Está atrás de um bom curso de autocad online para complementar sua formação? Aqui no Enfoque Capacitação você encontra essa opção e muitos outros cursos online, ideais para capacitar, aperfeiçoar e atualizar conceitos e técnicas. Estudantes e profissionais de engenharia, arquitetura, design e diversos ramos da indústria podem aproveitar para ter um excelente reforço a qualquer aula de autocad que já tenha presenciado na faculdade ou curso técnico.

Com o Curso Online AutoCAD‍, você não vai precisar se deslocar, economizará dinheiro e o melhor, terá total flexibilidade para aprender virtualmente tudo o que precisa para ser um profissional mais completo. O que acha de experimentar todas as vantagens que os cursos online com certificado têm a oferecer? 

Para que você conheça mais sobre um dos softwares de desenho industrial mais utilizado no mundo todo e como escolher o melhor curso de autocad para dar aquele up no currículo, elaboramos o presente artigo. Acompanhe-o e tire todas as suas dúvidas.

Introdução ao AutoCAD

AutoCAD é um software que foi criado pela AutoDesk, em 1982, para auxiliar profissionais do mundo todo em seus projetos. Inicialmente, os desenhos gráficos só podiam ser criados em duas dimensões (2D), mas não demorou muito para ser lançada a versão 2.1, na qual os usuários podiam desenhar em 3D. O programa utiliza a conhecida tecnologia CAD, sigla americana para "Computer Aided Design", que em tradução livre significa "Computador para criar desenhos" ou algo semelhante a isto.

Desde a criação do AutoCAD, houve diversas evoluções de suas ferramentas e interface, sempre acompanhando o ritmo de globalização e necessidade do setor produtivo. Afinal, obviamente, o mundo da década de 80 não é mais o mesmo de hoje em dia. Foram descobertas novas possibilidades de elaborar estruturas, novos equipamentos elétricos, hidráulicos e de construção civil, novas técnicas de design, incluindo na indústria automobilística, que também se apropria do software para suas inovações.

Um dos passos mais importantes que a AutoDesk deu frente ao universo tecnológico que vivemos foi a disponibilidade do software ser usado em computadores Mac - antes só era compatível com Windows. Essa abrangência agradou bastante diversos profissionais, pois a máquina da Apple é a mais requisitada e recomendada para quem trabalha com criação de peças e projetos de qualquer natureza. Entretanto, o AutoCAD pode funcionar muito bem em seu computador independente de qual seja, a única precaução é que ele possua uma placa de vídeo potente e bastante espaço de memória RAM.

As habilidades com o AutoCAD são essenciais para você, que estuda ou já atua nos ramos de engenharia (elétrica, mecânica, civil, automobilística, etc), arquitetura, design de interiores ou de produto, decoração, diversas vertentes da construção civil ou em qualquer outro que necessite da elaboração de projetos virtualmente antes de colocá-los em prática.

As universidades e os cursos técnicos dessas áreas, geralmente, apresentam na grade de disciplinas uma aula de autocad. Porém, nesse caso, é natural que as lições sejam passadas rápidas demais, sem dar chance para os alunos aprenderem mais profundamente. Já com o curso que oferecemos aqui no portal, é possível se capacitar em um maior espaço de tempo e ainda ter oportunidade de conhecer outros cursos a distância relacionados, como o Curso Online Montagem de Projetos Arquitetônicos‍, por exemplo. Assim, o currículo fica atraente e você aprende passo a passo todas as técnicas. Que tal experimentar?

Para você ficar por dentro do assunto, preparamos uma prévia do que há no curso de autocad online do Enfoque Capacitação. Os tópicos a seguir são essenciais para que seu aprendizado sobre o software valha a pena. Confira e anote as dicas.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Coordenadas e Layers

Um dos primeiros pontos sobre autocad a ser tratado em um curso online de referência é sobre as coordenadas. Para que o projeto dê certo lá na frente, é preciso que você o comece utilizando o sistema de coordenadas presente no AutoCAD, por conta disso, é considerado um dos itens mais importantes para se prestar atenção e seguir à risca.

Através das coordenadas você definirá toda a geometria e a dimensão das peças ou de quaisquer outras estruturas que serão criadas. Mas, o que seriam estas coordenadas? Bom, no AutoCAD você utilizará alguns conceitos de matemática e geometria, e neste caso, especificamente, fará uso do plano cartesiano, no qual há os eixos X (abscissa) e Y (ordenada), utilizados nos desenhos em 2D. Para projetos em 3D, o próprio aplicativo adicionará o eixo Z, que é perpendicular aos demais eixos.

