A principal causa do fechamento prematuro de empresas é a falta de conhecimento, por isso é necessário estar atento às informações que estão em Cursos Online, matérias interessantes de revistas especializadas, Cursos Livres, Programas Governamentais de Apoio aos empresários, e todas estas informações vão unir-se à própria pesquisa feita pelo novo empresário para poder dar início ao seu negócio. Mas acredite, tem empresário que nem a pesquisa inicial faz, e assim fica difícil defender uma ideia, não é mesmo? Quanto mais sobreviver ao agressivo mundo dos negócios.

Começar o próprio negócio é uma realização pessoal, profissional e ao mesmo tempo um grande desafio. Com a situação econômica delicada do Brasil, a criatividade e a inovação afloram nos empreendedores e muitos partem para o início do próprio negócio. No entanto, a criatividade e a inovação não bastam para que um negócio dê certo. Observe que, enquanto você lê esse artigo, várias empresas estão abrindo, mas somente 47% dos novos negócios vão permanecer mais de 5 anos no mercado. 

Você sabia que o Brasil é destaque internacional quando o assunto é empreendedorismo, com uma média altíssima de empreendedores? Sim, são 34 empreendedores a cada 100 cidadãos adultos, uma média muito maior que vários países como os Estados Unidos, por exemplo. A concorrência é grande, o segmento é movimentado, e portanto, para que tudo corra bem, é essencial que o novo empresário tenha conhecimento, não só do seu produto ou serviço, mas de diversas técnicas importantes para qualquer empresário.

Para um empreendedor, informação nunca é demais, desde que seja a informação certa. A lista abaixo traz as melhores informações para quem está começando. Quem já começou seu negócio, mas que está passando por dificuldades, também vai encontrar informações preciosas.

1 - Como iniciar seu próprio negócio

Ter uma ideia é apenas o primeiro passo. Uma ideia precisa ser desdobrada em várias ações para que você possa trilhar o caminho certo, sem o risco de fazer parte das estatísticas negativas.Você sabe quais serão as necessidades que o seu negócio vai atender? Porquê seu negócio deve existir? Qual a missão da sua empresa? Essas e muitas outras questões importantes para começar o próprio negócio e as respostas estão neste Curso Online Como Iniciar Seu Próprio Negócio. Informações básicas, mas que podem ser deixadas de lado com a empolgação inicial do negócio vão fazer a diferença para sua empresa, inclusive abordando diretamente a atitude empreendedora, as habilidades que são necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso, e também o perfil geral de um bom empreendedor. Você entenderá o passo a passo burocrático para abrir sua empresa, e já terá as principais fórmulas que o ajudarão a planejar financeiramente seu negócio. Por exemplo, um ponto muito importante para qualquer empreendedor é a separação do caixa pessoal do caixa da empresa, organizando de maneira adequada as retiradas para não prejudicar o andamento do negócio. Regras de outro como esta são fundamentais para um começo tranquilo e sem atropelos, explorando oportunidades e com uma consciência clara de todos os riscos que o seu novo negócio oferece.

2 - Plano de negócios

Certamente esse é o primeiro e fundamental passo para dar andamento a qualquer empreendimento. O Curso Online Plano de Negócios mostrará que essa é a principal ferramenta de orientação, uma verdadeira bússola que o novo empresário deverá usar para seguir na direção certa no seu segmento, tomando decisões baseadas em dados verdadeiros, sem achismos ou intuições que podem levar este empresário ao fracasso antes mesmo de começar a tirar seus primeiros tostões da nova empresa.  O novo empresário deve ter o domínio da elaboração, da construção do Plano de Negócios de maneira efetiva. O Plano de Negócios exige uma pesquisa antes da sua elaboração completa, e você terá que usar de criatividade na execução e tomada de decisão para as melhores práticas das etapas iniciais do novo negócio. O plano de negócios deve ser simples, prático e consultado a todo momento no desenvolvimento da empresa.

3 - Empreendedorismo

Você sabe o que é ser empreendedor? De maneira geral, ser empreendedor é ter a disposição para idealizar, coordenar e realizar projetos, criar produtos, serviços, empresas, novos negócios, promover mudanças em negócios já existentes, ou ainda ideias que façam melhorar a vida da sociedade, não necessariamente como empresário.

