Para aprender uma nova habilidade e adquirir um novo conhecimento, precisamos ter persistência. Vários fatores podem ser motivo de distração e dificultar o aprendizado de algo, mas por outro lado, tantos outros podem otimizar ainda mais os estudos. Há muitos cursos online que podem ajudar a aprender melhor, um deles é o Curso Online Ajudando o Aluno a Aprender Melhor que tem o objetivo de capacitar e atualizar educadores que desejam ajudar os alunos a aperfeiçoar as técnicas de estudo.

Quer saber como estudar melhor e aumentar a produtividade? Acompanhe essas dicas de estudo e conheça algumas técnicas que podem ajudar você, professor, que deseja conhecer metodologias para ajudar os alunos a aumentar o rendimento nos estudos ou você que precisa de dicas que possam ajudar a estudar para concurso, para o ENEM e muito mais. Veja também como a ansiedade e a procrastinação pode atrapalhar e como filmes, músicas, aula de canto e de instrumentos, livros, história em quadrinhos e os jogos vão ajudar.

1. Dicas de estudo: cursos online, concursos e Enem

Ter o hábito de estudar todos os dias pode melhorar a capacidade de memorização. Isso pode ajudar muito se você pretende fazer cursos online com certificado em línguas, como: inglês, espanhol, italiano e outros da área ou até mesmo estudar para concurso, pois ambas as atividades, demanda tempo e dedicação. Mas, você precisa dedicar apenas algumas horas do seu dia para os estudos. Quando ficamos durante muito tempo concentrados em algo, isso pode gerar uma carga excessiva de ansiedade e estresse que, por consequência, vai atrapalhar no rendimento diário. 

2. Procure por formas diferentes de conteúdo

É importante lembrar: educar-se, não quer dizer estar em contato constante com os livros didáticos. Há várias maneiras diferentes para você aprender sobre algo e otimizar os estudos. Dentre elas: fazer cursos à distância, ler livros de ficção que tenha em seu conteúdo algo relacionado ao que você está estudando, vídeo aulas, filmes, músicas e história em quadrinhos. Esse último, pode ser bastante eficiente para quem deseja estudar línguas estrangeiras. Mas, como pode ajudar? Simples: adquira uma revista que esteja no idioma inglês, por exemplo, com a assimilação das ilustrações contidas neste tipo de narração, você pode praticar de uma forma prazerosa e que vai lhe render bons resultados.

No caso de livros, filmes e músicas, em várias provas de concursos e vestibulares são cobrados conteúdos que podem ser melhor absorvidos, se estudados através desses meios. Alguns bons exemplos, são os livros de Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis, autores clássicos da literatura nacional, que trazem algumas referências da cultura e história brasileira. Na música, temos Chico Buarque e Gilberto Gil, que viveram e foram censurados na época da Ditadura Militar. A canção "Cálice", escrita e interpretada pelos dois artistas, faz uma alusão à época. Já no cinema temos o filme "O Homem Mais Procurado do Mundo", que retrata o combate contra o terrorismo nos EUA (Estados Unidos da América) e o clássico de Charles Chaplin, "Tempos Modernos", que se passa na era da Revolução Industrial e faz uma crítica ao modelo de produção criado por Frederick Taylor e Henry Ford.

Ficar por dentro do que está acontecendo no mundo é uma das chaves para se dar bem em concursos públicos e no Enem. Lembre-se, estar atualizado é fundamental. 

Dica importante: se você trabalha com ensino, saiba que essas dicas de estudo podem tanto ajudar não só aos alunos mas também aos professores, afinal o educador é um eterno estudante. Além disso, aqui no Enfoque, disponibilizamos o Curso Online Ajudando o Aluno a Aprender Melhor, onde o professor se capacita para enfrentar os maiores problemas de aprendizado de seus alunos. Deixando-os mais preparados para o futuro, inclusive sabendo como estudar para o Enem.

Para você que deseja aumentar e otimizar o aprendizado, essas dicas serão importantes para aprender como estudar para concurso, vestibular. Procure por formas diferentes de estudar, assim as atividades não se tornarão algo monótono e chato. Além disso, fazer aula de canto ou de instrumentos, pode aumentar ainda mais a capacidade de atenção, pois são ensinadas técnicas de concentração no tom de voz, nas pausas das músicas e sons que, podem ser muito úteis para os estudos nos cursos à distância, faculdade, escola e muito mais.

