Um dos campos que mais chama atenção no Brasil é o funcionalismo público. Há milhares de pessoas interessadas em fazer carreira e trabalhar nos inúmeros órgãos e sistemas das instâncias municipal, estadual e federal, pois é algo encarado como extremamente benéfico e estável por muitos.

Ser um servidor público no país leva a algumas vantagens dependendo do cargo e muitos desafios em determinadas funções. O fato é que, em todas as áreas, existem os dois lados da moeda, e é justamente isso que todos precisam compreender antes de se inscrever para conquistar sua vaga.

Além disso, o que precisa ficar na mente é a missão social de um servidor público. Trata-se de um trabalho que muda muitos parâmetros e faz a diferença na vida de muitas pessoas, ajudando em vários setores que ainda são vistos como problemáticos. Sendo assim, bem como realizar todas as funções com excelência, é preciso se aprimorar sempre, atualizando seus conhecimentos com ótimos cursos online.

Existem muitos cursos online para servidores públicos que valorizam as competências e certificam, para auxiliar o indivíduo em sua qualificação. Assim, ele se mantêm sempre com um ótimo conhecimento e pode coloca-lo em prática no dia a dia, seja no domínio de um idioma, manipulação de um software ou aplicativo, redação de um documento, na gestão e atendimento ao público em si, entre muitas outras funções.

Neste artigo, abordaremos o panorama geral do serviço público no Brasil, explanando os pontos positivos e negativos, além de mostrar como a progressão de carreira é importante para os servidores. Se você se interessa por essa área, leia com atenção e fique por dentro de todos seus detalhes.

O guia completo do funcionalismo público

Por que se tornar um servidor público?

Basta fazer uma pesquisa rápida na internet sobre concursos públicos para perceber sua popularidade. Há muitos anúncios de provas para variadas localidades com diversas vagas, com destaque para aquelas com os salários que podem alcançar a casa dos cinco dígitos mensais. De norte a sul do país, sempre há algum concurso aberto e muitos portais com disponibilidade de materiais, dicas e conceitos que visam agregar ao estudos dos candidatos interessados em conseguir a tão sonhada estabilidade.

Pois é, tornar-se um servidor público chama atenção justamente pela possibilidade de "se livrar" da iniciativa privada e partir para um ramo em que "não se é demitido", já que a estabilidade garante o sustento mesmo em uma época difícil. Em tempos de crise, parece ser uma alternativa perfeita, afinal, o desemprego é latente no Brasil atualmente.

Outra coisa que leva muitas pessoas a ficar "com os olhos brilhando" ao se tornar um servidor público é o salário. Não dá para negar que, dependendo do cargo, chega a um valor incrível. Você sabia que alguns passam de 20 mil reais, sobretudo aqueles ligados à área de direito? Já no caso de um auditor da Receita Federal – para quem tem nível superior em qualquer campo – os ganhos são de cerca de 14 mil. Esses são apenas alguns exemplos, ainda há muitas opções que sempre tem vagas para preencher.

De fato, é impossível não se animar ao ter em mãos a possibilidade de prestar um concurso nesses e em ramos similares para ganhar um bom dinheiro. Além disso, para alguns servidores, a aposentadoria é diferenciada: com o salário integral, sem teto – diferente do setor privado. E vale lembrar também que um servidor aposentado pode prestar outra prova e caso passe, acumula tanto seu salário quanto a aposentadoria. Interessante, não acha?

Essas são as duas grandes vantagens que levam muita gente a acreditar que ser um funcionário público é o melhor caminho, bem como a flexibilidade de horário em algumas funções e o fato de tirar licenças e voltar ao mesmo cargo tempos depois. É claro que os benefícios encantam, porém, é utopia pensar que são padrão e que tudo são flores.

O serviço público exige bastante e vai muito além disso. Sendo assim, o que todos devem ter em mente é que seu papel social também é importante, mesmo porque os desafios são enormes visto a estrutura atual do Brasil em diversos setores. É preciso buscar realizar suas tarefas com total eficiência, afinal, trata-se de sua obrigação como alguém que lida diariamente com as necessidades da população.

