Você sabe ir "direto ao ponto" nas conversas, reuniões, seminários, entrevistas de emprego, etc? Se sim, você está em dia com as regrinhas de comunicação assertiva, justamente aquela que é utilizada com a finalidade de ser efetiva, que não deixa restar dúvidas. Sabe aquela aula em que você ouve o professor e logo entende o que ele quer dizer mesmo que se trate de um tema difícil? Pois é, essa é uma situação que demonstra que boas características de comunicação, como falar e ouvir informações pertinentes, podem tornar o dia a dia muito mais produtivo.

Por essas e outras que um bom curso de comunicação assertiva seria uma ótima escolha para estudantes e profissionais de quaisquer áreas. Saber mais sobre estratégias de comunicação e relacionamento interpessoal pode transformar sua vida acadêmica e corporativa, por que não apostar em capacitações de qualidade? Aqui no Enfoque Capacitação, vale saber, temos o Curso Online Comunicação Assertiva‍, ideal para quem visa se atualizar ou aperfeiçoar quanto a teorias e práticas dessa área do conhecimento.

Para que você descubra os principais tópicos de nosso curso online e as dicas para se tornar um excelente comunicador, elaboramos o presente artigo. Não deixe de acompanhar e tirar suas dúvidas.

Comunicação Assertiva

Primeiramente, precisamos conhecer o que é comunicação assertiva, de fato. Saber se comunicar assertivamente não significa somente ser um ótimo orador, ou seja, "falar bem". Pouco tem a ver com dizer palavras difíceis ou bonitas - elas .podem, sim, ser proferidas -, mas ser um comunicador assertivo é expor as palavras certas. A partir dessa comunicação as pessoas que estão lendo ou ouvindo entenderão do começo ao fim a informação passada, e mais, se sentirão à vontade para expressar o que sentem e suas opiniões sobre o assunto discutido.

A comunicação assertiva é tida como a porta de entrada para o sucesso do relacionamento interpessoal seja com a família, os colegas do trabalho, da faculdade, da igreja, os clientes, etc. Por isso ela é tão abordada em palestras motivacionais, treinamentos e cursos a distância relativos. Não dá para iniciar ou manter uma boa relação se não há entre as partes envolvidas uma conexão de emissor e receptor bem estabelecida.

Sendo assim, você compreende que a comunicação se dá por uma pessoa que emite informações e uma ou mais pessoas que as recebem. Isso acontece o tempo todo, não? Ao assistir televisão, uma aula na faculdade, uma vídeo aula no curso online, uma dinâmica de grupo no trabalho, etc. O que muda é a forma como são transmitidas tais informações e qual é o poder que o locutor tem de conquistar a atenção das pessoas. No âmbito profissional, inclusive, a comunicação assertiva é utilizada como uma estratégia de liderança, visando motivar as pessoas a se engajarem nas ideias comunicadas, vestir a camisa da empresa e sempre seguir aquele comunicador nato.

Ao procurar um curso para melhorar a comunicação, você começará por conceitos básicos, mas que são imprescindíveis para o entendimento aprofundado. É abordado, por exemplo, o que é comunicação assertiva, para quem ela é destinada, em que casos ela pode ser utilizada, em que casos ela não se mostra efetiva, e muitos outros pontos cruciais para melhorar qualquer ambiente de convívio comum e, claro, trazer ótimos resultados.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Relações saudáveis através da comunicação assertiva

Em um primeiro momento, você pode achar que a comunicação chega a ser um item dispensável no dia a dia. Afinal, você não precisa ser um mestre da oratória para expor suas ideias em uma reunião de trabalho, não é mesmo? Basta estar ali ou dizer laconicamente o que se pensa que será melhor para sua reputação - muitas pessoas pensam assim, que quanto menos você falar, menos terão para falar de você. Outro exemplo é aquele treinamento que você ficou encumbido de dar, mas ao final só restou a sensação de que ninguém entendeu uma só palavra.

É preciso entender que, ao buscar o sucesso, seja no ambiente organizacional ou em outro qualquer, a comunicação surge como algo essencial. Mas para que ela caminhe a seu favor e não contra o que você quer, deve ser utilizada com consciência e precisão. Cursos online com certificado sobre o tema não existem à toa. Eles funcionam para conferir uma base ideal para qualquer pessoa que queira aprender o passo a passo da comunicação assertiva.