Cursos relacionados que podem te interessar:

3. Tenha uma boa noite de sono

Especialistas dizem que o cérebro necessita de um bom período de descanso, para absorver melhor tudo aquilo que foi aprendido durante o dia. Afinal, como estudar quando se está cansado? É desgastante e nada recomendado. Cada faixa etária precisa de um tempo diferente para a "restauração do sistema nervoso central". Dormir durante um tempo adequado, vai ajudar na memorização e concentração, ter maior disposição para realizar as atividades do dia seguinte, diminuirá o estresse, a ansiedade e evitará que você tenha fadiga.

Quando se dorme mal, a sensação de cansaço é tão grande, que pode causar a procrastinação, ou seja: a fadiga pode aumentar e com isso vamos adiando as tarefas o máximo possível, com a esperança de que toda a exaustão irá se passar, o que só vai acontecer se dormirmos em quantidade e qualidade adequada.

4. Faça planos de estudo

Faça um planejamento estratégico para os estudos, para que possa criar uma rotina, aumentar a produtividade e otimizar os estudos. Isso será muito útil se você quer saber como estudar para concurso, para o Enem, vestibular, ou fazer cursos EAD (pois é preciso ter disciplina e hábito quando se opta pelo ensino à distância) e pode ser utilizado pelos alunos, na escola.

Fazer um calendário, colocando todas as matérias que é preciso estudar, separadas de forma estratégica, vai ajudar a não perder tempo escolhendo o que aprender primeiro, além disso, não vai ser deixado de estudar nenhum conteúdo, pois a procrastinação pode atrapalhar muito neste momento.

A primeira atitude que deve ser tomada é criar uma missão e visão, justamente como o planejamento estratégico de Marketing. Registre o propósito, o porquê de estar realizando os estudos, onde quer chegar e enquanto tempo deseja cumprir com as atividades. Depois disso, faça uma análise das fraquezas, forças, oportunidades e ameaças:

  • Forças: Quais são as matérias que você domina com mais facilidade? Quais recursos você possui em mãos, para otimizar suas tarefas?
  • Fraquezas: Tem alguma matéria que você possua mais dificuldade? Sofre de ansiedade ou dorme mal?
  • Ameaças: Há algum barulho ou qualquer outra situação externa que possa te atrapalhar?
  • Oportunidades: Existem softwares e/ou cursos online que podem te ajudar nos estudos?

Depois de analisar esses pontos, poderá potencializar as forças, dominando ainda mais as matérias que tem facilidade; eliminar as fraquezas, dedicando mais tempo aos conteúdos que tem mais dificuldade; neutralizar as ameaças, indo para um ambiente mais calmo, reservado, sem barulhos e se afastando daquilo que possa distrair (como o Facebook, Instagram e Whatsapp) e aproveitar as oportunidades. Você sabia que no mercado existem cursos online com certificado e softwares que vão ajudar neste momento? Além de guias para a produtividade e organização dos estudos online? Pois então, aproveite essas oportunidades, aprenda como estudar de forma otimizada e vá em busca do sucesso.

Por fim, nunca deixe de estabelecer metas claras e mensuráveis, para alcançar os objetivos. Elas serão fundamentais para você continuar tentando e persistindo. Adotando um planejamento estratégico para realizar as suas tarefas, você irá atingir grandes resultados, além de aprender como estudar para o Enem, para o vestibular, concurso, faculdade ou cursos EAD de uma forma muito mais produtiva e menos cansativa.


5. Utilize aplicativos para auxiliar nos estudos

Hoje, com o avanço da tecnologia, vários softwares são criados para facilitar a vida dos usuários. Alguns aplicativos, foram desenvolvidos justamente para ajudar você a se dedicar e aprender mais com os estudos. As funções são variadas. Há aqueles que são sinais de alerta, para você deixar a preguiça de lado e ir estudar, alguns permitem que você faça um calendário de estudos e outros simplesmente permite que você pratique seus conhecimentos. Conheça alguns desses aplicativos que podem mudar a sua vida:

Duolingo

Este aplicativo é uma das grandes dicas de estudo que preparamos para você. Ele foi desenvolvido para quem deseja praticar o inglês, francês, espanhol e alemão. O software pode ser usado tanto em aparelhos com sistema iOS, Android e Windows Phone, quanto em computadores e tablets.

