A necessidade do homem de se comunicar está ligada a ele desde a sua criação, ou seja, desde a Pré-História, pois, nesse período, ele já buscava formas de comunicação. No tempo das cavernas, a pintura rupestre ou os desenhos registrados nas paredes mostravam a forma com que nossos ancestrais trocavam mensagens e transmitiam seus pensamentos.

De lá prá cá, as coisas mudaram e expressamos nossos pensamentos e sentimentos de outras maneiras. É quase impossível imaginar o mundo se comunicando com rabiscos nas paredes das cavernas, não é mesmo? A escrita foi evoluindo à medida que o tempo passou, e novas formas de comunicação escrita foram aparecendo. Surgiu então, na Roma Antiga, o alfabeto, que inicialmente era composto de apenas letras maiúsculas.

Na Roma Antiga, o papiro e os pergaminhos começaram a ser utilizados. Surgiram também, com o passar do tempo, os cadernos de caligrafia. Mas, ainda não existia uma padronização na escrita, e os pensamentos ainda eram transmitidos de forma desorganizada, sem objetividade, sem clareza e nem se imaginava que pudesse haver uma correção de texto.

Mais tarde, com o passar do tempo e com a necessidade que as pessoas tinham de se informar, começaram a surgir os periódicos, os livros e diários, e a comunicação através da escrita não parou de evoluir. Com a evolução da escrita e a necessidade de ordenar os pensamentos, surgiram a necessidade das correções ortográficas e o uso da pontuação.

O nosso post abordará a arte de escrever e o nosso curso de revisão de texto. Além disso, discutiremos sobre como elaborar uma redação e quais são os profissionais envolvidos no mundo dos textos, impressos ou digitais. Também falaremos mais sobre nossos cursos online que já foram aprovados por mais de 160 mil alunos!

Se você procura mais informações sobre a correção de texto em geral, não se esqueça de fazer o nosso Curso Online Revisão de Texto, que, com certeza, lhe ajudará a desenvolver as técnicas para aprimorar a sua escrita.

Do hieróglifo à profissionalização da escrita

Pensar e escrever de forma clara e objetiva requer prática e dedicação, e este é o segredo para uma boa redação. No entanto, para saber escrever, é preciso, necessariamente, saber ler e entender o que se está lendo para conseguir expressar os pensamentos em forma de palavras. Logo, percebemos que não existem regras mágicas para a redação de um bom texto.

Se você quer se sentir mais seguro na hora de escrever, faça um de nossos cursos online que lhe ajudará a compreender melhor o novo acordo ortográfico e os gêneros textuais, o Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical.

A redação é o processo em que passamos para a escrita os pensamentos de forma estruturada. Alguns podem dizer que a escrita é uma arte, mas, sabemos que ela exige técnica para se produzir textos coerentes e coesos.

A redação é utilizada profissionalmente em vários segmentos. Temos e vemos redações na área jornalística, na área artística, na elaboração de relatórios, na área da educação, entre outros setores. Chama-se de redator o profissional que exerce a função de redigir textos.

Sabemos da importância da comunicação e, por isso, o nosso portal oferece cursos online com certificado sobre esse tema, o Curso Online Habilidade Comunicativa da Linguagem que discute os métodos de comunicação e destaca as quatro habilidades comunicativas, sendo elas ler, escrever, ouvir e falar.

Com a profissionalização da redação surgiram também outros cargos e outras necessidades. Depois de o redator escrever um texto, ele deverá passar por uma correção de texto, e esta é uma atividade realizada por um outro profissional que é o revisor de texto. Antes de o redator iniciar o seu trabalho, o editor, um outro profissional, recebe as orientações de pauta que auxiliarão o redator a compreender aquilo que ele precisa escrever. 

Continue lendo nosso artigo para saber como os nossos cursos a distância podem lhe ajudar a compreender melhor os processos necessários para se escrever uma boa redação.

Qual a diferença entre redator, revisor e editor e seus papéis na correção de texto?

Essas três funções estão envolvidas para a realização de um bom texto. O nosso post discute a importância de cada profissional e sua função.

O redator

O mercado de trabalho para o redator mudou muito nos últimos tempos, além de crescer consideravelmente. Houve um tempo que um redator trabalhava em revistas, jornal impresso ou até mesmo na televisão. Hoje, com as mudanças do mundo virtual, muitas outras frentes de trabalho surgiram para o redator, entre elas o marketing digital, que abrange os sites, os blogs, as plataformas digitais e outras fontes de conteúdos.

Se você quer saber mais sobre o mundo fantástico do marketing digital, o Enfoque Capacitação elaborou cursos online pensando nisso. Um deles aborda as técnicas necessárias para conhecer seu cliente, como fazer uma produção de conteúdo efetiva e muito mais, o Curso Online Marketing Digital.

