A educação infantil é uma etapa primordial para a evolução da criança. Por isso, é essencial que os professores dessa área estejam capacitados e atualizados a respeito dos conteúdos que envolvem a educação infantil. A área das Artes Visuais na educação infantil é muito importante, já que, muitas vezes, é através da Artes que os alunos se expressam e se comunicam.

Seguindo essa perspectiva, o Enfoque Capacitação criou um curso na plataforma online, para capacitar os educadores que prezam pelo desenvolvimento integral do aluno. O Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil foi desenvolvido para professores e, até mesmo, para simpatizantes da área que desejam se atualizar e adquirir conhecimento por meio de cursos a distância.

A arte na educação infantil, por vezes, é encarada como um simples passatempo, no qual, simplesmente, se entrega à criança papel e lápis, para que ela reproduza um desenho qualquer ou, então, para que ela faça o registro de algo esteticamente “perfeito”, sem se considerar suas dificuldades e talentos.

Porém essa visão tem sido mudada pouco a pouco entre os educadores, e as atividades de Artes na educação infantil têm ganhado espaço como um meio de expressão do aluno. Mas ainda são poucos os profissionais que encaram essa matéria como uma forma de expressão da criança, tornando o objetivo do nosso curso online ainda mais importante.

A criança que possui o contato de forma correta com a arte é capaz de se socializar e de se comunicar com o próximo de forma muito mais fácil e eficiente. Para que esse contato, propriamente dito, aconteça de forma eficaz, é preciso que o mediador, ou seja, o educador, esteja capacitado para transmitir à criançaos conhecimentos de Artes. Uma das dicas de capacitação é realizar alguns cursos online com certificado.

Se você se interessou e deseja saber mais sobre como as Artes Visuais podem mudar a vida de uma criança na educação infantil, realize a inscrição no portal e faça o Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil. Esse curso possui toda a base para que suas aulas de Artes sejam completas e contribuam para o desenvolvimento integral do aluno, além de contar com algumas dicas de atividades de Artes Visuais na educação infantil muito interessantes.

O uso do lúdico para o ensino das Artes Visuais na educação infantil

Hoje em dia, o professor encontra muita dificuldade em transmitir os conteúdos para os alunos em sala de aula. Um dos fatores que contribui para a dificuldade do professor é o fato de os alunos se interessarem muito mais por utensílios oriundos da internet do que pelos livros.

Outro fator que também dificulta a transmissão do conhecimento é a indisciplina encontrada em sala de aula. Esta, por sua vez, precisa da intervenção não somente do educador, mas também da família e dos outros colegas de classe, e as atividades lúdicas e as Artes podem auxiliar a minimizar a indisciplina.

Dessa forma, muitas vezes, os alunos frequentam a sala de aula por obrigação, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente impõe que a criança frequente o ambiente escolar. Toda essa situação exige que o professor ajuste sua metodologia aos interesses dos alunos, transmitindo, de forma lúdica e interessante, os conteúdos previstos pelo MEC para a educação infantil.

As Diretrizes Curriculares de Artes do Estado do Paraná afirmam que quando o ensino da Arte ocorre de forma plena, o aluno é capaz de ampliar seu repertório, bem como suas experiências, fazendo com o que ele se aproxime das mais variadas formas de representações artísticas que o envolvem no universo cultural, extremamente rico para qualquer educando.

Podemos definir arte como uma fonte do processo de humanização da criança, já que através dela é possível tornar-se consciente de sua existência individual, bem como social, além de torná-la capaz de questionar e interpretar a si e ao mundo que a cerca.

Desse modo, torna-se claro a importância do ensino da Arte na educação infantil e na formação de sujeitos comprometidos que saibam como reconhecer e, acima de tudo, respeitar as diferenças do próximo.

Como já dito anteriormente, para que nos dias atuais esses conceitos consigam ser transmitidos de forma ampla e completa, o professor necessita recorrer aos recursos lúdicos, motivando a criança a participar e aprender cada vez mais. E quando esses recursos passam a ser utilizados pelos educadores, seja ele um jogo ou brincadeira, é possível estabelecer um vínculo entre os educandos, já que eles passam a aprender brincando.

