Trabalhar na área da educação demanda muita atualização profissional. Se você é do ramo, deve saber como as didáticas, os conceitos e as práticas se tornam obsoletas ou ganham reformulações de tempos em tempos, e para acompanhar todas as modificações é preciso estar atento. Elaboramos esse artigo justamente para você conhecer o valor que a busca por novos aprendizados tem para sua vida acadêmica e profissional.

Nossa sugestão inicial é o curso de Conhecimentos Pedagógicos‍, que visa ensinar conteúdos pertinentes às metodologias de ensino mais indicadas, conceituações de teóricos célebres e tudo o que se refere ao setor de pedagogia no Brasil. Esse é um dos cursos online mais buscados do Enfoque Capacitação por ser super completo e abrangente. Além disso, ele oferece todas as vantagens dos cursos a distância, como a praticidade, economia e eficiência. Por que não apostar nele para dar um up no currículo, então?

Essa é uma excelente dica de curso para coordenador pedagógico, professor, diretor, pesquisador da área, entre outros profissionais. Ficou animado? Acompanhe nosso artigo, tire suas dúvidas e comece já a dar outro rumo para seu futuro.

Conhecimento Pedagógico e Desenvolvimento Humano 

Contexto Pedagógico

Não é novidade para ninguém que a educação é essencial para qualquer cidadão. Apesar disso, no Brasil não temos um bom exemplo de uma boa gestão nesse campo. Isto é, as escolas públicas deixam a desejar em diferentes âmbitos: não há estrutura para receber os alunos da melhor forma; não há tecnologias que acompanham o ritmo da globalização; não há incentivo para os alunos terem prazer em estudar; e também não há muitos meios de evitar a evasão escolar, que ocorre por diversos fatores. 

Não se assuste, a situação é realmente muito complexa. Falando de estrutura, por exemplo, segundo um estudo de 2016 do movimento "Todos Pela Educação" e divulgado pela Agência Brasil, somente 4,5% das instituições de ensino públicas do país oferecem todos os itens de infraestrutura previstos no Plano Nacional de Educação (PNE). Com uma situação crítica em todas as etapas do ensino, as escolas sofrem com problemas no fornecimento de energia elétrica; abastecimento de água tratada; esgotamento sanitário; quadras e/ou outros espaços para prática de atividades físicas; computadores e demais equipamentos. Além disso, a acessibilidade a pessoas com deficiência também foi avaliada. 

E se formos falar de investimentos em profissionais, o cenário não melhora muito. Sim, estamos falando dos mestres, aqueles que são os responsáveis por formar médicos, engenheiros, empresários, arquitetos e todos os demais profissionais. Os professores da rede pública não são valorizados como deviam no Brasil, o que gera os protestos e as greves que vemos pela televisão.

Em 2017, o Ministério da Educação divulgou reajuste de 7,64% no salário dos educadores da rede básica: eles passarão a receber o piso de R$ 2.298,80. No entanto, não podemos dizer que essa meta será cumprida à risca - na verdade, esse piso já é considerado baixo pelo teor da responsabilidade que os professores carregam. A professora da Unicamp, Débora Jeffrey, explica em uma entrevista ao portal G1, que muitas prefeituras são seguem o piso, pois "existem outras variáveis na remuneração, dependendo de cursos de formação continuada ou de especialização”. 

Desta maneira, uma luz no fim do túnel para quem quer seguir a carreira em pedagogia/educação no Brasil é correr atrás de conhecimentos pedagógicos em um curso para coordenador pedagógico, professor, auxiliar ou diretor. Os cursos online com certificado, por exemplo, surgiram com o objetivo de suprir a necessidade que muito profissionais têm de se renovar e se certificar, oferecendo possibilidade de estudo em qualquer local, desde que tenha acesso à internet. Isso facilita - e muito - a vida de quem deseja crescer, mas não tem tempo hábil para se aprimorar.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Aprendizagem Organizacional: Concepções, Princípios e Práticas Pedagógicas

Um pedagogo pode trabalhar de diferentes formas dentro e fora do ambiente escolar. É muito comum que a escolha pela carreira seja feita pela simpatia por crianças ou simplesmente pelo ato de educar, contudo, o papel do coordenador pedagógico e do diretor, por exemplo, extravasam as funções exercidas em sala de aula, e demandam conhecimentos muito mais versáteis. Para que você entenda detalhadamente, listaremos os principais cargos exercidos por quem é formado em pedagogia. 