E, com estas novas frentes de trabalho, já não existe a figura de um único tipo de redator. Novas categorias foram surgindo e, hoje, existem os redatores jornalísticos, os redatores publicitários, os redatores web, entre outros.

Atualmente, em função das plataformas digitais, uma parte destes profissionais trabalha em casa, pois elas empregam boa parte deles na criação de textos diversos. A maioria destes profissionais são graduados em Jornalismo ou Publicidade, e este é um fator importante, pois a formação traz ao profissional uma base e segurança para a atividade exercida.

Você não precisa ser necessariamente formado em Jornalismo ou Publicidade para ser um bom redator, mas você pode buscar novas informações através dos nossos cursos online com certificado. Com eles, você aperfeiçoa seus conhecimentos para atuar cada vez melhor em sua área. Não se esqueça do nosso Curso Online Revisão de Texto, que, com certeza, será seu aliado.

Além do curso de revisão de texto, o nosso portal oferece muitos cursos para você estudar sempre e se atualizar nesta área tão incrível que é a redação de texto. E o melhor é que oferecemos tudo isso na modalidade de cursos a distância, para você estudar onde, como e quando quiser.

##lista_cursos##

Independente de ser um redator jornalístico, publicitário ou de web, é possível trabalhar em casa ou em outro local.

A elaboração do texto

Para que um texto seja escrito de forma clara, estruturada e objetiva, o redator tem a responsabilidade de pesquisar sobre aquilo que escreverá. Há necessidade de se fazer um planejamento prévio sobre o texto final, ou seja, tudo deverá ser pensado, como a escolha do tema, o público para o qual se escreve e os objetivos do texto. É importante saber onde o texto será publicado, se em jornais, revistas ou mídias sociais. Se o texto for publicado em mídia social, pode-se utilizar uma linguagem mais informal e descontraída.

Outra preocupação diz respeito a quem o texto será direcionado. Se o texto é um artigo da área da Medicina, por exemplo, encontraremos termos próprios desta área que poderão não ser compreendidos por muitos leitores. Por isso, é essencial considerar o público que se deseja alcançar.

O Enfoque Capacitação sabe que cada área do conhecimento deve ser tratada de forma diferenciada e, por isso, ele conta com uma equipe pedagógica especializada, para fornecer os melhores cursos online com certificado referentes à sua área de atuação.

Outra forma de melhorar sua escrita é através da leitura, afinal, este hábito lhe permite organizar melhor seus pensamentos, enriquecer seu vocabulário, melhorar sua redação e, naturalmente, a correção de texto. A leitura e o costume de escrever fazem trabalha as noções básicas para se fazer uma boa correção ortográfica e pontuação.

O revisor

Como já dissemos, é papel do redator revisar o texto depois de pronto. Porém, todo texto deve ser revisado e corrigido por uma pessoa que não tenha vínculo com o autor, o revisor de textos.

Mas, neste momento, você deve estar se questionando: o que é revisar um texto? O ato de revisar um texto é o processo de rever, de reler o texto, analisando e apontando os erros e suas inadequações. Essas correções podem atingir palavras, frases ou parágrafos. Na revisão de textos, é possível ajustar expressões, sugerir a adição de conteúdo ou eliminação de frases e parágrafos inteiros.

A correção ortográfica e pontuação em um texto é muito importante e essencial para o sucesso de uma boa redação. Trechos confusos, palavras erradas, ausência de pontuação fazem com que o texto perca credibilidade.

A revisão de textos não aponta apenas os erros ortográficos e gramaticais. Ela também cuida do uso adequado da linguagem, da apropriação do conteúdo e a forma com que ele foi disposto.

O editor

Tudo começa com o editor. Ele tem como objetivo coordenar os trabalhos para que a redação final aconteça. O editor define a pauta, o editorial, o tema e apresenta dicas do conteúdo. Ele dará as orientações de como a redação deve ser feita, para qual público o texto será direcionado e qual é a sua finalidade.

Ou seja, o editor trabalha com a pauta e as dicas gerais, o redator elabora o texto e, por fim, o revisor finaliza o trabalho.

Correção de texto

A importância da revisão textual

Como diz Luiz Fernando Veríssimo, incluir ou omitir uma vírgula ou uma letra no texto influenciará a forma com a qual o autor será entendido. E, diante desta afirmativa, ressaltamos que a revisão textual deverá ser feita, inicialmente, pelo autor do texto, pois ele precisa saber se o que escreveu é de fácil entendimento para o leitor.