Então, se você pensa em fazer um ou mais concursos, visando conseguir aquela vaga interessantíssima, não considere apenas as glórias. Tente pesquisar ao máximo e saber tudo que acontece no sistema e como melhorá-lo com seu trabalho. Assim, a preparação fica melhor e mais racional. É bom deixar o encantamento de lado e essa ideia de que você estará totalmente seguro e estabilizado, ganhando bem e com diversas vantagens.

É bem difícil isso acontecer e vamos te explicar o porquê, o outro lado em ser um servidor e que não é tão destacado em publicações do gênero. A partir daí, você vai entender melhor a área e a razão para se qualificar sempre, pensar em progressão de carreira, fazer um curso de capacitação e demais cursos online com certificado que agregam em seu ramo.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Desafios da carreira de um servidor público

Muitas pessoas que já atuam no serviço público há muito tempo sempre criticam a "romantização" da área, feita essencialmente por canais midiáticos com vias publicitárias. Muitas vezes, não é divulgada com clareza a parte desafiadora em se tornar um funcionário público, só existe o destaque para aqueles cargos maravilhosos a nível federal que pagam bem – e dificilmente abrem vagas.

Nisso, muita gente se esquece que há vários tipos de concursos, em inúmeros setores e com funções diversificadas. Colocam no mesmo grupo um auditor fiscal (que costuma ganhar mais, com competências e exigências diferenciadas) com um professor de ensino fundamental, que claramente enfrenta muitos obstáculos para dar uma boa aula a seus alunos.

Logo, é preciso acabar com essa ideia de que todo servidor é bem pago, trabalha em um local organizado e funcional, está sempre feliz em seu cargo, nunca deve estudar para se capacitar e, pior que isso, não deve ir atrás de direitos e melhorias. Entenda que há casos e casos e a generalização nunca é válida. A questão é que devemos avaliar cada contexto em si antes de avaliar se vale a pena seguir tal carreira ou não.

Colocando em evidência a área da educação, por exemplo, não precisamos nem destacar o quanto ela é problemática por aqui. A rede pública de ensino ainda precisa de muitas melhorias. Você sabia que, no estado de São Paulo, o piso salarial de um professor concurso do ensino fundamental é de pouco mais de 2 mil reais? Isso porque estamos falando da maior metrópole do país.

E não é apenas na educação que há muitas falhas. Entre as maiores queixas dos servidores públicos e problemas da área, estão o atraso de pagamentos por benefícios, falta de materiais, nepotismo e apadrinhamento político, burocracia e lentidão que afetam sistemas internos e externos, estagnação e interesse nulo de alguns funcionários em fazer um curso de capacitação ou se atualizar em sua área, bem como a falta de gestão competente que incentive as pessoas a fazer cursos para servidores públicos, que cobrem ou fiscalizem o trabalho em si.

Veja que, assim como qualquer profissão, um servidor público deve conviver em seu cotidiano com muitos fatores desafiadores. Por isso, é sempre bom conhecer a realidade. Quanto à estabilidade, ela não é imediata: só acontece após o período do estágio probatório, que dura cerca de três anos. Para alcançar esse status e ser dispensado apenas por justa causa, um funcionário deve seguir muitos parâmetros. Embora ainda seja necessário também otimização nesse caso, é interessante saber que alguns setores visam mostrar aos trabalhadores que é importante pensar na progressão de carreira e na qualificação.

Atualmente, há muitos cursos online para servidores públicos que podem ser feitos de modo eficiente e confortável. Qualquer pessoa pode aprender e se aperfeiçoar com diversos cursos EAD de excelência. Para se ter ideia, no Enfoque Capacitação há centenas de cursos a distância de diversas áreas, da administração à educação. Com certeza há um curso de capacitação que agregará ótimos valores na carreira e no conhecimento de um servidor público.

cursos online servidor público

O papel social do funcionário público

Agora que você já tem a total consciência de como é ser um funcionário público no Brasil, vale a pena destacarmos o papel social desse cargo, que vai muito além de benefício financeiro e adversidades frequentes. Como uma pessoa que atua a serviço dos cidadãos, está nas mãos de muitos dar seu melhor para ajudar a otimizar vários sistemas existentes no país.