No programa, você definirá os números contidos em cada eixo e só assim poderá iniciar o seu projeto. O sistema de coordenadas mais utilizado é denominado absoluto, no qual você criará geometrias baseadas em linhas verticais e horizontais. Para você entender melhor, listaremos os sistemas mais usados no AutoCAD:

  • Sistema de coordenadas absolutas: simplificadamente, podemos caracterizar uma coordenada absoluta como o ponto que justifica a posição do objeto a ser criado, levando em conta a origem do plano cartesiano. É como se ela fosse a base para todo o projeto - as demais coordenadas seriam criadas a partir destas. Para definir os eixos será preciso estabelecer um ponto de partida, isto é, o zero absoluto. 
     
  • Sistema de coordenadas relativas: ao contrário da coordenada absoluta, que sempre respeitará a posição dos eixos X, Y e Z do plano cartesiano, a relativa consiste em uma coordenada bem mais flexível, na qual é o usuário que define cada linha e dimensão e ainda onde será o ponto inicial, ou seja, o (0,0).
     
  • Sistema de coordenadas polares: consiste na inserção, basicamente, de duas informações: de comprimento e de ângulo do objeto. Os ângulos positivos no AutoCAD sempre crescem no sentido anti-horário, resultando da direita para esquerda: 0º, 90º, 180º, 270º e por fim, completa-se a volta em 360º. Já a angulação negativa será trabalhada no sentido horário.

É imprescindível que você obtenha conhecimentos sobre coordenadas para que seus projetos sejam criados com mais eficiência e segurança. Elas não poderão ficar de fora, pois são a sustentação de qualquer objeto desenhado. Portanto, considere se aperfeiçoar em cursos online com certificado para garantir tais saberes e a documentação que comprova seu aprendizado.

O curso online autocad também vai evidenciar outro comando elementar do software e que precisa ser conhecido por você: as layers (ou camadas, em português). Todo desenho novo acompanhará a primeira layer, chamada de "layer zero", mas o autor poderá criar outras, conforme sua necessidade. A camada funciona como uma espécie de base para acomodar os objetos criados, facilitando, assim, a modificação do projeto por partes e não totalmente.

Através do comando LA você consegue abrir a tela geral de layers e nela será possível adicionar quantas layers seu projeto necessitar. É interessante nomeá-las de um modo que facilite o seu entendimento depois, e não só com numerais. Uma dica bacana é dar nome dos objetos que estão sendo criados nelas. Por exemplo, se o seu projeto for de uma casa, pode haver uma layer para "paredes", outra para "telhado", outra para "piso" e assim por diante. Nessa tela você também pode selecionar cores e a espessura das linhas dos itens desenhados.

Entendemos então, que todo o desenho será organizado em layers, justamente para não confundir o usuário e até mesmo o cliente, parceiro, fornecedor, se for o caso. Mas, para manter a ordem, cada layer deve conter um tipo de informação.

Há muitos outros comandos e informações que dizem respeito às layers que precisam ser destrinchadas. Só um bom curso de autocad pode lhe ajudar nessa missão. Busque conhecimentos específicos para se tornar um expert.

curso de autocad online

Linhas, Círculos e Elipses

Estes três comandos também estão entre os primeiros que devem ser conhecidos por estudantes e profissionais ao fazer cursos a distância sobre AutoCAD, a começar pelas linhas. Para criá-las, você pode digitar L + enter e arrastar seu mouse até o comprimento que desejar ou determinando o valor. Mas atenção, há o botão "ortho" no rodapé do programa que vai ajudar você a criar linhas retas ou angulares. Com ele ativado, as linhas serão verticais ou horizontais; com ele desativado, as linhas poderão ser criadas nas diagonais. Há ainda outra forma de ativar o comando linha, que é através da figura na barra de ferramentas denominada Line.

Saber fazer círculos também é algo essencial, pois em alguma parte do projeto você precisará deles. É importante verificar a necessidade de ter uma dimensão precisa do círculo, pois se não, você criará um com tamanho aleatório. Para criá-lo, basta utilizar o comando C + enter, arrastando o mouse até abrir o círculo desejado ou digitando o raio que quiser.