Mas nos últimos tempos, o termo “empreendedor” ganhou uma importância maior na sociedade, afinal empreendedores são os verdadeiros grandes geradores de emprego, os impulsionadores da economia, e também criadores de ideias que podem gerar novas atitudes a partir da comercialização de produtos, de serviços. O empreendedorismo é amplamente incentivado em muitos lugares pois nele está a grande possibilidade de geração de emprego e renda, a inovação traz novas possibilidades para novos fornecedores também atenderem novas demandas. Steve Jobs e Bill Gates hoje são hoje empreendedores cujas ideias estão inseridas no nosso cotidiano e quando o assunto é tecnologia, quase tudo está relacionado a algo que possui a marca de um deles. No Curso Online Empreendedorismo, você conhecerá as diversas modalidades de empreendedorismo, saberá em qual delas você melhor se encaixa e terá mais informações e detalhes sobre a atividade empreendedora, como inovação, criação de negócios, a identificação de oportunidades e muito mais.

Cursos relacionados que podem te interessar:

 

4 - Liderança

Ainda há quem pense que a liderança é algo ligado à comando e chefia. Um grave engano, pois o líder moderno dever estar longe de ter as atitudes convencionais de chefia, pois se decidir adotar essa postura, corre o risco de ser abandonado em seu empreendimento, ou que seus “comandados” possam, literalmente, pôr abaixo seu negócio. Conduzir equipes com carisma e competência é uma tarefa que demonstra talento de quem aprendeu a liderar, e esse é o aprendizado que o Curso Online Liderança proporciona. O empreendedor, além de criativo e inovador, também vai demonstrar conhecimento de mercado, capacidade de negociação, argumentos consistentes e capacidade de motivação para sua equipe. Mais importante ainda é ser também um bom formador de líderes, com capacidade de distribuição e delegação de tarefas, fazendo a equipe produzir melhor sem os dramas da centralização desnecessária de tarefas e decisões. Grandes líderes servem de exemplo aos empreendedores, e uma das características comuns a todos eles é que “desperdiçaram” muitas horas com o aprendizado sobre o assunto que estavam tratando. E você, vai encarar?

5 - Comunicação Empresarial

É preciso deixar bem claro que comunicação não é a Propaganda da sua empresa. A propaganda é apenas parte da comunicação empresarial. No Curso Online Comunicação Empresarial você verá que ela engloba todos os ambientes, desde a redação dos seus e-mails, passando pelas mídias e redes sociais, o uniforme dos funcionários, a relação com os recursos humanos, os comunicados internos, a postura comunicativa e a linguagem que será usada no seu negócio. Também agrega a comunicação interna da empresa, aquela que é fundamental para que tudo seja cumprido de acordo com o planejamento e os processos da sua empresa, sempre visando a velocidade certa e a qualidade da informação. O bom empreendedor está sempre atento aos detalhes mínimos onde sua marca está inserida, e se comunica com eficácia para que a mensagem do seu negócio conquiste seu público, sem deixar de lado as questões éticas que envolvem a Comunicação Empresarial.

6 - Marketing

Para que um novo negócio tenha êxito é importante perder as noções equivocadas disseminadas pelo senso comum a respeito do Marketing. Marketing não quer dizer “vendas”, tampouco “propaganda”, são coisas distintas. No Curso Online Marketing você verá que o marketing é o conjunto de estratégias que levam o produto a “se vender” para o seu público-alvo, aquele que está inserido no seu plano de negócios. As grandes ideias do mercado talvez nem fossem tão grandes assim se não fossem utilizadas as poderosas ferramentas estratégicas de marketing. Para garantir o sucesso do seu negócio, a satisfação do seu público-alvo, a fidelidade do seu público interno, a consolidação da sua marca e muitos outros benefícios, o seu Plano de Negócios deverá estar obrigatoriamente alinhando à estratégia de Marketing. É deste planejamento que terá origem sua comunicação, o alinhamento com as necessidades dos consumidores, as melhores maneiras de apresentar e entregar o seu produto ou serviço, visando a facilidade da venda ao consumidor final.

