Você sabe que a administração pode ser bastante útil em vários aspectos de sua vida? Pois é, a ciência que busca soluções para que as organizações consigam alcançar suas metas e objetivos, pode ser seu apoio para organizar a rotina – estudos, tarefas, casa, trabalho, etc. Um curso de administração online pode lhe proporcionar isso, dando conhecimento suficiente para que você aplique no seu dia a dia e também em seu ambiente de trabalho.

Já se administração é a sua área ou se você pretende que seja, um curso online pode abrir as portas do mundo do trabalho. Não é novidade que o mercado é super competitivo e que busca profissionais muito bem preparados e que têm a preocupação de qualificar, atualizar ou aperfeiçoar o conhecimento no segmento administrativo ou em áreas correlatas. Aqui no Enfoque Capacitação todos cursos a distância  são criados por um departamento de pedagogia que está sempre ligado às novidades e trazendo ao cursista o que há de mais atualizado em conteúdos pertinentes a cada campo do conhecimento.

Os campos do conhecimento têm sempre alguma inovação ou mudança e o mesmo deve acontecer com você: tentar estar atualizado sempre. Acompanhe o nosso artigo sobre vários aspectos da administração e que vai fazer você ver a ciência de administrar com um olhar atento e projetado ao sucesso de sua carreira profissional. Inspire-se a fazer um curso online de administração.

Curso de admistração online como primeira estratégia para o sucesso na carreira

Neste tópico vamos abordar a contribuição da racionalização do trabalho, a teoria que começou dar forma à administração no campo científico. Também lhe daremos algumas dicas de cursos online, como o Curso Online Administração – Prática e Fundamentos, que trata do assunto de forma objetiva e de fácil entendimento.

A busca do aumento da produtividade e de resultados = a organização racional do trabalho

Tudo o que se quer em organizações é ter funcionários trabalhando de forma produtiva, utilizando bem o seu tempo e otimizando recursos. Sempre foi assim, a diferença é que, com o passar do tempo, outras coisas se tornaram importantes, como o bem-estar do trabalhador, ter um mínimo de horas trabalhadas etc.

Frederick Taylor, um engenheiro norte-americano, se tornou o principal representante da Teoria da Administração Científica, que propôs uma análise científica do trabalho dos operários. Taylor buscava uma forma de ter um nível de produtividade elevado com o trabalhador produzindo mais em menos tempo. Entrava em cena a organização racional do trabalho (ORT).

Ao estudar tempos e movimentos, Taylor concluiu que os operários deveriam ser escolhidos de acordo com suas aptidões para tarefas específicas (divisão do trabalho) e treinados para que as executassem da melhor maneira possível em menos tempo.

A remuneração dos operários passava a ser baseada no número de unidades produzidas, como forma de incentivo para que produzissem mais. Outro ponto do estudo de Taylor foi a fadiga humana - era preciso que fossem eliminados movimentos que a produziam e que não estavam relacionados ao trabalho. Somado a isso, foram adequadas as ferramentas de trabalho, os fluxos de produção foram racionalizados e os ambientes físicos melhorados (ruídos, ventilação, iluminação). A organização racional do trabalho foi a tentativa de introdução de ume metodologia científica onde havia métodos empíricos e rudimentares.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Princípios da administração científica

Taylor desenvolveu quatro princípios elementares, os quais deveriam ser seguidos pela gerência:

  1. Planejar o método de trabalho
  2. Preparar máquinas e equipamentos de maneira racional e selecionar pessoas de acordo com suas aptidões
  3. Controlar se o trabalho está acontece conforme o que se planejou
  4. Executar o trabalho de forma de forma disciplinada, dividindo o trabalho de acordo com a especialização dos trabalhadores.

Os princípios e fundamentos das teorias sempre são tratados em cursos de administração e são base em estudos de vários cursos técnicos e de graduação, por isso, é bom sempre estar bem informado – para isso você pode contar com cursos a distância voltados à ciência de administrar.

Princípios da administração de Ford

Henry Ford também deu uma grande contribuição à administração científica. Empresário, Ford levou sua empresa de fabricante artesanal de automóveis à fabricante em massa. Ele tinha três princípios:

  1. Da produtividade: conseguir o máximo de produção por trabalhador em um mesmo período, para isso precisava haver a divisão do trabalho, da especialização e da linha de montagem.
  2. Da intensificação: aumentar a rapidez na circulação de capital de giro, ao reduzir o tempo de produção e colocar de forma rápida o produto no mercado.
  3. Da economicidade: esgotar o estoque de matéria-prima na produção, vender o produto antes que ele fosse fabricado, fazendo com que o dinheiro entrasse à empresa antes do pagamento de salários e matéria-prima.

