Reza a lenda que segunda-feira é o dia da preguiça. Afinal, no primeiro dia útil da semana geralmente ainda estamos voltando à rotina, com mais tranquilidade e sentindo falta dos dois dias de folga. Porém, é preciso foco: temos pouco tempo pra entrar nos eixos novamente e começar a produzir, independente do cenário: seja nos cursos online de qualificação, home-office ou outros compromissos. O fato é: muito do nosso sucesso nesses projetos está diretamente relacionado à produtividade (ou a falta dela). Não tem outra: quem procrastina, não se concentra e perde o foco facilmente sentirá um impacto negativo nos resultados. A regra é clara: ou você se torna mais produtivo e aproveita de forma inteligente todas as brechas do dia a dia ou o seu rendimento será comprometido.

Sobre produtividade entendemos muito bem. Selecionamos em nosso artigo de hoje várias dicas de como ser mais produtivo e extrair o melhor dos cursos EAD. Além de conhecer técnicas capazes de potencializar os seus estudos, listamos para você alguns cursos a distância sobre como administrar o tempo. Acompanhe na íntegra e descubra como ter mais tempo para realizar seus cursos. Pronto para começar? Boa leitura.

Como ser mais produtivo?

Faça um planejamento na noite anterior

Quando você acorda sem o mínimo conhecimento sobre o que acontecerá no dia seguinte, o desespero pode bater. Afinal, são poucas horas disponíveis para dar conta de leituras, videoaulas, textos etc. Para que você durma tranquilo e levante já sabendo o que deve ser feito é fazer um planejamento diário, mas na noite anterior. O ideal é reservar de 15 a 20 minutos antes de dormir para colocar no papel todos os compromissos e tarefas a serem executadas ao longo do dia seguinte.

Acredite, este planejamento diário pode parecer ínfimo, mas facilitará a conclusão de todas as suas metas a curto, médio e longo prazo. Manter a agenda organizada deve ser uma rotina permanente.

Execute as tarefas menos prazerosas pela manhã

Nem sempre todas as disciplinas de cursos online são totalmente atrativas. Mesmo que você esteja realizando cursos que são relacionados à sua área de atuação, às vezes podem surgir conteúdos nem tão prazerosos assim, que acabam desestimulando a aprendizagem e, o pior, compromete o foco e o comprometimento com as aulas.  

O ideal, neste caso, é estudar os conteúdos ‘mais chatos’ na parte da manhã, período do dia em que temos mais disposição e a nossa mente está livre e mais fresca para receber a carga de matérias que não agradam tanto. Também podem entrar nessa estratégia os conteúdos que o aluno sente mais dificuldade de concentração e entendimento.

Faça listas

Você já ouviu falar nas ‘to-do- lists’? Traduzindo para o português, são as chamadas listas de tarefas. Nelas, você deve inserir todas as atividades que deverão ser cumpridas ao longo dia. Quando temos todos os compromissos à vista, torna-se mais simples cumpri-los - uma vez que deixamos de perder tempo com o que não é tão importante e focamos as ações nas atividades realmente necessárias. Se você estuda, por exemplo, é claro que não gastará 100% do seu tempo fazendo cursos 24 horas por dia, certo? É preciso se organizar para dar conta de todas as tarefas.

Existem muitas maneiras de fazer a sua lista de tarefas, depende - é claro - do seu estilo e disponibilidade. Muitas pessoas preferem escrevê-las manualmente e deixá-las na porta da geladeira (local bem visível e perceptível, já que uma das primeiras coisas que fazemos pela manhã é abrir a geladeira); outros preferem organizar as tarefas em agendas tradicionais ou planilhas eletrônicas via Excel. Muitos também criam suas listas no próprio smartphone, de forma bem livre. Porém, quem gosta mesmo de tecnologia e praticidade, pode apostar nos aplicativos para Android, iOS e Windows Phone. Wunderlist, Todoist, Any.do e Google Keep são alguns exemplos disponíveis para smartphones e desktop.

Dica importante: é essencial que ao criar a sua lista de tarefas, você considere um volume de atividades humanamente possível de ser cumprido. De nada adianta ter uma lista com 20 tarefas, sendo que não será possível concluir nem 50% delas.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Descubra de que forma você aprende mais

Quando falamos em cursos online, falamos sobre metodologias de aprendizagem direcionadas à alunos que não contarão com o suporte oferecido pelos professores dentro de uma sala tradicional presencial. Por isso, as principais plataformas de cursos EAD focam seus processos de ensino na metodologia de autoaprendizagem, na qual o aluno pode gerir o seu desempenho ao longo do curso. Nesta metodologia, o inscrito não é submetido a prazos para conclusão de cada curso ou módulo. Enquanto tem acesso aos materiais de estudo, ele mesmo se auto avalia e reflete se está apto a passar para o próximo conteúdo.