7 - Vendas no Varejo

O varejo é um setor do mercado que sofreu muitas mudanças nos últimos anos. A atratividade, facilidade e baixo custo das vendas na internet mudou o conceito de vendas a varejo. Lojas, supermercados, padarias e todo tipo de negócio varejista tiveram que se adaptar a um consumidor antenado, exigente e uma concorrência cada vez maior. No Curso Online Vendas No Varejo você saberá a importância de estar sempre atento às novidades, saber como identificar pontos fracos e pontos fortes do seu negócio, quais as oportunidades que devem ser exploradas neste segmento, a escolha adequada do mix de produtos para cada situação e público, além evidentemente de atuar com ênfase nas promoções e marketing de varejo, com estratégias bem definidas para alcançar rapidamente uma fatia de mercado segura para garantir a sua permanência no seu segmento.

8 - Vença desafios com Criatividade

Quem está começando um novo negócio acaba de passar por um processo criativo. Imaginou a situação, identificou uma necessidade no mercado e chegou a um produto ou serviço que agora é o seu negócio. A criatividade será necessária em quase todos os momentos da sua vida empreendedora. É preciso ser criativo não apenas para lançar novas ideias e conceitos, mas também para administrar recursos, melhorar processos, resolver conflitos e problemas, negociar com criatividade e principalmente agradar clientes e colaboradores. No Curso Online Vença Desafios com Criatividade, você verá que a criatividade pode ser estimulada e desenvolvida, há processos de criação para várias situações do cotidiano empresarial, e todos esses processos tornam a possibilidade de acerto no empreendimento muito maior, com o exercício e a prática de novas ideias para o seu segmento de mercado.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
 

9 - Administrando melhor o tempo

O tempo pode ser um aliado, mas também um grande vilão para qualquer empreendedor. Nos momentos iniciais do negócio, uma boa administração do tempo é vital para que todos os processos possam acontecer de maneira saudável, tanto para o empreendedor, quanto para os colaboradores, e também para as finanças do negócio. No Curso Online Administrando Melhor o Tempo você descobrirá que é preciso identificar os “ladrões” deste precioso recurso que é o tempo, tomar muito cuidado com a confusão que existe entre atividade e produtividade, como analisar e organizar uma agenda de maneira que ela seja realmente produtiva, as armadilhas da distração, fatores que tomam tempo demais em todos os processos de setores da empresa. Todos esses elementos estão interligados de maneira que a atividade do empresário não seja somente “apagar incêndios” e que sobre tempo para a tomada de decisões, criação, planejamento e também para o seu lazer.

10 - Gestão de Pessoas – Fundamentos Essenciais

No início de um novo negócio, dificilmente o empresário deixará de lidar diretamente com as rotinas de Recursos Humanos, principalmente no que diz respeito à Gestão de Pessoas. No Curso Online Gestão de Pessoas – Fundamentos Essenciais você entenderá que espera-se de um líder a postura ideal no trato com seus colaboradores, uma boa convivência e a manutenção correta das rotinas e processos, inclusive com as práticas de Recrutamento e Seleção. No cotidiano a gestão de pessoas é fundamental para identificação das melhores características de cada trabalhador, para que se possa explorar ao máximo o potencial de cada funcionário, inclusive para a identificação de novos líderes e capacitação de novos talentos que venham a surgir em consequência da estabilização e crescimento da empresa.

É importante observar que estes cursos online são feitos estrategicamente pensando nas principais áreas vitais da maioria das empresas. Estão reunidas nesta lista informações importantíssimas para a sua plena compreensão sobre a administração de um novo negócio, os desafios, as rotinas, as questões governamentais e políticas que podem influenciar seu empreendimento. Os conteúdos de caráter mais particulares como os ligados ao empreendedorismo, motivação e criatividade são fundamentais para que você não desanime e não perca de vista os objetivos que você traçou quando decidiu entrar para o mundo dos corajosos empreendedores brasileiros. E você pode explorá-los à vontade durante um ano inteiro e com apenas uma taxa de matrícula!

Gostou dos cursos? Conte para nós quais cursos escolheu e também aproveite para contar qual negócio abriu ou está abrindo, suas ideias e experiências são muito bem-vindas!

Bons Negócios!