Garantir educação básica e complementar a toda e qualquer criança, independente de posição social, sexo, raça ou demais características e necessidades individuais e coletivas é uma obrigação da Federação. Entretanto, na prática, nem sempre tais direitos são garantidos. Apesar da variedade de cursos online, workshops e palestras serem realizadas abordando este assunto, muitos que estão pleiteando uma posição na área da educação ainda não se deram conta de como os processos de inclusão escolar são importantes e necessários, principalmente às crianças e adolescentes. Ou, ainda, não sabem como fazer valer o direito da educação de qualidade a todos.

Elaboramos este artigo relacionado à Educação Inclusiva justamente para que você saiba, definitivamente, porque os educadores e governos – nas esferas municipais, estaduais e federais – devem criar manter e apoiar projetos educacionais direcionados à inclusão. Acompanhe o artigo na íntegra e entenda o que é Educação Inclusiva, além de seus principais pontos de discussão. Veja, também, como é possível se qualificar para oferecer um atendimento de qualidade às crianças que participam de processos de inclusão através de cursos a distância. Boa leitura!

Educação Inclusiva: ensino de qualidade para todos

Definem-se como público alvo da Educação Especial Inclusiva alunos que apresentam habilidades acima da média ou que possuam deficiências em âmbito intelectual, físico, auditiva, visual ou múltiplo, além de transtorno global do desenvolvimento (TGD).

O conceito principal da Educação Especial Inclusiva é oferecer educação de qualidade a todas as crianças e adultos, incluindo aqueles que possuem deficiências físicas e mentais. Crianças que possuem limitações de audição e fala, cadeirantes ou com síndromes de down e outras, tem o direito de receber o mesmo conhecimento disponibilizado àqueles que não possuem tais deficiências. Em suma, o papel da Educação Inclusiva é transformar a escola em um ambiente para todos e que respeita a diversidade, já que todas as crianças, em algum momento da vida, podem possuir necessidades especiais. E este é o grande desafio das unidades escolares: como promover a inclusão escolar, seja na rede pública ou privada?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases Naionais da Educação (9.394/96), de 1996, o governo deve garantir a educação pública e gratuita aos deficientes. Trata-se de um direito constitucional. O Plano Nacional de Educação (PNE) é o responsável por traçar e definir todas as metas e estratégias que vigorarão na política educacional, durante os próximos 10 anos. Dos 4 grupos de informações que formam o PNE, 3 se relacionam à Educação Especial Inclusiva discutindo:

• Garantia do direito à educação básica de qualidade, com garantia de acesso, oportunidades e universalização do ensino básico;

• Valorização da diversidade e redução da desigualdade;

• Valorização dos profissionais da educação.

As opiniões e teses propostas por especialistas da área da educação são divergentes quanto aos processos de inclusão: enquanto alguns estudiosos defendem a Educação Inclusiva, na qual os profissionais da área da educação, bem como as unidades escolares devem estar preparados para lidar com as necessidades especiais de cada criança; outros entendem que se já é difícil oferecer um bom nível de ensino aos alunos comuns, como garantir que crianças portadoras de necessidades especiais recebem educação de qualidade?

Os profissionais que frisam tal dificuldade enaltecem que, atualmente, é árdua a batalha para garantir o bom ensino em salas de aula superlotadas e com infraestruturas mínimas. E, ao contrário do que parece, a preocupação estende-se aos dois lados: seja para garantir a educação dos alunos comuns, quanto dos alunos portadores de necessidades especiais. Em ambos os casos, os profissionais devem possuir qualificações especiais, tanto através de cursos de extensão universitária, especializações ou cursos online com certificados. Aliás, o Enfoque Capacitação é um dos grandes portais que oferecem o curso de Educação Inclusiva.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Dados importantes sobre a Educação Especial Inclusiva no Brasil

De acordo com o último Censo Escolar da Educação Básica (divulgado em 2016, com dados coletados em 2015), apesar de ainda não ser satisfatório, o cenário da Inclusão Escolar no país segue em uma crescentes favorável: 5 vezes desde o ano de 2003, época em que as primeiras políticas públicas relacionadas à Educação Especial começaram a ser analisadas, discutidas e implantadas. Acompanhe alguns dos dados mais recentes:

1. Em 2015, 751 mil estudantes com necessidades especiais (sejam físicas, sensoriais ou intelectuais) garantiram o direito de se matricular e frequentar escolas regulares.