Apesar de ser uma metodologia que estimula a aprendizagem e o desenvolvimento, é preciso mais: cabe ao aluno testar e encontrar qual a melhor forma de fixar o conteúdo e compreender todas as informações disponibilizadas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) através de vídeos, links, artigos ou livros. Existem algumas pessoas que estudam melhor escrevendo (e reescrevendo - quantas vezes forem necessárias) os conteúdos trabalhados nos cursos; outros se dão melhor apenas ouvindo e assistindo áudios e vídeos. Ainda há aqueles que memorizam mais facilmente os principais tópicos e anotam apenas ideias principais. Também existe o grupo dos que apostam na leitura como técnica de aprendizagem.

Vai de cada um. Mas para que seu dia de estudos seja ainda mais produtivo é preciso chegar neste resultado e definir como você aprende mais e melhor.

Defina prioridades

Prioridades são tudo nessa vida, e você deve defini-las muito bem. Quem não tem todas as prioridades do dia bem claras corre um sério risco de procrastinar, ou seja, gastar seu tempo produtivo em atividades indispensáveis e que quase sempre não trazem nenhum benefício ou vantagem.

Listar sua prioridades não é apenas ter em mente o que você precisa fazer ao longo do dia. É preciso também refletir o motivo pelo qual você deve concluir aquela atividade e quão grande será o impacto positivo na rotina se você a fizer - e, claro, negativo se não a fizer.

Faça meditação e alongamentos

Principalmente em cursos EAD, engana-se quem pensa que estudar sem descanso é sinônimo de produtividade. Pelo contrário, quanto mais longa for a rotina de tarefas ao longo do dia, menos produtivo você será. Cansaço, dores musculares e dor de cabeça, por exemplo, não são amigas de ninguém. Para evitar estes contratempos, meditações e alongamentos, seja antes de iniciar os estudos ou ao final das tarefas, te ajudarão a enfrentar os obstáculos com mais leveza e tranquilidade.

Uma boa caminhada diária de 1 hora também é uma grande aliada da produtividade. Quem a pratica de forma rotineira logo no início da manhã, por exemplo, acaba tendo mais motivação e disposição - que se estende ao longo do dia.

Evite distrações

Redes sociais, smartphones e notificações de e-mail: os grandes vilões da produtividade. Estamos totalmente conectados. Mesmo sem perceber, quase nunca conseguimos ficar longe dos gadgets, plataformas, perfis e aplicativos. Mas, se precisamos ter concentração, focar na execução das tarefas e cumprir objetivos, é necessário se controlar.

Trazemos aqui algumas dicas que te ajudarão a evitar as distrações enquanto faz seus cursos online com certificado:

  • Mantenha o smartphone longe do seu campo de visão.

  • Deixe o aparelho sempre no silencioso (não vale colocar no vibra).

  • Desative todas as notificações de redes sociais, e-mails e demais aplicativos.

  • Defina períodos fixos para visitar os seus perfis, checar e-mails etc.

  • Esclareça aos familiares que durante as horas ‘x’ e ‘y’ você está estudando ou trabalhando; serão menores as chances de ser citado no grupo de família do Whatsapp, por exemplo.

Cursos 24 Horas

Abuse de técnicas de concentração

Mesmo com toda a organização e planejamento do mundo, há quem ainda não saiba como organizar seu tempo. E os motivos podem ser muitos, com destaque para a falta de concentração e foco. Sabemos que em uma rotina repleta de distrações, principalmente para quem estuda pela internet e trabalha em casa, perder o foco e a concentração é uma questão de minutos.

Neste cenário que aborda como ser mais produtivo, a grande dica é apostar em técnicas de concentração que podem auxiliar neste processo. Você já ouviu falar na Técnica Pomodoro? Trata-se de um método de gerenciamento de tempo criada e desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 80. A técnica Pomodoro diz que para cada 25 minutos de foco total no trabalho ou estudo, você deve fazer uma pausa obrigatória de 5 minutos. Ao final do descanso, retorna para mais um período de 25 minutos e assim sucessivamente.

O grande segredo deste método que auxilia como administrar o tempo é seguir à risca todos os períodos e intervalos. Além disso, não importa o que você está fazendo: se estiver escrevendo um texto e enquanto formula um parágrafo o cronômetro acusa a pausa, você deve parar onde está e descansar. Acredite: antes de terminarem os 5 minutos de pausa você estará apressado para retornar à tarefa e concluir o que estava fazendo.

Tenha uma boa noite de sono

Impossível trabalhar ou fazer cursos 24 foras por dia. É preciso descansar. Você já deve estar cansado de ouvir aquela conversa de que uma boa noite de sono é aquela que te oferece 8 horas ininterruptas de descanso. Não é bem assim: dormir bem é essencial para que seu cérebro descanse e esteja pronto para receber mais uma levada de novas informações no dia seguinte. Porém, nem todos precisam de exatamente 8 horas de sono para se sentir bem.