Bom, agora que você já sabe criar os formatos mais triviais, precisa descobrir como criar as elipses, também presentes em um tópico do curso de autocad online aqui do portal. Existem três formas de você gerar essa elipse: pelo centro, no qual há um eixo na horizontal e outro na vertical; pelas extremidades, quando você puxará a elipse a partir do eixo maior até chegar no semi eixo; e o arco, que nada mais é do que uma elipse incompleta, isto é, você definirá qual será a dimensão dela.

E então, que tal aprimorar estes conceitos em um curso online super completo? Nada melhor do que um currículo repleto de referências boas para fazer bonito em uma entrevista de emprego ou até mesmo em concursos públicos de sua área. Os cursos online com certificado cumprem esse papel direitinho, aproveite para aprender com eles e comprovar seus estudos em qualquer etapa profissional ou acadêmica.

Retângulos com Chanfros e Arredondamentos e Polígonos

Muitas vezes precisamos criar objetos ou até mesmo estruturas que não possuem cantos tradicionais, para isso podemos utilizar certas ferramentas que o Autocad dispõe, como as que inserem chanfros e arredondamentos em quaisquer geometrias. Esses instrumentos estão localizados no painel "modify": o arredondamento está com o nome de "fillet" e o chanfro, como "chanfer".

Vai arredondar algum canto? Primeiramente, clique em "fillet", depois, você deve escolher qual o raio terá essa nova medida a ser inserida. Logo, é só clicar nas duas arestas que receberão o devido arredondamento. Caso queira fazer em mais de um canto, a forma simplificada é clicando em "multiple".

Para inserir os chanfros, ao invés de criar uma linha arredondada entre duas arestas, você vai fazer uma reta. Clique na opção "chanfer" e faça o mesmo procedimento do arredondamento, mas nesse caso, as medidas informadas serão duas distâncias (do ponto A para o ponto B) ou uma distância e um ângulo.

Extremamente primordiais para qualquer projeto bem-sucedido, essas ferramentas devem ser manuseadas com segurança para que não ocorra problemas. Procure um curso de autocad bem estruturado para aprender o passo a passo de cada ícone do software e apresentar modelos cada vez mais modernos.

Por aqui você encontra também outras opções de cursos a distância ideais para complementar sua formação em arquitetura, design de interiores ou engenharia. Uma dica interessante é o Curso Online Maquete‍, que explana sobre o conceito de maquetes desde sua projeção até a prática.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Modos de Seleção

Como todo programa de desenho técnico, o AutoCAD também exige a seleção de objetos. Sem esses modos de selecionar o que se quer, você não consegue fazer muita coisa, afinal, no processo de criação sempre encontramos algo para mover, girar, duplicar, excluir, etc. Em uma boa aula de autocad você aprende todos os comandos que visam facilitar a vida do usuário, mas para facilitar o entendimento, elencaremos os quatro principais deles:

  1. Window (w): esse modo de seleção consiste na criação de um retângulo por meio de dois pontos, o qual selecionará objetos selecionados que estiverem totalmente dentro do tal retângulo.
  2. Last (l): esse modo é um dos mais utilizados. Ele é ideal para você selecionar o último objeto que foi criado em seu projeto.
  3. ALL (all): quer selecionar todos os objetos do desenho? Utilize esse modo de seleção. Essa é uma boa dica caso você queira fazer alguma modificação que englobe todos os itens. O atalho ctrl+a também funciona nesse caso.
  4. Fence (f): ao escolher esse modelo, você utilizará as linhas de seleção desenhadas livremente em qualquer canto de seu projeto para selecionar o que bem entender.

Atenção: para ativar qualquer modo de seleção, deve estar especificado "select objects” na barra de comandos, ok?

Aprenda tudo e mais um pouco no curso de AutoCAD online

Esta foi só uma visão geral da iniciação em AutoCAD, o que achou? Há muito mais a ser visto em nosso curso online autocad, desde as ferramentas básicas até as mais complexas. Busque conhecimentos além daqueles adquiridos na graduação ou formação técnica para chamar a atenção das empresas e poder atender seus clientes com excelência. 

Além do curso online sobre o AutoCAD, há ainda outras ideias de qualificação em cursos online relacionados. Por exemplo, se você é da área de mecânica, pode aprender muito mais no Curso Online Projetista Mecânico‍, perfeito para diferenciar o seu currículo, que tal?

Bom, aqui no Enfoque Capacitação você pode realizar um, dois ou até mesmo centenas de cursos online do Pacote Master durante um ano inteiro investindo somente R$69,90. E então, curtiu a ideia? Inscreva-se agora no portal e valorize seus conhecimentos.

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo. Qualquer dúvida que tiver, pode contar conosco, até breve!