Você já pensou em fazer cursos profissionalizantes? Sim, isso mesmo. Estou falando daqueles cursos divididos em módulos que vão te ajudar a progredir na sua carreira dentro da sua empresa, turbinar o seu currículo e te ajudar a se aprimorar cada vez mais como profissional. Os cursos profissionalizantes são super interessantes e abordam os assuntos mais variados. Artes, comunicação e marketing, educação, tecnologia… Além disso, os objetivos desse tipo de curso, são bem amplos.

“Há, mas eu não tenho tempo. Afinal, eu trabalho, tenho que cuidar dos filhos, da casa, pagar contas, estudar, fazer almoço... E ninguém é de ferro. No meio de toda essa rotina agitada e corrida, é preciso achar um tempinho para relaxar, ver um filme, tomar um sorvete na pracinha. Por mais que eu queira muito fazer cursos profissionalizantes, que só vão me trazer benefícios, como posso me comprometer a um horário fixo e um dia certo na semana?”. A resposta é bem simples e acaba com todas as suas desculpas. Por que não fazer cursos online?

Cursos online em SP ou RJ: o conhecimento além de barreiras

Em capitais enormes como São Paulo ou Rio de Janeiro, pode ser um pouco difícil encontrar tempo para realizar cursos profissionalizantes durante o dia a dia. Afinal, é muito difícil encontrar tempo diante da jornada de trabalho, faculdade, cuidar das crianças, e sem mencionar as horas diárias perdidas no trânsito dessas cidades.

Porém, mesmo com a correria, é inegável a importância e relevância que esses cursos possuem em nossa vida acadêmica e profissional. E pessoal também, já que, quando se trata de educação, há sempre uma forma de nos aprimorarmos, seja aprimorando a nossa disciplina ou ampliando nosso autoconhecimento.

A educação a distância tem se tornado extremamente importante no mercado de trabalho. A cada dia que passa, milhares de pessoas se capacitam com cursos online com certificado, aperfeiçoam os seus conhecimentos e se atualizam nas novidades que aparecem de forma constante no mercado de trabalho, e na área que elas atuam.

O mercado de trabalho em São Paulo, por exemplo, é um dos mais amplos do Brasil. Sendo a cidade brasileira com maior número de habitantes,cerca de 12,04 milhões de pessoas, existem empregos em diversas áreas: comércio, educação, saúde, indústria, comunicação, etc, tudo em ampla e larga escala, com diversas opções dentro de um mesmo setor.

Em março desse mês, o Portal do Governo de SP anunciou que existem mais de 2.700 vagas de emprego disponíveis no Emprega São Paulo, programa que incentiva as oportunidades de mercado das mais variadas formas. Nessas horas, é sempre bom estar preparado para se destacar entre os concorrentes e conseguir a vaga. Mas será que cursos online em SP fazem a diferença?

Se formos analisar o mercado de trabalho em si, seja em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, ou São Paulo, cursos online são extremamente bem vistos aos olhos dos empregadores. Além de todo o conhecimento que te fará um verdadeiro expert na sua área, cursos a distância demonstram que você é um profissional que se importa em estar sempre à frente das novidades, buscando se aperfeiçoar e reconhecendo que um bom profissional é aquele que está sempre estudando e mantendo-se atualizado.,

Amplie a sua busca

A cidade de São Paulo, de fato, oferece grandes serviços e oportunidades, seja no comércio, na indústria ou na educação. Porém, no momento de aderir a um serviço online, o regionalismo não deve ser fator de decisão. Afinal, uma vez que o produto ou serviço é distribuído via internet, sua abrangência costuma ser nacional e limitar a busca pode ofuscar excelentes oportunidades.

Uma das maiores vantagens da educação online é a possibilidade de superar barreiras territoriais para aprender, através de recursos remotos dos cursos EAD. É a tecnologia democratizando o ensino, e isso é maravilhoso.

A região sudeste é a que mais procura cursos online no Brasil. Aqui no Enfoque Capacitação, o estado de SP é o que mais possui alunos realizando esses cursos. Porém, cursos a distância de qualidade podem ser realizados de qualquer lugar do Brasil. Literalmente de Oiapoque ao Chuí. Ampliar as suas buscas não apenas te permite conhecer portais completos e mais interessantes, como também entrar em contato com insituições de ensino de outras localidades, oferecendo metodologias, cursos, materiais e também permitindo o contato com outras pessoas de vários lugares do país.

