A competitividade do mercado não é de todo o ruim - ela ascende novas possibilidades de atuação e geração de renda. Um dos ramos que foram potencializados nos últimos tempos foi o de coaching, que ainda é muito confundido com consultoria ou terapia, mas que na realidade é mais abrangente e eficaz. Muitas pessoas têm buscado se qualificar em um curso de coaching online de qualidade para ingressar nessa área promissora ou até mesmo para agregar conhecimentos ao seu segmento.

Para ser coach, é preciso conhecer bem os conceitos, as técnicas e as práticas, além de adquirir experiência atendendo pessoas e empresas. No sentido de proporcionar saberes de excelência, os cursos online exercem um poderoso papel. Aqui no Enfoque Capacitação, há o curso online coaching, mas também muitos outros cursos online com certificado para conferir valor ao currículo e transformar você em um profissional diferenciado.

Com o intuito de mostrar uma prévia interessante sobre o tema, elaboramos o presente artigo. Nele, você vai encontrar tópicos principais, que são abordados por nosso curso de coaching - assim poderá ficar com aquele gostinho de aprender mais e mais. Que tal? Acompanhe e tire suas dúvidas.

Como funciona o coaching?

"Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).” (Villela Da Matta & Flora Victoria)

Dois dos principais especialistas brasileiros do setor fazem acima a definição de coaching, termo cunhado ainda no século XIX, na Inglaterra, para caracterizar as orientações de tutores para alunos das faculdades. Hoje, esse agrupamento de técnicas e conceitos é utilizado para inúmeros fins, sempre buscando a excelência de qualquer que seja o âmbito.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coaching, um dos conceitos do processo de coaching é um "conjunto sequencial de procedimentos e ações que visa atingir uma meta ou objetivo". Ela também explana que o coaching, ao ser praticado, deve ter um começo, meio e fim em seu processo definido anteriormente; deve transcorrer em um determinado período de tempo; e necessita de metas, além, claro, de uma parceria entre coach e coachee.

Entre os principais intuitos do processo de coach está a promoção de novos entendimentos, novas alternativas e novas opções para ampliar suas realizações e conquistas. Esses objetivos podem ser alcançados sempre utilizando duas opções de foco: aumento de performance ou mudança, transformação e aprendizado. Qualquer possibilidade de trabalho nessa área envolve muita determinação e união entre coach e coachee para obtenção de bons resultados.

Entender o que é coaching, de fato, é o primeiro passo para atender bem. Afinal, em seu primeiro contato, você deve mostrar conhecimentos abrangentes a respeito do segmento, explicando como o trabalho é desenvolvido, quais os prazos, as metas, as possibilidades reais, entre muitas outras informações pertinentes. Em cursos a distância é possível conhecer isso e muito mais, sobretudo no curso online coaching oferecido por nosso portal. Vale a pena investir.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Principais metas trabalhadas pelo coaching

O principal tipo coaching oferecido no Brasil e no mundo é o relacionado à carreira e aos negócios. Tanto é que uma pesquisa de 2016 realizada pelo ICF – International Coach Federation, maior instituto de coaches do mundo, mostrou que a maioria dos profissionais de coaching brasileiros, cerca de 27%, prefere se especializar na área executiva, justamente por estar entre o ramo que mais se interessa por serviços de coaching no país.

Diante disso, a maioria das especializações de coaching estão relacionadas ao universo corporativo, sempre envolvendo melhoria de características de líderes, gestores, CEO's e executivos no geral. Aqui no Enfoque Capacitação, o curso de coaching trata sobre os mais diferentes nichos trabalhados por coaches, visando a qualificação completa de estudantes e profissionais que visam seguir esse ramo.

No curso de coaching online há aulas voltadas para o atendimento não só de quem quer potencializar seus resultados no trabalho, mas também para aqueles que querem ajudar em outros quesitos, como relacionamento, proatividade, produtividade e poder de decisão. São conteúdos específicos para cada setor, proporcionando uma visão global de como você pode oferecer serviços de qualidade aos clientes.

Para que você entenda bem, previamente, separamos algumas das metas trabalhadas pelo coaching. Conhecer todas elas é missão de profissionais da área, até por que é uma forma de expandir o leque de atendimento, se colocando à disposição de qualquer tipo de público. Confira e anote as dicas.

Coaching em relacionamento, motivação e proatividade

Para alcançar a alta performance, é preciso levar em consideração uma série de fatores relacionadas à personalidade, e não só o rendimento no trabalho. Lucratividade, infelizmente, não faz de ninguém um profissional completo - é nesta via que a ajuda do coach é super válida. Esse especialista age como um motivador, ensinando o cliente a atingir a qualidade total em sua carreira, seja ele um empregado ou dono. 