Independente de sua esfera de trabalho, cargo e quaisquer outras situações, entender que a execução de boas ações pode até mudar vidas é essencial. Um professor, por exemplo, por mais que tenha que "matar um leão por dia", sabe que contribui para a formação de muitos indivíduos. Já um policial federal entende que depende de si a segurança de milhares de pessoas a cada dia e que cada ato é importante para a construção de um país menos violento.

A mudança de realidades sociais que ainda são preocupantes leva um servidor público a fazer o que gosta, a se interessar por seu trabalho e buscar sempre fazer a diferença. Esse é o verdadeiro propósito da área, aquilo que todos devem lutar para que se torne regra e comum para cada vez mais pessoas que estão nesse ramo.

Nesse contexto, se você está interessado em entrar para o funcionalismo público, escolha um cargo que tenha a ver com suas competências, pesquise para saber tudo sobre a função, informe-se bem e esteja sempre disposto a se qualificar. Lembre-se que há muitos cursos para servidores públicos em variadas modalidades, sendo os cursos online os mais populares.

Existem cursos a distância de ótima qualidade em instituições renomadas, que você pode estudar em casa mesmo, com muitas vantagens e um conteúdo de ponta. Assim, fazendo cursos online com certificado, dá para se destacar na carreira, passar pelo estágio probatório, estar sempre atualizado e até inspirar seus colegas de profissão a fazer muitos cursos online para servidores públicos também.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Por que pensar em progressão de carreira?

A progressão de carreira é primordial em praticamente todas as áreas, e no serviço público não seria diferente. A partir do momento em que você pensa em ir além, ficando longe da estagnação, com certeza muitas portas se abrem tanto em seu ramo quanto em outros campos.

Além de gozar dos benefícios próprios do funcionalismo, você ainda promove mudanças realmente efetivas e pode inclusive contribuir para acabar com essa imagem ruim que muitos setores enfrentam. Mais do que transferir responsabilidades, porque não começar a pensar em ser diferente e, nisso, fazer as devidas cobranças?

A capacitação vale para todos os servidores, de todas as esferas, independente do cargo, salário, tempo de serviço, entre outros fatores. Não é porque alguém está perto de se aposentar que deve se acomodar, muito pelo contrário, pois o exemplo deve começar daí, como uma inspiração para os mais jovens e iniciantes.

Nossa ideia é que todos façam ótimos cursos para servidores públicos, leiam bastante, se integrem e reconheçam realmente às dificuldades de seu setor e trabalhem juntos para garantir as melhorias. No primeiro caso, o Enfoque Capacitação pode ajudar bastante, já que temos diversos cursos EAD para oferecer em mais de 20 áreas, com conteúdo atualizado e preparado por uma equipe pedagógica exclusiva.

Tanto quem já é servidor quanto aqueles que pretendem ser – e estão estudando bastante para isso – pode recorrer aos cursos online com certificado do nosso portal para se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar em determinado assunto. São mais de 700 cursos a distância que ficam disponíveis por um ano, investindo um valor único de R$ 69,90, com carga horária a escolha e certificados de excelência.

O Enfoque Capacitação é um dos portais de cursos online que mais cresce no país. Somos parceiros da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância e contamos com mais de 160 mil alunos satisfeitos com a metodologia e vantagens de nossos cursos EAD. Que tal conhecer e se inscrever agora?

Depois de tantas informações e uma abordagem do funcionalismo público no Brasil, com certeza você mudou alguns conceitos e até se surpreendeu com este artigo. Se tiver alguma dúvida, não deixe de comentar. Aproveite para dizer suas impressões e compartilhar com os amigos também. Boa sorte e até mais.