Posto isso, fica aqui a minha dica: para você que é de São Paulo, quando fizer a sua pesquisa no Google, opte por buscar apenas por cursos online, e não cursos online sp, por exemplo. O mesmo vale para quem é de Alagoas, Santa Catarina, Minas Gerais ou qualquer outro estado brasileiro. Dessa forma, a sua pesquisa ficará mais ampla. Um curso cuja sede fica em Belo Horizonte, por exemplo, pode ser muito bom e atender aos requisitos que você procura, porém, é provável que não apareça nos resultados quando pesquisado assim. 

Vantagens dos cursos online

Existem diversos lados positivos para investir na educação a distância. Os cursos online podem ser úteis em diversos momentos da sua vida acadêmica e profissional. Eles podem ser usados como créditos extras em atividades complementares nas universidades, podem te ajudar a conseguir aquele cargo desejado em determinada empresa, além de fazer a diferença no seu currículo diante de contratantes. Para isso, é interessante saber escolher qual a melhor modalidade de cursos EAD para você.

Cursos de Aperfeiçoamento

Temos os cursos de aperfeiçoamento, que servem para você, que já é "fera" no que faz, mas sabe que conhecimento nunca é demais. O foco dessa modalidade é agregar valor ao conhecimento que você já possui, e ampliar a sua sabedoria como atuante na área. Aperfeiçoar-se em sua profissão, só irá trazer ganhos para você. Por exemplo: imagine um educador, que dá aulas para crianças de 5 a 7 anos. Suponhamos que ele resolva fazer um curso de aperfeiçoamento em sua área, e estude um curso sobre música na educação infantil. Além de compreender melhor os seus alunos e oferecer uma aula mais interativa, esse educador tem um diferencial como profissional, e isso é muito bem visto pelas empresas. Inclusive, um dos maiores incentivos para que os profissionais se aperfeiçoem em suas profissões, são as progressões de carreiras condicionadas à cursos de aperfeiçoamento.

Cursos de atualização

Existem também os cursos de atualização. Vivemos em mundo globalizado, com novas tecnologias que facilitam o cotidiano de um pesquisador. Além disso, o investimento em pesquisas está cada vez maior e mais amplo. Os investimentos em pesquisas acadêmicas estão cada vez maiores, para que novas descobertas sejam feitas a todo momento, e aproveitadas pela sociedade. E é nesse meio de atualizações de conceitos e novidades que os cursos com certificados se fazem tão importantes. Para transformar você em um profissional cada vez mais completo e por dentro das novidades.

Cursos de capacitação

Por fim, temos os cursos de capacitação. Já teve curiosidade ou um interesse especial por determinada área de conhecimento, bem diferente daquilo que você conhece? Todo mundo já teve aquela pequena vontade que acaba surgindo de aprender sobre um assunto legal e que sempre quis estudar, mas que acaba sendo esmagada pelas desculpas que arrumamos no dia a dia sobre como não temos tempo, ou dinheiro, ou simplesmente nem sabemos por onde começar. Ora, primeiro que cursos online te dão uma brecha enorme para estudar aonde e quando quiser. Segundo que cursos EAD exigem menos custos para as instituições de ensino se manterem do que os cursos presenciais, por isso eles são bem mais baratos, oferecem a mesma qualidade, se não uma qualidade superior, além de caber dentro do seu bolso. E terceiro: existe melhor forma de começar a aprender do que um curso de capacitação?

Cursos a distância de capacitação possuem uma duração mais curta, e o conteúdo varia desde uma abordagem geral, até uma abordagem mais específica, te dando opções e liberdade sobre o que você quer aprender ou não. Além disso, cursos online com certificado de capacitação profissional podem abrir portas para você no mercado de trabalho, tanto para a área que você está conhecendo, quanto na área que você já atua. Afinal, conhecimento sempre se complementa. Em toda profissão, todo conhecimento geral é considerado importante e sempre pode vir a ser útil. Veja um profissional de jornalismo, por exemplo. Conhecer sobre estatística pode ajudá-lo a interpretar gráficos e pesquisas, para construir suas matérias com maior embasamento e credibilidade.

cursos online SP

Escolhendo o melhor curso

Para atingir seus objetivos e encontrar um curso de qualidade que atenda as suas expectativas, é importante ficar atento a alguns detalhes antes de escolher o a instituição de ensino a distância. Além de estar atento ao curso ofertado, uma metodologia de qualidade, e a reputação ou fama do curso, é necessário tomar algumas precauções e ficar atento. Confira.