Há muitos obstáculos que um gestor, por exemplo, precisa enfrentar ao liderar uma equipe e até mesmo conviver com ela. Há percalços que podem surgir no relacionamento interpessoal, provocando falhas de comunicação e, consequentemente, dificuldade de atingir metas. Nesse sentido, o coach irá mostrar uma lista de metas possíveis de serem alcançadas, e conversará com o coachee a respeito da meta principal. Esse tipo de sessão pode ser feito em grupo ou somente com um profissional - o foco é melhorar as relações, a fim de não prejudicar outros âmbitos e, melhor, potencializar os ganhos. 

Além dos relacionamentos, o coach também pode ajudar bastante quanto à motivação e proatividade. Essas duas características estão entre as mais solicitadas por qualquer corporação do setor produtivo, e não podem passar batido por estagiários e profissionais. Se o cliente quer render mais no trabalho atual ou melhorar essas atitudes para conseguir um emprego melhor, você como coach qualificado saberá o que fazer para atender os seus anseios.

A boa notícia é que há cursos online, hoje em dia, que visam atualizar quem quer entrar de cabeça na área de coaching. Por aqui você encontra títulos interessantes como o Curso Online Relações Interpessoais na Empresa‍, relacionado a esse campo de auxílio.

Coaching em gestão de mudanças

A gestão de mudanças tem garantido cada vez mais destaque quando o assunto é processo de coaching. Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, essa gestão consiste em "uma ferramenta que auxilia a gestão empresarial na difícil tarefa de implementar alterações estruturais, estratégias operacionais ou táticas para obter as transformações necessárias ao crescimento da companhia".

Não é preciso dizer que toda empresa (ou até mesmo pessoa) é passível de mudanças - e elas, muitas vezes, são necessárias para melhorar ou provocar atitudes mais inovadoras. Essas transformações podem ocorrer em um setor específico, como o de Recursos Humanos ou TI, em softwares trabalhados internamente, em produtos oferecidos, em uma equipe de gestão, entre outros. O trabalho de coaching cai muito bem nesses momentos, já que são aplicadas técnicas conceituadas.

Ainda de acordo com o IBC, o coach deve atuar levando em conta sempre a cultura, a liderança e o capital humano da empresa contratante nesse procedimento. Além disso, estudar o contexto organizacional e as vantagens das mudanças objetivadas é primordial para seguir os caminhos assertivos. Essa empreitada, vale saber, deve ser engajada tanto pelo coach quanto pelo coachee, é um trabalho em conjunto.

curso de coaching online

Coaching ampliação da mentalidade

Pode soar complexo inicialmente, mas esse tipo de coaching tem um objetivo muito segmentado: expandir as áreas mentais, fomentando, assim, inúmeras potencialidades que até então não eram trabalhadas. Com a ajuda do coach, a pessoa consegue elevar seu nível cognitivo, conseguindo visualizar os processos de uma forma mais rica e abrangente.

Esse tipo de coaching tem o intuito de fazer com que o cliente consiga resolver problemas da empresa, por exemplo, sob óticas mais sábias e não tão precipitadas. Criar produtos ou serviços que tenham por trás, uma inteligência expansiva, que antes não poderia ser considerada. Ele vai adquirir uma nova forma de pensar e até mesmo de conduzir os seus pensamentos.

Coaching em ordenação mental e processo decisório

Esse é outro tipo de coaching que tem a ver com a cognição, âmbito que deve ser trabalhado insistentemente por executivos e gestores que visam a alta performance. Apesar de ser muito requisitado, esse processo é aplicado por poucos profissionais hoje em dia no Brasil e, por conta disso, pode ser uma dica boa de área para você seguir. No curso de coaching aqui do portal há um tópico voltado para a ordenação mental e o processo decisório, alcançados com técnicas precisas de psicoterapia e áreas correlatas.

Profissionais, empreendedores, estudantes e pessoas que precisam lidar com uma rotina intensa, podem recorrer a essa estratégia de coaching. Serão utilizadas ferramentas para organizar todos os âmbitos da vida, como relacionamentos, finanças, estudos, trabalho, família, espiritualidade, saúde, etc, e a partir disso, melhorar a produtividade de forma generalizada.

Outro quesito importante para qualquer gestor é o processo decisório, caracterizado pela escolha do caminho mais adequado naquele determinado momento para a empresa. O coaching, neste viés, vai ajudar a adquirir a capacidade de otimizar recursos para promover mudanças, ultrapassar etapas ou competir no mercado.

