, se quiser.

É importante aproveitar todos os benefícios que a web traz para o crescimento de seu empreendimento. As redes sociais e os blogs são alguns dos artifícios mais utilizados para impactar o público e cada vez mais atrair mais e mais pessoas. Por isso é bacana que, ao começar a empreender, você já crie uma página para seu negócio no Facebook e/ou no Instagram, por exemplo. São mídias que podem dar um up na divulgação de seus negócios, além de aproximar e melhorar o relacionamento com os clientes.

A escolha da melhor rede social para sua empresa vai depender de diversos fatores - fazer um estudo quanto a isso pode ajudar a trazer bons resultados. Todavia, quando se trata de uma corporação criada no âmbito digital, se apropriar de ferramentas deste universo nunca é demais. Marcar presença em diversas redes vai fazer sua empresa ser lembrada constantemente. 

Alie o que você aprender em nosso curso online empreendedor digital a conhecimentos em marketing, publicidade e comunicação. Aqui no portal temos diversos cursos online temáticos que podem ensinar conceitos e técnicas indispensáveis para a expansão de qualquer negócio.

4 - Baixo investimento inicial

Muita gente quer saber como empreender na web, pois os números de investimento e custos operacionais são baixos em relação a uma empresa física. Podemos citar variados cortes de gastos que podem ser feitos já na abertura do negócio. Não haverá, por exemplo, despesas com aluguel, compra ou reforma de um imóvel para executar o trabalho. Um empreendimento digital formalizado, hoje em dia, pode começar a funcionar no próprio ambiente residencial - no que conhecemos por home office.

Algumas modalidades do MEI (Micro Empreendedor Individual) permitem que a pessoa jurídica execute seu serviço sem que haja uma licença imobiliária para isso, ela é dispensada do alvará de funcionamento. Outra sugestão interessante é utilizar os coworkings, que são espaços de trabalho colaborativos, disponíveis em muitas cidades brasileiras hoje em dia. Eles são perfeitos para empreendedores digitais, sobretudo para a realização de reuniões e acerto de novos projetos.

É claro que essas dicas de economia não se encaixarão a todos os casos, até porque há startups que precisam de mais de uma pessoa trabalhando ou também de um ambiente mais formal para receber clientes, por exemplo. O importante é saber que há como poupar quando se está começando.

Viu só como ser empreendedor digital pode trazer inúmeras vantagens para sua vida profissional? Entretanto, vale saber que o sucesso só aparece com muito esforço e aprendizado constante. Os cursos a distância são bons instrumentos de estudo para empreendedores, tanto para aqueles que estão começando quanto para os que já possuem experiência. Nossa dica é que você comece aprendendo no curso de empreendedorismo digital, que é o que mais se encaixam nesse objetivo.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Linguagem e conteúdo

Para ter êxito, não basta saber como empreender. No curso de empreendedorismo digital aqui do portal, você vai conhecer um panorama completo com todos os tópicos relacionados, importantíssimos para que qualquer empresa na internet vá para frente. A linguagem e o conteúdo dos materiais de divulgação, peças publicitárias, textos para blogs, entre outros são alguns deles.

Somar o aprendizado de um curso online empreendedor digital com o adquirido em cursos online de marketing digital é uma ótima tática para se dar bem quanto esses pontos. Esta é uma área recente, valorizada pelo mercado atual e completamente ligada a tudo que é desenvolvido digitalmente.

Seguindo técnicas do marketing digital, o empreendedor, de qualquer ramo que for, consegue identificar seu público, como se comunicar com ele, como atraí-lo e resgatá-lo após uma crise. Atentar-se à linguagem no mundo digital é primordial para que o conteúdo de sua empresa chegue aos clientes e prospects com muito mais eficiência.

A seguir, elencaremos os principais passos para você adotar a linguagem ideal para o seu negócio. Eles são ideais na hora de fazer divulgações de qualquer natureza de negócios na internet e, felizmente, podem ser aprendidos em cursos online:

  1. Definir personas: para alcançar a audiência certa, é preciso descobrir para onde direcionar o seu trabalho. Os especialistas no assunto dão o nome de buyer persona ao cliente ideal para a empresa. Essa persona é criada de forma fictícia para representar o público interessado nos produtos e serviços do negócio em questão. Alan Cooper foi o criador dessa estratégia, que ajuda a otimizar, segmentar e definir quem é o cliente, o que ele faz e quais são suas preferências. 
  2. Testar na prática: descobrindo qual é a buyer persona de sua empresa, você deverá criar conteúdos voltados para ela e testar. Utilize seus canais de relacionamento com o público para estabelecer contatos variados. Publique materiais relevantes nas redes sociais e nos blogs, elabore vídeos que promovam interação, faça promoções ou lançamentos de produtos, entre outros. Veja como seus seguidores reagirão. Eles interagem? Finalizam as compras? Retornam para comprar novamente? Comentam se gostaram do serviço/produto? Indicam para amigos? São muitas ações que demonstram que você fidelizou seus clientes.
  3. Fazer pesquisas: quando se trata de empreendedorismo digital, não podemos apostar em uma mesma estratégia durante muito tempo. Por isso, é bacana realizar pesquisas de opinião com seu público e com outras pessoas para entender quais são as necessidades delas naquele momento, quais se encaixam com o seu negócio, o que elas não gostam de sua empresa, enfim, elabore perguntas que sejam úteis para adequar sua linguagem novamente às personas, que podem ser voláteis.

Aposte no curso online empreendedor digital para entender, de fato, como utilizar as ferramentas corretas para atrair públicos, fazer divulgações, obter lucros e manter o negócio em alta. Um curso online que pode ser eficaz neste caso é o de Marketing, que explora todas as vertentes dessa área do conhecimento, essencial para qualquer tipo de empresa.

Curso de empreendedorismo digital: domine o tema para ter sucesso

Aprender a empreender de maneira eficiente é algo que leva tempo, demanda paciência, muita força de vontade e engajamento. Neste artigo, você pode ver diferentes conceitos e informações pertinentes ao tema, mas que são somente uma prévia do que é exibido no curso de empreendedorismo do portal. Para aprender todos os detalhes, só mesmo realizando esse curso online exclusivo.

Quer saber como ser um empreendedor digital bem sucedido? Faça já sua inscrição no Enfoque Capacitação, e garanta o acesso a diversos cursos a distância do Pacote Master. Você investe somente R$69,90 e pode fazer qualquer capacitação durante um ano inteiro para evoluir profissionalmente, aproveite esta chance!

Não podemos deixar de falar também sobre os cursos online com certificado, que são opcionais. É você que escolhe a melhor carga horária para a sua necessidade - de 5 a 360 horas -, realiza uma prova múltipla escolha para testar seus conhecimentos após o curso online e recebe suas certificação. Com ela, você pode comprovar seus estudos em provas de títulos de concursos públicos, em entrevistas de emprego ou até na faculdade, para preencher as horas complementares obrigatórias.

O que achou do artigo? Ficou com vontade de conhecer mais sobre nosso curso de empreendedorismo digital? Comente abaixo suas impressões e volte mais vezes para conferir outros materiais, esperamos por você. Até uma próxima!