Saiba pesquisar

Uma coisa importante a se focar é nos resultados orgânicos. Já reparou que quando você faz uma busca no Google, aparecem alguns resultados no topo das pesquisas com uma pequena etiqueta escrito: Anúncio? Bom, qualquer portal pode utilizar o Google Adwords e patrocinar o seu site, se tornando assim o primeiro site que você encontra durante a sua procura. E vamos combinar que um anúncio não garante a qualidade dos cursos ofertados por aquela empresa. Por isso, é importante tomar cuidado com esses detalhes.

Por outro lado, toda procura no Google gera uma lista de resultados para você abaixo desses anúncios, baseado em autoridade do portal, quanto tempo ele está no mercado e outras características. São cursos que já estão mais tempo no mercado, possuem maior autoridade e são mais procurados por outros alunos.

Outro detalhe importante: nem sempre os melhores cursos aparecem como resultados nas primeiras páginas de pesquisas. Separe um tempo para pesquisar melhor. Afinal, a melhor empresa de educação online para você pode não ser a mais famosa.

Fuja de certificados rápidos

Pode parecer interessante um certificado rápido, principalmente se você está com uma certa urgência, seja para participar de um concurso ou porque está quase perdendo algum prazo. Porém, cuidado para não cair nessa cilada.

Vamos parar por um momento e fazer as contas. Imagine só um curso de 180h cujo certificado foi emitido no mesmo dia. Como é possível absorver e aprender um material que deveria ser estudado em 180h em apenas 24h? Você corre sérios riscos em ter isso como algo prejudicial, afinal, você não aprendeu nada daquilo que consta no seu certificado. E mesmo que você já tenha conhecimento na área, seja porque você trabalha a muito tempo na área ou já estudou aquele assunto, será que não tem nenhum conteúdo que você deixou passar que você não domine? Além disso, será que vale a pena depositar a sua confiança em uma instituição de educação a distância que não se importa com a qualidade do seu estudo e da sua trajetória educacional, e apenas está interessada em conseguir lucros através da venda de certificados? Uma escolha arriscada, não é mesmo?

Instituições que colocam o período mínimo como um pré-requisito para a certificação, estabelecem um momento de estudos com o aluno dos cursos a distância. E isso é importantíssimo para garantir a qualidade do seu certificado.

Cuidado com cursos gratuitos

Para elaborar um curso e manter uma instituição de ensino, seja ela presencial ou de educação online, existem custo. E mesmos que os custos de um portal online sejam menores, para que ele funcione, é preciso manter uma equipe pedagógica que analisa e atualiza os cursos constantemente, uma equipe de atendimento preparada e sempre disponível para solucionar as suas dúvidas, além do time de desenvolvimento que soluciona erros e auxilia no suporte técnico.

Um portal de ensino a distância que oferece cursos gratuitos muitas vezes não possuem links corretos ou divididos em módulos, o que dificulta a aprendizagem do aluno. E muitas vezes esse material pode estar desatualizado, e com problemas de acesso. Sem falar nas possíveis quedas de servidor, ou problemas no atendimento. Tudo isso pode acarretar em problemas, caso o portal não consiga oferecer a qualidade necessária para evitar complicações no futuro ou durante a sua certificação. Não estamos falando aqui de portais que cobram preços caríssimos, superfaturados, e que levam vantagem do consumidor. Afinal, um curso caro não é sinônimo de qualidade. Estamos falando de preço justo, transparência perante ao aluno sobre o serviço prestado e qualidade, para que você possa ter o melhor aprendizado possível.

Cursos Online x cursos presenciais

Existe esse mito de que cursos presenciais é melhor do que cursos a distância. Algumas pessoas relacionam ao fato de ter um professor te “vigiando” e se locomover até determinado local faz toda a diferença. Que o ambiente de casa pode distrair bastante o aluno e que é necessária muita disciplina para estudar em casa. Mas vamos ser honestos. Quando estamos com preguiça e não queremos prestar atenção na aula, o celular se transforma facilmente em um objeto de distração. Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp, todos esses elementos se transformam em atividades interessantíssimas e podem te dispersar facilmente, muito mais fácil do que a televisão por exemplo. Além disso, vamos combinar que um ambiente calmo e tranquilo como a nossa casa é muito mais confortável do que uma sala de aula. E realmente, disciplina é necessário, mas também seria em qualquer lugar.

O fato é que, quando se trata de aprender, de tudo o que se precisa é vontade, sede por conhecimento e oportunidade. E quer oportunidade melhor do que um portal que te oferece multiplas oportunidades cursos online com certificado, em diversas áreas diferentes de aprendizagem? E aí, o que está esperando! Se inscreva no portal e comece a estudar já!

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui embaixo que a gente te responde! Até a próxima.