Com as atividades lúdicas, ainda é possível dar autonomia às crianças para que elas consigam solucionar alguns problemas de convivência e socialização, que são muito comuns nessa fase da vida, principalmente no meio escolar.

Quando o professor decide trabalhar os conteúdos de Artes através de uma metodologia lúdica, ou seja, onde são utilizadas brincadeiras e jogos, é necessário que ele possua o conhecimento adequado e que consiga fazer a ligação entre jogo e conteúdo programático, promovendo, assim, a aprendizagem e a fixação do assunto transmitido. Além disso, é importante ressaltar que, se trabalhados corretamente, os conteúdos de arte podem transmitir respeito, reciprocidade e confiança.

Dessa forma, é possível perceber a importância de um educador capacitado para transmitir os conteúdos das Artes Visuais na educação infantil. E nosso portal disponibiliza vários cursos online com certificado para ajudar você a se destacar na sua carreira ou, ainda, dar aquele incentivo para quem deseja ingressar nesse rico mundo da educação infantil.

Os cursos a distância estão cada vez mais solicitados, já que a rotina nos cobra coisas práticas e funcionais. Esse tipo de curso oferece um grande diferencial que é a liberdade do aluno. Você pode estudar quando, como e onde quiser.

Cursos relacionados que podem te interessar:

A importância das ilustrações nos livros infantis

Para que uma criança se interesse por um livro, é muito importante que ele contenha ilustrações e/ou algum estímulo visual. Essas ilustrações contidas nos livros são capazes de nos marcar de forma positiva até mesmo na nossa vida adulta, nos relembrando a época de escola onde os mediadores desse recurso foram professores que estimularam o gosto pela leitura, através de livros divertidos e agradáveis aos olhos do aluno.

As ilustrações utilizadas nos livros infantis funcionam como uma ferramenta capaz de chamar a atenção das crianças. Elas possuem o papel de apresentar uma nova visão e de transmitir a mensagem, de uma forma que a criança entenda o que está escrito nos livros.

Desse modo, é possível capacitar os sujeitos para que se tornem críticos e consigam estabelecer um bom diálogo em seu meio de convivência, além de ensinar conceitos básicos, como respeito às diferenças. Uma criança alfabetizada visualmente é capaz de desenvolver a habilidade de observar e interpretar, tendo consigo uma ótima percepção a respeito de cores, formas, perspectivas e significados.

Anteriormente, as ilustrações eram vistas como um item opcional na literatura, porém, com o passar dos anos, elas se tornaram um elemento indispensável. Os ilustradores buscam um modo de narrar o texto através de imagens de forma fluída, sem que se perca a essência e o significado imposto pelo autor.

Muitas vezes, o ilustrador encara um desafio, já que as crianças possuem capacidade de imaginar e de abstrair muito superior a de um adulto. Dessa forma, o ilustrador precisa decifrar os processos nos quais a criança imagina para realizar um trabalho eficaz, capaz de desenvolver aspectos estéticos e cognitivos relacionados ao público infantil.

Devido ao pouco interesse desenvolvido pelas crianças e adolescentes a respeito da leitura, os autores e ilustradores buscam incorporar seus livros no ambiente escolar, produzindo conteúdos didáticos que se encaixem nessa perspectiva e que possibilitem o desenvolvimento e interesse das crianças.

Então se você deseja ser um ilustrador, nosso curso online será muito importante para você, pois nele é possível aprender as práticas da disciplina de Artes na educação infantil, tornando mais fácil a adequação dos conteúdos à faixa etária da criança.

O Curso Online de Artes VIsuais para a Educação Infantil ajudará os educadores e interessados a entender a importância das Artes Visuais na formação completa de uma criança, além de fornecer dicas de atividades de Artes Visuais na educação infantil.

artes visuais na educação infantil

Propostas para a Arte na educação infantil

É muito importante que na escola, durante a fase da educação infantil, a criança tenha a possibilidade de exercer sua autonomia e expressar suas linguagens. É fundamental que, nessa fase, a criança também possa optar como, o que e com quem ela deseja aprender. 