Pegando como exemplo nosso curso online, podemos dizer que ele vai mostrar o que você deve falar para atrair ouvintes ou leitores, como resgatar a confiança deles, de que forma podemos trazer benefícios para quaisquer âmbitos por meio de métodos de comunicação. Um curso de comunicação assertiva pode disponibilizar diversos conteúdos interessantes para melhorar várias questões pessoais e profissionais, principalmente quando se trata de relacionamentos interpessoais.

Quando há inteligência social e emocional ao se iniciar uma comunicação, as relações se tornam muito mais saudáveis para ambos os lados. Ao citar a rotina de uma empresa, é possível elencar diversos momentos em que chefes precisarão se comunicar com seus subordinados. Quando essa comunicação não é assertiva, tanto um quanto o outro saem prejudicados. O que o superior solicitou não foi de claro entendimento e, assim, não será atendido da maneira que se espera; e funcionário, por sua vez, não tem recursos suficientes para fazer seu trabalho bem feito, ficando sem motivação nesse âmbito.

A boa notícia é que aqui no Enfoque Capacitação há inúmeras opções de cursos para você aprimorar conhecimentos nesse âmbito. Além do curso online comunicação assertiva, temos outras sugestões bem elaboradas como o Curso Online Relações Interpessoais‍ e o Curso Online Comunicação Empresarial‍ , excelentes para dar aquele up em seu currículo. Que tal?

Educação e cooperação: práticas que se relacionam

Bons comunicadores passam a ter a missão de educar os demais para a cooperação. Através de diálogos precisos, atingindo todos os públicos de forma igualitária e sem promover desavenças, o líder que sabe o que é comunicação assertiva, mostrará que cada um pode contribuir em prol de um objetivo. Eles serão incentivados a expor suas ideias e sentimentos, bem como ouvir aquilo que os demais desejam dizer. Cria-se um momento de expectativa e respeito, algo que pode não acontecer quando a comunicação não é efetiva e é realizada de qualquer jeito.

Para que todos possam conviver harmonicamente, é preciso haver cooperação. Entender o lado do outro é primordial para que isso aconteça e um bom curso para melhorar a comunicação ou eventos práticos e  podem dar um start para que isso comece na vida pessoal, acadêmica, profissional, etc. Muitas organizações utilizam ferramentas conceituadas e que sempre se renovam por sua alta funcionalidade no mundo moderno. Entre elas estão a dinâmica de grupo, os coachings ou os treinamentos, que também são explanadas em cursos a distância correlatos.

Conheça um pouco sobre as principais práticas e por que elas podem ajudar na cooperação:

  • Dinâmica de grupo: na dinâmica de grupo, o gestor tem a chance de se comunicar assertivamente por meio de brincadeiras e bate papos bem objetivos e dinâmicos. É eficaz em muitos casos e pode ser aplicada em qualquer tipo de grupo, de qualquer faixa etária. Pode beneficiar empresas que sofrem com problemas de comunicação, onde não se consegue estabelecer metas em comum ou atingi-las por falta de sinergia entre a equipe. Além disso, os jogos apresentados podem mostrar as vantagens de saber se comunicar bem, respeitar a opinião dos outros e enxergar que todos têm potencial para ajudar e resolver conflitos. Você pode conhecer mais sobre esse tema com cursos online sobre dinâmica de grupo ou em nosso artigo Dinâmica de Grupo: ética, feedback e um curso para aprender a aplicar‍. Leia e aprenda tudo.

  • Coaching: o processo de coaching é algo que pode ser realizado para uma pessoa ou para grupos. Ele também pode ser aplicado para diversos fins, entre eles para melhorar a comunicação interna de empresas ou até mesmo a habilidade pessoal nesse sentido. Afinal, estudantes, profissionais e demais interessados podem aprender como utilizar seu modo de comunicar para beneficiar sua vida como um todo. Seguindo um passo a passo pré-determinado, o coaching ajuda a motivar líderes, gestores e outras pessoas a evoluírem o jeito de expressar suas ideias e atingir seus objetivos. Esse procedimento tem data para começar e para terminar e por isso pode ser uma ótima ideia para empresas que desejam potencializar seus resultados em tempo recorde.