Após a análise e releitura por parte do redator, o texto passará pelo revisor que fará, entre outras coisas, a correção do texto, aplicando a correção ortográfica e pontuação. Um redator deve saber, portanto, as regras da nossa língua, seja o uso de crase, de pronomes de tratamento, colocação pronominal, etc.

O nosso portal criou um curso online para lhe ajudar a compreender melhor as regras gramaticais, a organização textual e a interpretação de texto, o Curso Online Classes Gramaticais e Interpretação de Textos.

O editor também fará uma revisão da redação, para checar, principalmente, se o texto escrito conseguiu alcançar os objetivos traçados na pauta, seja este objetivo o de vender, inspirar, informar, educar, entreter o leitor, entre outras finalidades.

Uma outra finalidade da revisão textual é a de melhorar a organização, de verificar a clareza e a precisão do texto. Um artigo estruturado adequadamente permitirá ao leitor desenvolver uma linha clara de raciocínio. O texto precisa ter uma sequência lógica, ou seja, se o objetivo do texto for orientar as pessoas a seguirem alguns passos para a realização de alguma tarefa, estas orientações precisam ter lógica, seguir uma sequência e serem dadas de forma clara.

Se você tem dificuldades em criar um texto com uma sequência lógica, oferecemos um curso online que apresenta mais informações sobre as normas para redações oficiais, o Curso Online Redação Oficial.

O reaparecimento do copidesque

A modernidade traz mudanças e com ela a adaptação, que pode levar um certo tempo. Você já ouviu falar em copidesque? O termo pode ser novo, mas a atividade já foi desenvolvida em redações jornalísticas e quase ficou no esquecimento depois que os grandes jornais brasileiros concentraram mais atribuições ao redator.

O copidesque é o profissional a quem compete corrigir e rever os textos dos redatores antes que estes textos sejam publicados. Resumindo, o copy desk, nome original em inglês, pode desempenhar o papel do revisor, mas suas atribuições vão além de fazer a correção de texto. O copidesque, quando necessário, poderá reescrever partes do texto que não estejam escritas adequadamente, sem a necessidade da aprovação do redator.

Esse profissional vem ganhando espaço na redação web. Nesta área, a grande função do profissional é adequar os textos, priorizando a coesão, coerência e a estrutura textual orientada pelo marketing de conteúdo: o chamamento do texto, o título, subtítulos e as chamadas dos textos, além, é claro, da correção ortográfica e pontuação, entre outros detalhes.

Além dos copidesques atuarem na redação web, não é raro eles estarem disponíveis online e serem contatados por qualquer pessoa que não está completamente satisfeita com o texto que escreveu, ou seja, uma pessoa que pensa que seu texto pode ser melhorado tanto estruturalmente como esteticamente.

Estudantes recorrem a esse serviço, assim como alunos, professores e demais pessoas ligadas a diferentes áreas. É preciso ressaltar que o copidesque não escreve o texto e sim o reescreve, adaptando-o. 

É muito comum o copidesque ser contratado para transformar um texto mais coloquial em um texto mais formal.

Entender o funcionamento da comunicação em geral pode ser complicado e, por isso, oferecemos um curso online para você compreender o tipo de linguagem utilizada em cada situação de comunicação, o Curso Online Comunicação e Linguagem.

O Enfoque Capacitação é reconhecido nacionalmente por oferecer ótimos cursos a distância em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno e feito para smartphones, tablets e computadores.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O importante é se comunicar

Sabemos que o homem tem a necessidade de se comunicar, e a comunicação escrita é cada vez mais utilizada, principalmente na era digital. É necessário saber se expressar através da escrita e, para que isso ocorra, precisamos praticá-la com esforço e dedicação.

Para ser um bom redator, é preciso ser antes um bom leitor. O curso de revisão de texto lhe ajudará a desenvolver a sua escrita e a estruturar um pensamento de forma clara.

Existem muitos profissionais envolvidos na redação de um bom texto. No mundo da escrita, muitos profissionais exercem funções importantes, como a de redator, editor, copidesque e revisor de textos.

Dessa maneira, podemos concluir que o mercado de trabalho está cheio de oportunidades para bons profissionais. Não importa se você é redator, revisor, editor ou um copidesque. O importante é ser um profissional capacitado, atento às novidades do mercado e consciente da necessidade da comunicação.

O Enfoque Capacitação quer ser seu aliado na hora de você se capacitar e de se atualizar para o mercado de trabalho. Por isso, oferecemos ótimos cursos online de diversas áreas. Então, não fique de fora e se inscreva já no nosso portal!

Se você gostou do nosso post, não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos. Também não deixe de fazer o nosso Curso Online Revisão de Texto.