A maioria dos educadores ainda são resistentes a essa ideia, porém uma atividade livre pode contribuir muito para o desenvolvimento do aluno. Os profissionais da educação precisam se enxergar como mediadores, não somente como transmissores de conhecimento. É essencial considerar a opinião da própria criança, bem como a da sua família, contemplando, desse modo, tudo aquilo que a criança precisa para um bom desenvolvimento, tendo sempre um mediador para orientar suas decisões. É muito importante também que todo o planejamento contemple as áreas afetivas, orais, textuais e gestuais.

Antigamente, a arte era considerada como padrão estético perfeito, mas, após as atualizações e as inovações dos projetos artísticos, a arte começou a ser considerada como a experimentação de materiais, conhecimento de técnicas, apreciação de imagens e expressão de forma livre.

No ensino da Arte na educação infantil é fundamental motivar os alunos a criarem e a ampliarem o seu universo cultural. Isso deve ser feito de forma qualitativa, para que a criança sinta vontade e motivação. Esse contexto de criação é algo que surgiu recentemente. Durante muito tempo, a criação era relacionada ao artesanato. Considerava-se um artista aquele que melhor copiasse algum modelo já criado, mas essa técnica não podia ser considerada uma invenção já que seguia técnicas predeterminadas.

Porém não se deve deixar de interferir nas criações dos alunos. Como dito anteriormente, o educador deve ser mediador entre o conhecimento e a criação. Portanto, as atividades de Artes Visuais na educação infantil necessitam ser mediadas e planejadas, contendo um começo, meio e fim, visando um objetivo preestabelecido.

É de suma importância que, ao planejar uma atividade, o educador tenha em vista a autonomia do seu aluno, optando, por exemplo, entre a confecção ou apreciação de uma arte. Além disso, é essencial proporciar o contato com diferentes materiais de qualidade, ou seja, matéria-prima capaz de proporcionar um bom desempenho, com variadas técnicas de expressão artística. A atividade deve ainda transmitir segurança à criança, permitindo assim que ela crie sua própria estética e tenha a possibilidade de contemplar as artes produzidas por colegas e artistas pertencentes a nossa cultura.

É interessante que a as atividades sejam realizadas além da sala de aula, utilizando todos os espaços físicos possíveis da escola, como o pátio, campo, parque, ambientes que proporcionem aos alunos a liberdade de realizar pinturas, desenhos, colagens, montagens, recortes, ou seja, todas as atividades que levam a criança de encontro com a arte.

Assim como os objetivos devem ser predefinidos por parte dos educadores, é preciso que os materiais sejam suficientes e de qualidade, dando liberdade para as crianças se expressarem e experimentarem quantas vezes acharem necessário as práticas apresentadas a eles. É também função do educador orientar a produção das crianças, sugerindo, questionando, incentivando e conversando com elas, pois, dessa maneira, se sentirão acolhidas.

Além disso, é preciso que o educador ofereça condições para que os alunos realizem as atividades, como referências e orientações para a aplicação de técnicas e a utilização de materiais, ajudando a criança a se organizar no momento da produção. Tudo isso fará com que os alunos fiquem atentos aos detalhes e às produções realizadas pelos colegas.

Essas orientações devem ser seguidas por todos os professores que buscam transmitir um conteúdo completo ao aluno, pois isso os auxiliará a desenvolver o conhecimento de forma integral. Quando se trabalha Artes na sala de aula, é possível abordar outras vertentes como, questões relacionadas a gêneros, etnias, padrões estéticos, beleza, companheirismo, coletividade, assim como a individualidade.

O papel das Artes na construção da identidade cultural

É fundamental que preservemos as manifestações espontâneas pertencentes à nossa cultura popular, como o artesanato, a arte e religiosidade. A cultura e a arte sempre se modificam no decorrer dos anos, e elas se manifestam por meio das linguagens contemporâneas.

Atualmente, devido à tecnologia, essa modificação ocorre de maneira mais rápida. No nosso país, essas linguagens contemporâneas cada vez mais ganham destaque, ou seja, não importa a época em que a obra foi produzida, pois ela se torna parte da história e permanece nela, independentemente se o artista possui uma estética erudita, popular ou artesã.

