Tem interesse pela carreira em radiologia? Saiba que esta é uma das áreas mais abrangentes do mercado, pois diferente do que muita gente pensa, não envolve só os atendimentos em saúde, mas em muitos outros nichos, como as engenharias, as indústrias e centros de pesquisas.

Da mesma forma que há diversas possibilidades de atuação, há também diferentes cargos ligados ao segmento, nos quais você pode se qualificar e crescer profissionalmente. O mais visado ultimamente é o de auxiliar de radiologia, responsável pela organização dos estabelecimentos onde atua, bem como dos procedimentos químicos realizados, além da segurança e controle de qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Uma maneira de se capacitar com qualidade, hoje em dia, é por meio de cursos online com certificado. Eles preparam estudantes e profissionais com conteúdos amplos e detalhados, comprovando para as empresas, faculdades e concursos públicos (caso esteja discriminado no edital), que você aprendeu os conteúdos pertinentes.

Aqui no Enfoque Capacitação você encontra o Curso Online Auxiliar de Radiografia, elaborado por uma equipe pedagógica exclusiva. É uma opção muito prática, econômica e eficiente para ajudar em sua formação profissional, que tal conhecer mais?

Com a ajuda deste artigo e de nosso curso online, você poderá se aprender tudo sobre radiologia, de um modo muito mais dinâmico do que outras aulas que podemos encontrar por aí. Acompanhe, tire suas dúvidas e não deixe de descobrir conteúdos importantes em nosso curso de radiologia a distância.

Radiologia: tudo sobre a carreira

A área de radiologia médica é a que mais precisa de profissionais qualificados constantemente, por se tratar de funções indispensáveis para exames diagnósticos por imagem, como mamografia, densitometria óssea e tomografia, entre outros, e dos exames de alta urgência, como os raio-x realizados em prontos-socorros, por exemplo.

Tanto laboratórios, clínicas e hospitais privados quanto instituições de saúde estatais - do SUS ao Programa Saúde da Família - necessitam de especialistas em radiologia para manusear equipamentos, acompanhar exames e promover a segurança dos locais que recebem radiação. Outra área hospitalar em que o técnicos e auxiliares podem atuar é a de radioterapia, tratamento voltado para pacientes com câncer. Neste caso, o profissional será integrante da equipe multidisciplinar desse setor, sendo o responsável pelas dosagens e análise de evolução dos enfermos.

Sendo assim, o aprendizado em um curso de auxiliar de radiologia pode trazer vantagens para estagiários, trainees e profissionais nas entrevistas de emprego e também para aqueles que querem passar em concursos públicos.

Dependendo do edital do concurso público que você irá prestar, os cursos online com certificado podem somar pontos para a prova de títulos. A cada ano surgem oportunidades para auxiliar de radiologia na carreira pública, fique de olho!

Não podemos deixar de explanar sobre as indústrias farmacêuticas, alimentícias, petrolíferas, metalúrgicas, de construção civil, entre muitas outras. Há muito espaço nestas áreas para quem se especializa em um curso de radiologia a distância eficiente. A principal atribuição em empresas como estas é a radioproteção, ou seja, o profissional deve atuar no controle de segurança e qualidade de serviços e produtos oferecidos, tomando precauções para proteger o ambiente e as pessoas envolvidas.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Materiais e Equipamentos Radiológicos

A radiação X, descoberta pelo físico alemão, Wilhelm Conrad Röentgen, no final do século 19, provocou inúmeras mudanças na ciência moderna, principalmente em relação à medicina. Afinal, com tal inovação foi possível enxergar o que tinha dentro do corpo humano sem ter que rompê-lo, algo incrível para a época. A Europa foi a professora das primeiras técnicas, e ensinou o que é radiologia para o mundo todo. Pouco a pouco, os equipamentos e substâncias ficaram conhecidas e acessíveis para a utilização em diversos estabelecimentos.

Juntamente com o crescimento do uso de equipamentos radiológicos, surgiram também as pesquisas quanto aos efeitos nocivos que a radiação poderia ter sobre os seres vivos e o meio ambiente. Assim, as primeiras normas de utilização de aparelhos e outros materiais começaram a ser criadas, a fim de garantir mais segurança tanto para os profissionais da área quanto para os pacientes.

No Brasil, a primeira legislação vigente sobre os direitos dos operadores de raio-x e demais substâncias radioativas foi sancionada em 1950. Trata-se da Lei nº 1.234, que dispõe as especificações para cada uma das ocupações relativas e suas exceções, muito lembrada em nosso curso de auxiliar de radiologia.

Os laboratórios, hospitais, clínicas, IML's, entre outros, devem tomar precauções para assegurar o bem-estar de seus profissionais e a comunidade em geral. Uma delas é a operação correta dos equipamentos, aprendida no passo a passo de cursos a distância como o que oferecemos aqui no portal. Para que você compreenda de maneira simplificada, elencaremos abaixo os principais maquinários radiológicos:

  • Fixos: como o próprio nome sugere, esse tipo de equipamento não pode ser movido. Ele é instalado em um sala adequada para sua utilização, incluindo espaço para o operador ficar ao controlá-lo a distância, como é o caso dos aparelhos de raio-x de grande dimensão, tanto de hospitais quanto de clínicas odontológicas, locais que mais utilizam máquinas fixas. Alguns são presos no chão, outros, no teto, dependendo de seu modelo.
  • Móveis: menos complexo que o equipamento fixo, o móvel conta com os recursos básicos necessários para a realização de exames. Ele dispensa a mesa de operação a distância que é comum no caso dos maquinários presos na sala - essa parte vem unida à unidade que gera a radiação, portanto, é necessário conhecer as normas específicas de segurança da radiologia médica para se proteger durante a ação nesses casos. Por ser menor e mais simples, os aparelhos móveis fazem somente um tipo de exame.
  • Portáteis: próprios para serem carregados de um lado para o outro, esses tipos de máquinas possuem um peso equivalente para essa ação. Da mesma forma que têm menos volume, arcam também com uma menor capacidade de radiação. É uma boa opção para transportar em ambulâncias, aviões e fazer exames radiográficos em atendimentos a domicílio.

Ficar por dentro sobre o que é radiologia e das características de cada tipo de equipamento utilizado é uma missão de cada profissional. Os cursos online sobre o tema são excelentes fontes de conhecimento, podendo ensinar tudo sobre radiologia sob uma ótica bem mais profissional. Com eles, você terá recursos suficientes para atuar em qualquer empresa e ainda crescer na carreira.