2. Ao longo do ano, 42 mil escolas foram equipadas com salas de recursos multifuncionais, indicadas para o atendimento de alunos com deficiência. Além disso, 57,5 mil unidades escolares receberam repasses do governo para que fossem realizadas obras básicas de acessibilidade.

3. Em 1.511 cidades, mais de 50 mil estudantes foram beneficiados com o transporte escolar de qualidade, através da aquisição de 2,3 mil veículos adaptados.

4. Visando a qualificação dos professores, foram criados 30 cursos de tradutores e intérpretes de letras na habilitação da língua brasileira de sinais (Libras).

5. Ainda sobre qualificação profissional, as universidades públicas brasileiras disponibilizaram 98,5 mil vagas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento, auxiliando a formação dos profissionais de unidades escolares públicas que trabalham diretamente na educação de alunos com deficiência.

6. Alunos da educação básica com deficiências visuais e auditivas também receberam, ao longo do ano, investimentos em material didático: foram cerca de 114 títulos em braile, mais 523 em formato digital acessível – além de 13 títulos em libras–língua portuguesa e 11 mil exemplares de dicionário trilíngue (libras–português e inglês).

7. Os investimentos na Educação Especial Inclusiva devem quebrar barreiras: fora do espaço escolar, o MEC promoveu a criação de 30 centros de formação de profissionais da educação e de atendimento a pessoas com surdez (CAS) + 55 centros de apoio pedagógico a pessoas com deficiência visual (CAP) – cujos atendimentos são primordiais para o sucesso dos processos e projetos de Inclusão Escolar.

Qualificação profissional na Educação Especial Inclusiva

Para que os profissionais que já atuam na área da educação, ou que pretendem ingressar no mercado de trabalho é interessante salientar que junto aos projetos de formação específica já promovidos pelo Governo Federal, há a necessidade de complementar os processos de qualificação com cursos extracurriculares.

Neste sentido, os cursos EAD são a opção mais acertada: além de capacitarem os professores para atuar com educação inclusiva dentro da sala de aula, possibilitam progressões na carreira (no setor público), complementação de carga horária em cursos de graduação ou formações técnicas e provas de titulação em concursos públicos e processos seletivos – desde que estejam previstos em edital.

Agora que você já sabe o que é Educação Inclusiva, listamos a seguir 6 cursos EAD sobre o tema, que fortalecerão os conhecimentos dos profissionais de educação, auxiliando na elaboração e aplicação de projetos de inclusão escolar. Veja só!

Fundamentos da Educação Especial

Traçada para que pessoas com deficiências físicas ou intelectuais tenham acesso igualitário à educação de qualidade, a Educação Especial somente obtém os resultados esperados quando os profissionais da área de educação conhecem e são sensíveis à vivência das reais necessidades de cada aluno. O curso online Fundamentos da Educação Especial trata exatamente destas questões.

Além de abordar as principais práticas e métodos pedagógicos indicados aos processos de Inclusão Escolar, o curso qualifica os inscritos sobre as principais leis vigentes no país, além de enfatizar as necessidades de formação profissional para o alcance da qualidade no ensino. O cronograma do curso traz temas relacionados à Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e Práticas Educativas.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Educação Especial Inclusiva

Tendo como principal intuito a frequência de alunos com necessidades especiais, físicas ou psicológicas – ou dotados de altas habilidades - em ambientes escolares tradicionais, a Educação Especial Inclusiva deve ser encarada como uma ferramenta que promove o respeito e o amadurecimento acerca das relações sociais. É imprescindível que todos, tanto crianças quanto adultos, compreendam e conscientizem-se sobre a necessidade da inclusão escolar.

O curso Educação Especial Inclusiva permite que os interessados reflitam sobre o que é Educação Inclusiva e também fortalece conhecimentos relacionados à cultura e ao cotidiano escolar. O cronograma aborda também assuntos como o papel do educador no processo de inclusão, direcionamentos para a construção de escolas e projetos inclusivos e metodologias e avaliações.

Educação Inclusiva

Conhecer e entender as principais discussões realizadas em prol da Inclusão Escolar é necessário para que toda a sociedade admita a real necessidade de se construir escolas acolhedoras e igualitárias, prontas para receber toda e qualquer criança, independente de suas condições intelectuais. Crianças com necessidades especiais de aprendizagem, sejam com dificuldades ou habilidades acentuadas, têm direito à educação de qualidade, em condições igualitárias às crianças com níveis comuns tradicionais de desenvolvimento e aprendizagem.