Você pode pesquisar: muitas pessoas afirmam estarem 100% descansadas dormindo apenas 6 horas por noite. Já para outros, 8 horas de sono é muito pouco, sendo necessárias cerca de 12 horas para que o corpo e o cérebro realmente se recomponham. Uma coisa é certa: independente da quantidade de horas que você precisa descansar é preciso aproveitar este momento para se desligar totalmente das tarefas diárias.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aposte na tecnologia

Sim, sabemos que mais acima dissemos a você que a tecnologia pode ser a grande vilã da produtividade. Mas nos referimos ao mau uso das inovações tecnológicas. Quando você aproveita todas as ferramentas disponibilizadas ao seu favor, acaba descobrindo como administrar o tempo da melhor maneira possível. Existem milhares de aplicativos que te ajudam na organização das tarefas, inclusive otimizando suas execuções. A seguir te mostramos alguns exemplos.

Google Drive: se você é daqueles que faz cursos a distância ou trabalha a partir de qualquer lugar - e precisa ter acesso a todos os seus documentos - o Google Drive possui as funcionalidades perfeitas. Contendo aplicativos similares aos do tradicional Pacote Office, você consegue criar e editar documentos, planilhas, apresentações. Basta utilizar a sua conta Google para se conectar. O mais bacana é que você não precisa salvar os seus arquivos no equipamento ou pendrives. Acesse o Drive em qualquer dispositivo e trabalhe no que precisar.

Trello: utilizado no mundo inteiro por grandes equipes e profissionais individuais, o Trello é um gerenciador de projetos que pode ser aplicado tanto às tarefas profissionais, quanto aos compromissos pessoais. Possui uma interface bem simples e funciona com o uso de ‘quadros’ e ‘cartões’. O usuário pode criar quadros para cada projeto e, dentro dos quadros, os cartões relacionados a cada tarefa que deve ser concluída. Um exemplo: você está fazendo o curso online Administrando Melhor o Tempo e deseja controlar os tópicos estudados. Pode criar um quadro com o nome do curso, cartões para cada módulo e, dentro dos cartões, inserir informações, anotações, links, pesquisas, dúvidas etc. Ao concluir cada etapa, pode arquivar cada um dos cartões. Além da versão web, o Trello possui um app disponível para iOS e Android, cujos dados são totalmente sincronizados.

Evernote: com funções bem diversificadas, o Evernote é útil em várias vertentes. Com ele é possível criar listas de tarefas ou lembretes, tanto com informações escritas quanto visuais. Trata-se de um excelente app para concentrar suas ideias e compromissos. Pode ser acessado via smartphone e navegador, ser compartilhado com outras pessoas. Também disponibiliza um "caderno de grupo" no qual todos os integrantes podem colaborar com as atividades.

Dê um up em sua produtividade com cursos online com certificado

Além de todas as ferramentas, dicas e estratégias que discutimos no artigo, existem também muitos cursos online com certificado que trazem informações incríveis sobre como organizar seu tempo. Com o curso online Administrando Melhor o Tempo, por exemplo, o inscrito entende como organizar o seu dia a dia para que não seja necessário realizar tarefas urgentes a todo momento. São abordados tópicos que trabalham o planejamento de tarefas com foco na produtividade e eliminação do cansaço mental e planejamento estratégico. Ao longo do curso, ainda são disponibilizados conteúdos com dicas de gestão de tempo, informações detalhadas sobre a técnica Pomodoro, além de um guia completo de como organizar seu tempo.Também direcionado à produtividade, cursos a distância como o curso online Mapas Mentais abordam questões que envolvem a construção de mapas mentais, destacando seus conceitos, origens, formatações e aplicações. O interessado também tem à disposição materiais que tratam da valorização e do fortalecimento de inteligências. O cronograma também dispõe dos principais modelos e métodos de mapas mentais, bem como utilizá-los.

E então, gostou do artigo? Que tal começar a tornar o seu dia mais produtivo desde já? Sabemos que estudar demais não é nada produtivo, porém os cursos do Enfoque Capacitação ficam disponíveis 24 horas apor dia, você acessa quando quiser. Faça sua inscrição no Enfoque. Além dos cursos que mencioanmos, são centenas de outros cursos com cargas horárias entre 5h e 360h, todos com possibilidade de emissão de certificado. O melhor: você investe apenas R$69,90 e tem acesso a todos eles durante 1 ano. Aliás, mais de 120 mil alunos já atestaram a qualidade do portal. Você vai ver como suas tarefas serão executadas com muito mais qualidade e foco.

Em caso de dúvidas, não esqueça de deixar seu comentário! Bons estudos e até a próxima.