Os cursos online surgem como novo formato no modelo de educação, acompanhando as tendências e evoluções tecnológicas. Optar por este modelo atende muito bem à necessidade daqueles que têm pouco tempo para realização de tarefas e precisam conciliar com outras atividades diárias. Neste artigo, iremos explicitar o cenário atual das instituições que oferecem cursos à distância, também vamos falar sobre as legislações envolvidas e o papel do Ministério da Educação nesse âmbito. Como funcionam os certificados disponibilizados pelas instituições EAD? É preciso, necessariamente ter reconhecimento do MEC? Continue lendo e descubra as respostas para estas perguntas.

EAD e o cenário atual no país

Segundo o Ministério da Educação, das 3,3 milhões de pessoas matriculadas no Ensino Superior, entre 2003 e 2013, um terço estavam inseridas no ensino à distância. Em comparação ao ensino presencial, o valor é bem abaixo do mercado e a qualidade do ensino não é comprometida, dessa forma, muitas pessoas preferem essa modalidade. Além disso, é possível estudar no conforto de sua casa e gerir o seu próprio tempo de estudos.

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) apresenta ainda um complemento para as pesquisas do MEC: dentre estes cursos à distância, a modalidade de cursos livres é a mais comercializada. De um total de 25.166 dos cursos EAD, 19.873 são da modalidade de cursos livres.

Essas pesquisas apontam que, no cenário atual, os profissionais estão cada vez mais em busca de capacitação para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho e acrescentar conhecimento e experiência em sua formação acadêmica através de cursos EAD. Tal comportamento pode estar relacionado com a exigência das empresas e organizações, que procuram nas pessoas para integrar suas equipes, colaboradores que não se acomodam apenas com um curso superior. 

Cursos relacionados que podem te interessar:

Cursos Livres de Formação Continuada e legislações

Aqui no Enfoque Capacitação são disponibilizados Cursos Livres de Formação Continuada que integram a Educação Profissional nas modalidades capacitação, atualização e aperfeiçoamento. As legislações que permitem o funcionamento de tais cursos são a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999. Mas o que dizem essas leis de fato? Elas preveem que as demandas de atualização, capacitação e aperfeiçoamento de profissionais poderão ser atendidas por meio de cursos ou programas de livre oferta. Ou seja, é permitida, por lei a comercialização desses tipos de cursos.

Qual é o papel do MEC nesses casos?

O Ministério da Educação tem por principal função realizar a regulamentação de cursos de graduação e pós-graduação de acordo com as leis vigentes no país. Já os cursos de ensino básico, fundamental e médio são de responsabilidade das Secretarias de Educação de cada Estado. Mas e em relação aos cursos livres? Para essa modalidade de ensino à distância, não se aplica o reconhecimento pelo Ministério da Educação.

Muitas pessoas atrelam reconhecimento do MEC à confiabilidade das instituições de ensino, no entanto, o órgão não tem a função de legislar sobre eles. Nesse sentido, você deve procurar a credibilidade no histórico da instituição que você pretende se matricular, na qualidade do conteúdo fornecido, segurança das certificações que pretende adquirir e, claro, no atendimento que receberá desde o momento de realização da matrícula.

Agora, sabendo do da função dos órgãos e legislações que normatizam os cursos online, você deve se perguntar: realmente preciso de um curso regulamentado pelo MEC?

É preciso que o aluno sempre verifique as especificidades de cada edital e também confira com a empresa ou instituição recebedora da certificação, quanto à aceitabilidade de certificados de cursos livres nas modalidades capacitação, atualização ou aperfeiçoamento. Caso não tenha nenhuma especificação ou restrição sobre esses cursos, a resposta para a pergunta é a seguinte: não, você não precisa de um curso regulamentado pelo MEC. No entanto, é preciso ficar de olho em alguns pontos:

1.    Observe se a instituição que pretende se matricular é realmente séria.
Faça uma pesquisa detalhada nas redes sociais da organização que disponibiliza estes cursos online, o número de inscrição na Associação brasileira de Ensino à Distância e até mesmo o número do seu CNPJ.

2.    Os certificados que esta instituição oferece são aceitos?
Se os certificados não forem aceitos em todo território nacional, nem compensa realiza-los. Imagine que apareceu uma super oportunidade de trabalho fora da sua cidade e você precisa comprovar experiência na área apresentando o seu certificado de cursos online. Se esse certificado não for aceito em outros estados, você passará vergonha, não é mesmo? Desconfie também se estes certificados são fornecidos muito rapidamente. Devemos ficar de olho nas propagandas que tem como mote os certificados rápidos ou na hora.

 

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

3.    Por fim, verifique se os certificados são realmente seguros.

Todo certificado deve ser emitido por uma instituição idônea e deve apresentar um número de registro ou um código de segurança. Certifique-se que em seu certificado irão constar essas informações.

4.    Tome muito cuidado com empresas que fornecem cursos online grátis.

Várias instituições fornecem esse tipo de serviço de maneira gratuita, no entanto, qual a credibilidade que essas instituições têm? Essa é a pergunta que se deve fazer. O barato pode lhe sair muito caro. Toda empresa gera gastos e para oferecer educação de qualidade é preciso de um investimento.

Seguindo esses passos, você verá que o reconhecimento vai muito além de uma regulamentação por um órgão. O reconhecimento está relacionado às empresas que fornecem os cursos à distância e ao modo como elas disponibilizam este serviço.

Vantagens dos cursos EAD no Enfoque

No Enfoque Capacitação, garantimos que o aluno terá acesso a um conteúdo de qualidade e a oportunidade de garantir a certificação mais respeitada do mercado de trabalho. Você pode utilizar os certificados de cursos online oferecidos pelo Enfoque para as seguintes finalidades:

·         Conquistar progressão na carreira;

·         Somar pontos em provas de títulos de concursos públicos;

·         Conseguir créditos extras em atividades complementares para a faculdade;

·         Apresentar em processos seletivos para comprovar experiência;

·         Enriquecer o seu currículo.

Portanto, sempre pense nisso: se posso ter acesso a um conteúdo completo e de qualidade, fornecido por uma instituição que tem expertise em cursos online e tecnologia, vou realmente trocar tudo isso por que a modalidade de cursos fornecida não se aplica à regulamentação pelo MEC?  

Comente abaixo como os certificados em cursos online contribuíram para a sua carreira profissional ou acadêmica e não deixe de continuar na busca por conhecimento.