Professor

"A relação Professor Aluno e o Processo Ensino Aprendizagem"

O pedagogo pode ser professor, uma das profissões mais difíceis, porém, pouco valorizadas do setor produtivo. Ele poderá atuar no ensino infantil, que atende crianças de zero a cinco anos; ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano; e na Educação de Jovens e Adultos, o conhecido EJA. Para exercer um bom trabalho nesse âmbito, é preciso ter afinidades com a área da educação de crianças, contudo, essa função vai muito além da empatia. 

O educador necessita de inúmeras "cartas na manga" para poder cativar seus alunos e fazer com que eles evoluam durante o ano letivo. Uma das dicas mais infalíveis é se qualificar constantemente em treinamentos, workshops ou cursos EAD que ajudem a renovar a prática pedagógica assumida em sala de aula. Aqui no Enfoque Capacitação há inúmeras opções de cursos online para educadores incansáveis, como o Curso Online Metodologias de Ensino para Professores do Ensino Fundamental‍ e o Curso Online Metodologias de Ensino para Professores da Educação Infantil‍, duas opções para se capacitar quanto essas duas etapas do ensino.

Com um currículo recheado de cursos online com certificado de qualidade, o professor terá mais recursos para inovar em suas aulas, inserir metodologias diferenciadas e chamar a atenção de seus superiores. Além disso, os concurseiros de plantão estarão bem mais amparados com saberes atualizados e poderão garantir a tão sonhada vaga no setor público, que tal?

O papel do coordenador pedagógico

Além de lecionar, o pedagogo pode atuar na coordenadoria da escola. O papel do coordenador pedagógico é de gerir tudo o que engloba o ensino, a atuação do professor e a rotina do aluno. Em outras palavras, ele tem a responsabilidade de elaborar e organizar os conteúdos programáticos do ano letivo; fixar normativas quanto às metodologias aplicadas; atualizar os educadores e demais profissionais quanto às leis de educação vigentes; fazer alterações no plano de educação da escola; atender professores, auxiliares, alunos e familiares; organizar trabalhos e apresentações extras, entre muitas outras atividades.

Como é uma área muito ampla e que demanda muita responsabilidade, o coordenador pedagógico deve estar sempre a par do contexto atual da educação e da melhor prática pedagógica para cada etapa do ensino. É importante que ele busque conteúdos, além daqueles aprendidos na graduação, pois sempre há materiais que ajudam na atualização de conhecimentos pedagógicos e de gestão, por exemplo. Nesse sentido um bom curso para coordenador pedagógico pode auxiliar bastante. Por aqui você encontra não só o curso de Conhecimentos Pedagógicos, mas também o Curso Online Prática Pedagógica‍ e o Curso Online Supervisão Escolar / Orientação Pedagógica‍, duas oportunidades de conhecer novos conceitos e técnicas importantes.

Planejamento Escolar

Se o papel do coordenador pedagógico é organizar e tutelar os métodos de ensino, as práticas adotadas pelos professores e a aprendizagem dos alunos, o Diretor é encarregado de cuidar da parte administrativa da escola, desde a função exercida por cada funcionário, as finanças, as necessidades da instituição quanto a materiais e infraestrutura, a segurança, entre muitas outras tarefas.

Tanto no setor público quanto privado, os cargos de coordenação e diretoria são os mais almejados, pois eles oferecem uma remuneração bem maior do que a de professor. Segundo o Site Nacional de Empregos, dependendo do grau de especialização do profissional, os salários podem chegar a R$10 mil. Se esse é o seu intuito, pode complementar seus estudos com cursos a distância também. O Curso Online Direção Escolar‍ é a escolha perfeita para você conhecer mais sobre a função e alcançar esse posto de trabalho.

Curso de conhecimentos pedagógicos

Criador de materiais didáticos

Um ótimo exemplo de ramo de atuação fora da escola para o pedagogo é a formulação de materiais didáticos e avaliações - bem como a correção de provas de vestibular, concursos, etc. Ele pode ser contratado de uma instituição ou de uma empresa especializada da criação desses conteúdos voltados para todas as etapas do ensino, dependendo de seu nível acadêmico. Quem não se identifica com a sala de aula encontra nessa função uma ótima alternativa. 

Ah, não podemos esquecer que o pedagogo é imprescindível para a elaboração de cursos online, que oferecem hoje em dia muitas oportunidades de emprego por estarem super em alta no mercado. A depender de sua experiência e seus conhecimentos pedagógicos, é possível formular conteúdos para muitas áreas de atuação e trabalhar neles sempre que precisar de atualizações.