Em todos esses casos, é imprescindível que os responsáveis tenham expertise em comunicação assertiva e demais conceitos voltados para a gestão de pessoas e recursos humanos. Eles devem assumir o papel de educador para a cooperação, o diálogo aberto, a busca por resultados sempre melhores. Cursos online com certificado podem participar de todo esse processo de aprendizagem, oferecendo conteúdos completos e eficientes.

curso de comunicação assertiva 

Feedback claro e construtivo

Uma das etapas da comunicação assertiva, sobretudo no mundo corporativo, consiste no feedback, muito explorado em cursos a distância sobre a temática. Esse é considerado o momento em que há o retorno sobre o trabalho realizado dentro da empresa - que muito provavelmente já é esperado tanto pelos líderes quanto pelos funcionários. Porém, quando não há uma preocupação em se comunicar bem, esse feedback pode não acontecer de maneira exata ou nunca acontecer, ocasionando problemas de dimensões bem maiores.

É essencial que ambas as partes proporcionem um feedback claro e construtivo: o setor gerencial e o produtivo. Isto é, chefe e subordinados devem estar em sintonia para “abrir o jogo” quanto ao trabalho realizado, ao que é esperado para a rotina laboral, ao que não está funcionando bem, entre outras opiniões super válidas.

Quando já há uma cultura organizacional firmada, na qual a comunicação assertiva acontece naturalmente, o feedback pode ser dado e recebido no dia a dia, sem precisar dar uma atenção máxima a isso. Agora, no caso de uma corporação que precisa melhorar a troca de ideias e informações internas para trazer mais produtividade, a sugestão é que se faça “eventos” como os do tópico anterior. Uma dinâmica, coaching ou até mesmo uma simples reunião podem ajudar a solucionar o problema de comunicação entre chefe e empregado.

A busca por um curso para melhorar a comunicação dentro da empresa pode ajudar muito a alcançar a eficiência dessa etapa, que muitas vezes é subestimada. Há quem diga que o feedback não faz parte de seu trabalho e que ele não precisa acontecer, já que cada funcionário deve ter ciência de seu trabalho - se ele precisa de um retorno, é por que não está apto para a função, não é mesmo? Pensar assim é um erro grave, pois tanto os bons quanto os maus funcionários precisam saber de seu superior como ele está indo, se falta algo ou se está no caminho certo.

A atitude de valorizar a presença e o trabalho de outro, fazer uma análise e demonstrar sua visão, é extremamente benéfica para a jornada de trabalho de qualquer pessoa. Mas apesar de ser necessário para toda empresa, o feedback, no início, pode ser difícil de ser realizado, porém, com o passar do tempo, tudo ficará mais simples. Para nortear quem possa se interessar, listaremos três aspectos do feedback ideal, divulgados pelo livro Coaching Eficaz de Myles Downey, veja só:

  1. Dados de alta qualidade, específicos e objetivos. Ou seja, as informações passadas em um feedback precisam ser de entendimento imediato, nada de “dar voltas” para comunicar algo ou expor ideias.

  2. Intenções ao dar o feedback. Está fazendo isso para provar que está certo? Para mostrar que é o chefe? Esqueça, todo o processo irá por água abaixo. Isso pode provocar um misto de sensações na outra parte e deixar o trabalho ineficiente. A conscientização é a principal intenção ao dar um retorno a alguém.

  3. Equilíbrio emocional. Em uma reunião para dar e receber feedback, naturalmente, há a propensão de deixar se levar pelo humor latente. Mas apresentar uma carga de emoção muito grande nesse momento pode significar mais intensidade na hora de transmitir a mensagem. Deixar a afetividade de lado e se manter equilibrado é a melhor pedida para não causar interpretações erradas.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso de comunicação assertiva: aprenda mais e potencialize suas relações

Dados importantes como esses são explanados em cursos online relacionados à comunicação assertiva e empresarial. O ideal seria que todas as empresas pudessem proporcionar conhecimentos como esses a todo o corpo de funcionários para melhorar as relações e os resultados. O aprendizado de um curso de comunicação assertiva como o que oferecemos aqui no portal se faz valer para instituições de todos os portes, desde pequenos empreendimentos à multinacionais.

Gostou de conhecer alguns tópicos relativos ao curso online comunicação assertiva? Não perca a chance de compreender mais a fundo todos os conceitos e técnicas, faça sua inscrição no Enfoque Capacitação. Investindo apenas R$69,90, você ganha o passe livre para realizar quantos cursos online com certificado desejar pelo período de um ano. Incrível, não é mesmo?

Comente com a gente o que achou do artigo, compartilhe com seus amigos e, se tem dúvidas quanto aos cursos online oferecidos, não hesite em nos questionar. Até breve!