As artes contemporâneas já sofreram tentativas de destruição. Este fato ocorreu na época em que Hitler governava a Alemanha, determinando o fechamento da Bauhaus, uma renomada escola de design. A maioria dos artistas fugiu para a França e Estados Unidos, onde produziram suas obras que são perpetuadas pelos museus espalhados pelo mundo.

E no nosso país não foi diferente. Quando o Brasil enfrentou a ditadura, vários artistas foram perseguidos, porém eles conseguiram continuar produzindo suas obras. Os literatos foram os primeiros artistas a iniciar o trabalho com a identidade cultural brasileira, tendo início na transfiguração da cultura do Nordeste. O primeiro foi José Américo de Almeida, no ano de 1928, com a obra A Bagaceira.

Em meio a todo esse processo em que a arte passou por evoluções, foi mudado o conceito de belo, e muitas obras que eram consideradas bonitas passaram a ser vistas como inadequadas ou antiquadas. Porém, esse conceito não muda o objetivo da arte, que é expressar para quem está observando a emoção de quem a produziu naquele momento. A arte é a expressão daquilo que o artista possui na sua alma, sendo ela capaz de materializar a sua visão de mundo.

Pensando nisso, o Curso Online Artes Visuais para a Educação Infantil auxiliará o educador a conhecer todas as novidades da área, bem como as técnicas para ensinar cada um de seus alunos, permitindo entender a conceituação do belo e a sua relação com a educação infantil.

Confira a lista de vantagens que o portal Enfoque Capacitação oferece aos alunos que realizam os nossos cursos online.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Artes visuais e inclusão escolar

A Arte na educação infantil ainda é capaz de promover a inclusão na sala de aula. Por isso, é importante que os educadores façam cursos a distância, para saber exatamente como trabalhar essa inclusão. 

Essas diferenças, presentes na educação especial, devem ser trabalhadas pelo professor de modo que ele busque estratégias para conseguir contorná-las, como o gerenciamento do tempo em certas atividades, o desenvolvimento de novas habilidades e, até mesmo, a melhoraria na comunicação do aluno com seus colegas de sala.

A sociedade coloca o ensino de Artes, assim como o da Educação Física, em segundo plano, e somente se transmite os conceitos que foram historicamente construídos pelas artes e pelos artistas, ou seja, o aluno não reflete sobre a construção da arte. Nesse momento, torna-se essencial um professor atualizado e preparado para realmente produzir um conteúdo significativo para o aluno, onde ele participe ativamente da aula de Artes.

Após o ano de 1990, inciou-se o movimento de inclusão escolar. Ele começou a ser tratado como um novo paradigma educacional, onde se estabeleceu que todas as crianças teriam direito ao sistema regular de educação.

Através do contato com alunos especiais, os professores observaram a necessidade da inclusão de recursos, da atenção especial e da adaptação de cada atividade para a capacidade de linguagem, motricidade, mobilidade, acesso ao conhecimento e produção artística de cada criança.

O lúdico tem grande responsabilidade na construção do conhecimento, visto que, através de atividades participativas, as crianças conseguem desenvolver certas habilidades e emoções. Na educação especial, esse apelo deve ser ainda maior e, para tal, é necessário oferecer recursos e atividades lúdicas para que as crianças atinjam a construção do conhecimento em sala de aula.

O portal Enfoque Capacitação disponibiliza um ótimo curso online para os educadores que trabalham com alunos especiais na educação infantil, o Curso Online Educação Inclusiva.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre a disciplina de Artes Visuais na educação infantil? Então, matricule-se no portal do Enfoque Capacitação!

Nele, são oferecidos esse e vários outros cursos online com certificado nessa área. Nossos cursos têm o objetivo de preparar, atualizar e capacitar os professores e futuros educadores da educação infantil.

O Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil é ideal para quem busca se aprimorar ou, até mesmo, conhecer um pouco mais sobre esse universo das Artes Visuais. Mais de 160 mil alunos já comprovaram a eficácia dos nossos cursos online.

Você pode acessar os nossos cursos a distância de qualquer lugar, a qualquer momento e da forma que quiser, visto que nosso portal oferece um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno, e otimizado para Smartphones, Tablets e Computadores.

Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais, opinar sobre nossos artigos e conhecer nossos cursos online.