Pedagogia e Pedagogos

É natural surgirem dúvidas quanto à melhor prática pedagógica para ser aplicada atualmente. Afinal, a geração de hoje necessita de meios de ensino muito mais envolventes, que acompanhem a globalização e que proporcionem um aprendizado multidisciplinar. Mas o que é mais incrível, é que métodos pensados há muito tempo têm voltado à tona por serem alguns dos mais indicados para levar às salas de aula. Infelizmente, esses conceitos têm sido mais praticados nas escolas particulares, sem dar acesso a todos os brasileiros. Conheça os principais e inspire-se:

Autoeducação de Maria Montessori

Uma das mulheres mais revolucionárias da educação, a italiana Maria Montessori pregava a autoeducação, na qual a criança busca seus próprios aprendizados de forma autônoma, sem a doutrina de um professor. Ela acreditava que desde a primeira infância conseguimos obter conhecimentos sozinhos e até demonstrar interesse por certas áreas, e por isso é uma grande influenciadora da Educação Infantil moderna.

Com toda sua expertise, lançou materiais pedagógicos exclusivos que aguçavam a curiosidade das crianças. Para ela, tudo que fosse do interesse infantil deveria ficar ao alcance das crianças, além disso, as camas e demais móveis deveriam ser baixos, próximos ao chão e de fácil acesso - para os pequenos ficarem livres para ir e vir.

E os professores? Bom, segundo a estudiosa, os professores exercem um papel de mediadores e orientadores, mostrando os caminhos possíveis, incentivando a imaginação e o senso crítico. Diversos cursos EAD aqui do Enfoque Capacitação podem ser úteis para educadores que simpatizam com essa vertente. Há, por exemplo, o Curso Online Atividades com Crianças‍, Curso Online Ludicidade‍ e o Curso Online Educação Infantil - Contadores de Histórias‍.

Escola Nova de Jean-Jacques Rousseau

Um dos pensadores mais aclamados é também o precursor da Escola Nova, conceito de educação que prioriza a liberdade. E o que ele quis dizer com isso? Bom, Rousseau diz que a educação deve acontecer de forma natural ao homem, sem intervenção externa. Ele pode obter aprendizados em seus relacionamentos sociais naturais e com a natureza, sem qualquer imposição ou doutrina intelectual. O estudioso afirma que há fatores tão importantes quanto a razão, como as emoções, os sentidos e instintos, que podem exercer o mesmo poder e confiabilidade futuramente do que a inteligência conseguida de forma artificial.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Pedagogia do amor de Johann Pestalozzi

Johann Pestalozzi é reconhecido como o criador da pedagogia do afeto - para ele, a educação sempre tem uma relação muito forte com o amor materno. Além disso, sua teoria ressalta que as instituições de ensino devem atuar como uma extensão da educação do lar, pois é lá que a criança aprende o principal da vida; não devem ser aplicadas punições em caso de desobediência ou erro, por que o pequeno teria a capacidade de aprender o correto sozinho; os educadores devem ensinar seus alunos conforme as fases de desenvolvimento deles, sem impor conteúdos excessivos ou que não sejam necessários.

Em nosso Curso Online Conhecimentos Pedagógicos, vale saber, há um módulo voltado para as principais teorias célebres da educação, importantíssimas para que estudantes e profissionais da área melhorem seu rendimento tanto no exercício da profissão quanto em provas da faculdade e concursos públicos. Além deste, temos muitos outros cursos EAD que podem agregar a sua formação como os que já citamos neste artigo e o Curso Online Projetos Educacionais‍ e o Curso Online Educação Para o Pensar‍. 

Curso de conhecimentos pedagógicos 

O ensino no Brasil, como pudemos ver, precisa da união de cada profissional para reivindicar mais direitos e mudanças. Além disso, é essencial buscar sempre por conhecimentos pedagógicos para garantir mais excelência na profissão. Que tal então começar a se qualificar com cursos online com certificado no portal mais reconhecido do Brasil? No Enfoque Capacitação você tem a chance de aprender não só em um, mas em todos os cursos a distância disponíveis investindo somente R$ 69,90. Ótima notícia, não? Faça sua inscrição agora!

E então, está preparado para mudar os rumos de sua vida profissional? Compartilhe com a gente a sua opinião a respeito da área de pedagogia, além de dúvidas e sugestões. Até breve e boa sorte!