Uma pesquisa oficial do Ministério da Educação, realizada entre entre 2003 e 2013, apontou que das 3.3 milhões de pessoas matriculadas no Ensino Superior no Brasil, 1.1 milhão estavam inseridas no ensino à distância. Os dados da pesquisa afirmam: os cursos online vem crescendo exponencialmente nos últimos tempo.  De 2013 pra cá, esse número pode ter aumentado consideravelmente. Mas qual é o motivo desse crescimento? Saiba tudo sobre o funcionamento dos cursos online e confirme que a tendência nos próximos tempos será a mescla da modalidade online com a presencial.

Sobre os cursos online no Brasil

Atualmente são consideradas duas modalidades de ensino: presencial e online. A presencial é ilustrada pelos modelos tradicionais, onde professor e aluno ocupam o mesmo ambiente de sala de aula. Na modalidade EAD, os alunos estão separados fisicamente e a mediação do aprendizado é feita através da tecnologia e por um dispositivo, seja o smartphone, tablet ou computador. A modalidade presencial não consegue acompanhar o crescimento populacional e instituições federais e estaduais não possuem verba para bancar e manter faculdades e universidades em todo território nacional.

Um outro aspecto é que o avanço tecnológico permite que os alunos não percam mais tempo se deslocando até os centros de ensino. Ou seja, é possível estudar os conteúdos da sua própria casa. Essa modalidade permite atender diversas demandas da sociedade, como os cursos profissionalizantes, os cursos de capacitação e outros.

A modalidade cursos livres

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) também realizou uma pesquisa sobre o cenário atual dos cursos online no país e constatou que a modalidade mais comercializada é a de cursos livres. De um total de 25.166 dos cursos de ensino à distância, 19.873 são da modalidade de cursos livres. Mas o que são os cursos livres?

Estes cursos estão enquadrados na modalidade de ensino não formal e podem ser ofertados para capacitação, atualização ou aperfeiçoamento. São os cursos que você pode utilizar para complementar carga horária com créditos extras na universidade, somar pontos em provas de títulos de concursos públicos, apresentar para progressão na carreira, comprovar experiência em determinadas áreas, turbinar o seu currículo e em várias outras ocasiões.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Essa modalidade é permitida por lei?

Os cursos livres possuem várias legislações de amparo, são elas: Lei de Diretrizes e Bases - LDB - Lei 9394/96, Art.40, CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25 e o Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º. Essas leis garantem que os cursos livres sejam comercializados e incentiva as instituições a oferecerem conhecimento a todos os cidadãos. Cumprindo, também, o que prevê a Constituição Federal, artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

No Enfoque Capacitação, disponibilizamos essa modalidade de cursos online com o compromisso de mudar positivamente a vida das pessoas através do ensino de qualidade que fornecemos, sempre é claro com o objetivo de ajudar e desenvolver pessoas.

Você pode reparar que até o momento não citamos o Ministério da Educação para esta modalidade de ensino à distância. Isso é porque o MEC não legisla sobre os cursos livres. É preciso explicitar o papel desse órgão federal para compreender o motivo. O Ministério é responsável por tratar, de forma geral, da política nacional de educação, no entanto, ele somente fiscaliza os cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos técnicos profissionalizantes e cursos do ensino médio são responsabilidade das Secretarias de Educação dos Estados. Ou seja, não é de responsabilidade do Ministério da Educação autorizar ou fiscalizar a modalidade de cursos livres em capacitação, atualização ou aperfeiçoamento.

O crescimento dos cursos online

Voltando nas pesquisas que mencionamos acima, é possível perceber que, no cenário atual, os profissionais estão cada vez mais em busca de capacitação para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho e acrescentar conhecimento e experiência em sua formação acadêmica. Tal comportamento pode estar relacionado com a exigência das empresas e organizações, que procuram pessoas cada vez menos acomodadas e que estejam em constante busca por sucesso. Devido a isso e outras vantagens - que iremos mencionar logo mais - é que existe uma forte tendência das instituições que oferecem cursos presenciais em mesclar as modalidades de ensino, uma vez que o sucesso dos cursos online é inegável.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Vantagens do ensino EAD

Além de tudo o que já foi dito sobre as vantagens dos cursos online e compreendido sobre o funcionamento dessa modalidade, listamos alguns pontos que você precisa saber:

  • Custos. O investimento em cursos online é bem abaixo se comparado ao ensino presencial. A qualidade, porém, não fica comprometida, dessa forma, muitas pessoas preferem tem optado pelo ensino a distância. É possível praticar preços mais baixos no EAD porque as instituições necessitam de uma infra estrutura menor para disponibilizar e manter a qualidade no ensino, com isso o custo diminui e os cursos podem ser disponibilizados aos alunos por um valor mais acessível.
  • Segurança. Um aspecto importante na hora de optar por essa modalidade é a segurança. É muito mais seguro estudar no conforto de sua casa, principalmente se você mora nos grandes centros urbanos, onde a incidência de crimes é bem grande. Não precisar sair de casa, é bem cômodo, seguro e conta muito ao optar pela modalidade de cursos online.
  • Flexibilidade. Os materiais dos cursos, no Enfoque Capacitação, ficam disponíveis para acesso 24 horas por dia e todos os dias da semana. Ou seja, você pode acessá-los quando quiser. Dessa forma, você pode gerir o seu próprio tempo de estudo e conciliar com outras atividades, seja o trabalho, cuidar da família ou da casa e outras. Com a rotina corrida que levamos, os cursos online são ótimas alternativas. Você não precisa ter mais que 24 horas no dia para realizar todas as atividades e ainda ter tempo para descansar.
  • Acesso facilitado. Essa modalidade permite que você não tenha que gastar horas intermináveis dentro de um ônibus lotado ou no estresse do trânsito se deslocando para uma instituição física. Além disso, pessoas que moram em regiões afastadas conseguem ter acesso à educação, mudando positivamente o quadro de brasileiros que possuem curso superior, experiência comprovada ou até mesmo na taxa de analfabetismo no país.

Apesar das várias vantagens mencionadas, como tudo na vida, é preciso esforço e dedicação. Não adianta nada ter acesso aos melhores cursos online sem que você sente na frente da tela do computador, celular ou tablet e estude.

Não fique de fora da modalidade que mais cresce no país, faça sua matricula e conquiste sua capacitação, atualização ou aperfeiçoamento com os melhores cursos online do Brasil. Em caso de dúvidas sobre a modalidade que oferecemos ou sobre qualquer assunto que tratamos neste artigo, pode comentar abaixo. Conte também sobre sua experiência no ensino à distância.