O Duolingo possui várias atividades diferentes e utiliza o método de repetição, para memorizar o que foi aprendido. Ele também possui alertas, que chegam no celular, através do sistema do próprio aplicativo ou pelo e-mail. Nele você pode estabelecer metas diárias, voltar nas tarefas sempre que achar necessário praticar mais um pouco e interagir com os outros usuários.

Mas é importante lembrar que, ele é apenas um auxílio. Então, se você quer aumentar os seus conhecimentos, habilidades e se capacitar, faça cursos online com certificado. Desta forma, suas chances de crescer e aprender são ainda maiores.

Alarmy Pro (Sleep If U Can)

Este aplicativo é um dos mais irritantes do mundo, mas também muito eficiente para te forçar a cumprir as suas metas de estudo diário. O Alarmy Pro, não vai mais deixar você colocar aquele tempinho de 5 ou 10 minutos a mais para dormir, a famosa "soneca" dos despertadores. Depois de baixar esse aplicativo, você nunca mais irá perder os seus compromissos.

O software está disponível para iOS e só vai desligar o alerta quando você tirar a foto de algo pré determinado, ou seja, enquanto você não levantar e ir tirar uma foto da árvore que fica enfrente a sua casa, por exemplo, o aplicativo continuará emitindo um som irritante. Você nunca mais viverá na procrastinação.

Audible

Este aplicativo foi desenvolvido pela Amazon e permite que você baixe audiobooks (livros em formato de áudio) de várias obras. Ótimo para quem não tem muito tempo e ainda sim precisa cumprir com as metas de estudo. Possui livros em português e em outros idiomas, por tanto, você também pode praticar o inglês enquanto ouve algumas obras na língua.

EDU.app

O EDU.app foi desenvolvido em uma parceira entre a Fundação Lemann e o canal EDU do YouTube, para que alunos que querem saber como estudar para o Enem e vão realizar o exame, possa estudar de forma eficiente através de videoaulas, exercícios e dicas.

Aprovado

Este aplicativo é ótimo para você que quer saber como estudar para concurso, vestibular ou quer apenas otimizar seus estudos nos cursos à distância. O software possui uma interface simples e fácil para organizar suas tarefas e permite que você acompanhe, através de gráficos, o desempenho diário. Desta forma você pode criar uma rotina e aumentar a sua produtividade. 

6. Coloque em prática tudo que foi aprendido

Para aprendermos algo, precisamos "repetir", ou seja, treinar aquilo que estudamos. A insistência ajuda a memorizar com mais facilidade os conteúdos. Uma boa dica é responder questionários sobre o assunto da tarefa, pois assim pode ser avaliado se você realmente aprendeu ou se precisa se dedicar mais um pouco.

Outra boa prática para memorizar melhor e testar o conhecimentos é a escrita. Depois de estudar algo, fazer um relatório com as próprias palavras, passando tudo que aprendido com uma leitura ou um vídeo, para o papel, pode ajudar bastante. 

Se você está estudando idiomas, cantar músicas na língua que você está aprendendo, pode ser uma boa forma de praticar e aprender ainda mais e o melhor: você nem precisa de aula de canto para isso.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

7. Estimule o seu cérebro

O cérebro humano é o "computador" mais rápido do mundo. Ele é capaz de processar, armazenar e acessar informações com mais velocidade que qualquer máquina já criada. Mas, é preciso treiná-lo para que fique cada vez mais rápido e não falhe no momento que você mais precisar. Você pode fazer alguns exercícios para melhorar a atividade cerebral, com a ajuda de jogos. Conheça alguns:

  • Quebra-cabeças: a professora de uma universidade paulista, afirma que montar quebra-cabeças pode ser uma ginástica muito eficiente para o cérebro, pois estimula a capacidade de observação, decisão e análise.
  • Teste das cores: essa é uma atividade divertida que irá envolver o lado direito e esquerdo do cérebro. O teste consiste em você dizer o nome das cores, sem ler o que está escrito. Vai aparecer para você, por exemplo, um círculo na cor amarela e a palavra "verde" no meio ou um vermelho, escrito "preto". Enquanto o lado direito irá dizer a cor, o esquerdo tentará ler a palavra. Este conflito entre os lados, vai melhorar a capacidade de compreensão e concentração, que por consequência vai ajudar quem quer saber como estudar para concurso e vestibular, quem vai fazer cursos EAD e alunos que precisam otimizar os estudos.
  • Jogo da memória: este jogo consiste em achar o par de figuras e você deve memorizar onde está uma, para poder achar a outra. Com essa atividade, seu cérebro irá desenvolver a capacidade de memorização, o que é muito importante para os estudos.
  • Sudoku: este jogo foi desenvolvido por um americano e nomeado de Number Place, mas ficou conhecido no mundo, pelo nome dado pelos japoneses. O Sudoku é um quebra-cabeça numérico que estimula a lógica e a paciência.
  • Jogo dos 7 erros: talvez seja um dos games mais populares conhecidos. O objetivo é comparar duas imagens iguais e achar as diferenças entre uma e a outra. Ao realizar essa atividade, a capacidade de concentração e atenção aos detalhes são otimizadas.

Além desses entretenimentos, existem muitos outros que desenvolvem diferentes atividades cerebrais. Mas, não são só os jogos que podem ajudar. Atividades simples que podem ser feitas no dia a dia também são muito úteis, como:

  • Meditação: aumenta a concentração, diminui o estresse e ansiedade, promove autodisciplina e autoconfiança, e clareia o raciocínio.
  • Escutar música e estudar: uma pesquisa apontou que escutar música durante as tarefas, pode melhorar o seu desempenho. Mostrou ainda que alunos que escutaram música clássica durante os estudos, tiveram um desempenho melhor de 12% em matemática. Então, se quer otimizar os seus conhecimentos e habilidades nos cursos online, provas e muito mais, se divirta estudando.
  • Ler dois livros ao mesmo tempo: quando se lê duas obras diferentes, seja um livro ou uma revista de história em quadrinhos, ao mesmo tempo, a capacidade de memorizar é aumentada, pois o cérebro será forçado a lembrar do que se trata um livro e do que se fala no outro.

8. Entenda como ajudar os seus alunos

Professor, essa dica é especialmente para você. Sabia, que com o Curso Online Ajudando o Aluno a Aprender Melhor você pode aprimorar as suas habilidades e ajudar ainda mais os seus alunos? 

Neste curso, você conhecerá ainda mais metodologias, técnicas e sugestões para ajudar os seus alunos a otimizar os estudos. É abordado as melhores práticas de ensino, avaliação, como lidar com as dificuldades de aprendizagem e como a tecnologia pode facilitar e ajudar os alunos no processo de aprender. Além disso, você irá entender sobre desenvolvimento e aprendizagem de acordo com grandes especialistas da educação, como o professor de literatura Lev Vygotsky e psicólogo Jean Piaget.

Não perca essa oportunidade. Se capacitar e aprender com esse curso, irá ajudar você e, principalmente os alunos, a desenvolverem habilidades e conhecimentos que vão gerar grandes resultados. Desta forma, o que os seus alunos aprendem dentro da sala de aula, será absorvido com muito mais facilidade e todos sairão ganhando. Além do mais, quando compreendemos algo com mais desenvoltura, estudar se torna algo ainda mais prazeroso, para aquele que irá transmitir o conhecimento e para quem irá recebe-lo.

Então, o que achou das dicas? Você usa outras maneiras para otimizar os estudos? Comente com a gente. Não deixe de fazer o Curso Online Ajudando o Aluno a Aprender Melhor, seguir essas dicas, para otimizar ainda mais os seus conhecimentos e acompanhar todas as novidades do portal nas redes sociais.

Capacite-se com os cursos online do Enfoque Capacitação, são diversos cursos 100% online, cuidadosamente e constantemente atualizados por um departamento pedagógico exclusivo. Faça como os mais de 160 mil alunos, comprove a excelência de nossos cursos, inscreva-se