Profissionais e demais interessados que desejam desvendar este cenário encontram em um curso de Educação Inclusiva as respostas para todas as questões. Serão abordados tópicos relacionados às leis e políticas públicas relacionadas à Educação Inclusiva, principais fundamentos, os passos que devem ser seguidos no caminho à Inclusão Escolar e, por fim, os principais obstáculos enfrentados pela Educação Especial no Brasil.

Atendimento Educacional Especializado

Como discutimos no começo do artigo, as políticas públicas relacionadas na Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação preveem que todas as crianças com deficiências físicas, psicomotoras e intelectuais tenham acesso gratuito ao ensino regular de qualidade. Através do Atendimento Educacional Especializado (AEE), as crianças participam do processo de Inclusão Escolar através de atividades pedagógicas especializadas, tanto teóricas quanto práticas.

O curso online Atendimento Educacional Especializado trabalha estas atividades direcionadas à inclusão, qualificando o profissional de educação e demais interessados para a utilização dos recursos de acessibilidades previstos nos projetos. Os inscritos terão acesso a 6 módulos + conteúdos complementares que abordam a progressão na Educação Especial, dificuldades de aprendizagem, leis vigentes, políticas nacionais de Educação Inclusiva e muito mais!

Comunicação Alternativa

Muitas das crianças matriculadas regularmente nas escolas de educação básica, sejam públicas ou privadas, convivem com limitações relacionadas à audição e fala. Para suprir tais necessidades e garantir a comunicação integral destes estudantes, dentro do processo de Educação Especial e Inclusiva, os profissionais devem dominar metodologias que facilitem a comunicação, tanto em âmbito social quanto em âmbito escolar.

Educadores bem qualificados, seja através de cursos de formação ou cursos online com certificados, devem saber como aplicar tais metodologias no dia a dia de alunos com deficiência mental e autismo, por exemplo. O curso online Comunicação Alternativa permite que os inscritos tirem suas dúvidas sobre o braile e a Libras – Língua Brasileira de Sinais, principais metodologias da Comunicação Alternativa. Ao finalizar o curso, os interessados serão capazes de refletir sobre as dimensões da comunicação e todas as possibilidades existentes além  das linguagens oral e escrita.

Deficiência Física

Para atuar com Educação Especial Inclusiva não é necessário apenas ser capacitado para enfrentar desafios relacionados às questões educacionais e pedagógicas. Entender e conhecer em detalhes as limitações de cada criança é essencial dentro do processo de Inclusão Escolar.

 O curso online de Deficiência Física auxilia os profissionais da educação e demais interessados quanto aos tipos, definições e características principais da deficiência física, direitos dos deficientes físicos, acessibilidade e mobilidade. Trata também da necessidade de estruturas físicas especiais para o atendimento destes alunos, bem como a prevenção de deficiências.

Mesmo com todos os avanços demonstrados no Censo Escolar da Educação Básica, bem como as leis e projetos vigentes relacionados à Educação Especial Inclusiva, ainda há muito que melhorar. No Brasil, milhares de crianças com deficiência ainda enfrentam dificuldades nos processos de aprendizagem propostos por escolas regulares. Por esta questão, torna-se muito importante manter times de profissionais bem qualificados, capazes de absorver todas as necessidades educacionais e criar projetos que atendam à esta demanda.

Curso Educação Inclusiva: vantagens do ead

O Enfoque Capacitação pode se tornar um grande parceiro dos profissionais da área da educação. Além dos cursos online de Educação Especial e Inclusiva, o portal disponibiliza, diversos cursos à distância em áreas como Administração, Saúde, Tecnologia, Educação, entre outros. São cursos online com certificados, que capacitam profissionais, valorizam currículos e destacam candidatos em meio a processos seletivos.

Os cursos EAD do Enfoque Capacitação possuem cargas horárias que variam entre 5h e 360h, cabendo aos interessados definir qual das cargas horárias mais se adequam às suas necessidades. O investimento nos cursos online é único: por R$69,90 o aluno tem acesso a todos os cursos à distância do portal, pelo período de 1 ano, diferente da grande maioria dos portais!

Então, pronto para iniciar os estudos e melhorar suas oportunidades profissionais? Inscreva-se no portal, escolha um dos cursos online com certificados que disponibilizamos, seja o curso online Educação Especial Inclusiva ou outro que mais lhe interesse, e trilhe seu caminho de sucesso! Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário que responderemos o mais breve possível!