Cursos a distância podem ajudar no sentido de promover mais ordem e sentido organizacional, bem como auxiliar você em quais métodos aplicar em seus coachees. Um dos cursos EAD mais buscados é o Curso Online Liderança‍, voltado para quem quer assumir posições decisórias dentro de qualquer grupo.

Coaching em clima organizacional

Uma das questões que mais preocupam gestores e trabalhadores em geral é o clima organizacional. De nada adianta trabalharmos satisfeitos com nossas funções, se ao lado encontramos colegas desmotivados, sem proatividade e abalados por motivos variados. Estas ocorrências poderiam ser isoladas, no entanto, afetam bastante a produtividade de todo um setor e não podem passar despercebidas.

Uma das saídas é buscar a ajudar de um especialista em coaching. Ele saberá quais conceitos e técnicas trazer à tona para melhorar o clima no ambiente de trabalho, visando a excelência dos resultados, a boa relação e comunicação interna. Ao receber as orientações, a organização inteira perceberá, de fato, que não somente o clima entre os colegas melhorará, mas outras áreas também, como a visão sistêmica, o controle emocional, foco e a gestão do tempo, entre outras.

Se você busca um entendimento aprofundado nessa área, pode se aproveitar do conhecimento adquirido em cursos online com certificado, como o Curso Online Psicologia Organizacional e do Trabalho‍. Além de conferir ótimos conteúdos sobre as relações humanas na empresa, ele apresenta a documentação que comprova tudo o que foi aprendido.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprimorando o processo de coaching

Quem atua com coach sabe que cada cliente é diferente, e por isso demanda atenções e expertises diferentes. O processo sempre deve ter começo, meio e fim, e em seu desenvolvimento pode ser melhorado ou ter seu rumo modificado, dependendo dos obstáculos que surgirem. Ele deve se iniciar com o primeiro contato com o coachee, que deverá perceber se é esse o tipo de ajuda que necessita no momento, tirar todas as suas dúvidas e contar, basicamente, quais são suas principais metas.

Depois, caso haja entendimento entre ambas as partes, deve haver o contrato firmado e o início das sessões. A primeira e a segunda, geralmente, funcionam como uma apresentação mais a fundo dos problemas do cliente, quem é ele, de fato, e o que ele anseia. Você, como profissional, também notará se ele necessita de mais auxílio do que imagina, algo que pode englobar outras áreas, por exemplo.

Como aprimorar esse relacionamento coach/coachee para obter resultados mais satisfatórios? Bom, há uma série de características que precisam ser consideradas. A transparência é uma delas - é essencial colocar tudo em pratos limpos para o cliente. O que é coaching? Qual serviço você oferece? Quais as metas que podem ser alcançadas com o coaching? Qual o prazo para isso? O que você não é capaz de fazer? Sinceridade é tudo em um momento em que a pessoa está precisando de auxílio e engajamento.

Outra forma de potencializar seu atendimento é se colocar sempre à disposição e se manter organizado. Mostre que você está aberto para sanar possíveis dúvidas e inseguranças. Além disso, disponilibize o conteúdo de suas instruções em alguma plataforma digital, para organização e melhor compreensão do coachee.

Essas e outras dicas podem ser consultadas em cursos EAD relacionados à área, principalmente no excelente curso online coaching aqui do portal. Somente com boas aulas você consegue disparar frente à concorrência no mercado de trabalho, não perca essa chance.

Busque a excelência em um curso de coaching online

Deu para notar que a área de coaching é abrangente, não é mesmo? Ela propõe uma variedade de segmentos, todos importantes para a formação pessoal de alguma forma. Se você procura uma função que consiste em fazer a diferença na vida das pessoas, experimente conhecer mais sobre o que é coaching e o poder que ele exerce em variados âmbitos.

Com o conhecimento de cursos a distância na área de psicologia, recursos humanos, administração, comunicação e muitas outras, você consegue aprimorar seu currículo e se destacar nesse nicho inovador e que promete ótimos rendimentos. Faça sua inscrição agora no Enfoque Capacitação e garanta saberes não só no nosso curso de coaching online, mas nos diversos cursos online disponíveis no portal investindo apenas R$69,90. É isso mesmo! Além disso, você tem a oportunidade de realizar cursos online com certificado (certificação opcional) escolhendo a melhor carga horária de acordo com a sua necessidade - de 5h a 360 horas. 

Esperamos que tenha gostado da abordagem deste artigo. Deixe um comentário dizendo o que achou e compartilhe com seus amigos. Até uma próxima.