Os princípios de Taylor e Ford ainda são base para a produção em série nos dias atuais: divisão do trabalho, padronização e especialização são alguns exemplos.

A partir de então, outras teorias passaram a ser criadas, cada uma trazendo a sua contribuição e complementando umas às outras. Não há como dizer que somente uma esteja certa, tanto que a Neoclássica deu uma roupagem nova à Clássica, adaptando conceitos e princípios aos dias atuais. Além disso, uma das características da Teoria Neoclássica é o ecletismo, ou seja, ela combina o melhor de cada teoria administrativa. Você pode aprofundar esse assunto e conhecer sobre as outras teorias em um curso online de administração, que lhe dará um forte embasamento, inclusive para uso da administração em outras áreas, como Contábeis ou Ciências Econômicas.

Dica: cursos online podem lhe ajudar a ser um administrador de sucesso. Assim como as organizações, você também deve ter as suas estratégias para trilhar esse caminho e ser muito bem-sucedido em seus projetos profissionais na área administrativa.

A administração na era contemporânea

O grande desafio da administração nos dias atuais é dar meios para que as empresas se organizem facilmente a um mercado cada vez mais dinâmico, exigente e completo. Lembrando que não há uma forma única e absoluta de administrar, o que há são técnicas e práticas que são aplicadas conforme o tipo de gestão que determinada organização exige. Por isso, cursos na área administrativa sempre foram muito importantes para conhecer a fundo tudo que a ciência tem a oferecer para ajudar profissionais e organizações em sua busca por resultados eficientes e eficazes.

Um curso online pode também dar elementos importantes ao trabalho de quem atua em funções de auxílio ao administrador, como o auxiliar ou assistente administrativo. Profissionais nesses cargos precisam estar muito bem afinados com a função do administrador e com os processos organizacionais.

Administração da tecnologia da informação

Não se pode falar em contemporaneidade e deixar de fora a tecnologia da informação, recurso indispensável nas organizações, pois mais do que nunca, estamos na era da informação.

A circulação das informações, favorecida em grande parte pelos equipamentos e programas de base microeletrônica, contribuiria para uma maior participação porque os diferentes atores, na estrutura hierarquizada das organizações, teriam conhecimento do que ocorre na empresa pelo fato de as informações agora circularem com mais intensidade e serem tratadas de maneira mais coletiva. (Tenório, 2000b:193-194)

A globalização e a revolução tecnológica fizeram com que as estruturas organizacionais passassem por transformações, mas os processos não eram transformados para acompanhar as inovações, e tentar adaptar a tecnologia às estruturas tradicionais não significava – e não significa – sucesso na empreitada. Essa "falha" em adaptar as organizações às mudanças representava um grande entrave para se chegar aos objetivos e metas planejados. Um exemplo bem prático, simples e figurativo: é como uma instituição oferecer um curso de administração online e não ter um ambiente virtual para isso, utilizando um método de aulas por email (porque não acompanhou as mudanças e não faz uso dos recursos tecnológicos disponíveis).

Administrar a tecnologia da informação nada mais é do que usar esse ambiente em que a tecnologia permite a circulação rápida de informações para facilitar a otimização do trabalho, a produtividade, a integração entre departamentos, a competitividade e até tomada de decisões em processos estratégicos e decisórios. Sabe do que falamos? De sistemas inteligentes de gestão, que ajudam com a eficiência nas operações que impulsionam as atividades diárias das organizações. Trata-se de pensar no presente e no futuro, soluções em TI não vão desaparecer, pelo contrário, quem pode desaparecer são as organizações que não acompanham essa caminhada tecnológica.

Os cursos de administração podem ser complementados por qualquer outro curso online de áreas diretamente ligadas, como comunicação nas empresas, gestão da informação e do conhecimento, princípios da administração e várias outras.

Curso de Administração online

Conhecendo as Estruturas Organizacionais

Conceito, finalidade, processos e critério de escolha

Outro tópico abordado no Curso Online Administração – Prática e Fundamentos é a estrutura organizacional. Trata-se do conjunto ordenado que define como as atividades são divididas, agrupadas e coordenadas, é decorrente do processo de organização de qualquer instituição. Sua finalidade é sintetizar todas as decisões que são tomadas, como especialização e divisão do trabalho, responsabilidade e autoridade, centralização e formalização, entre outros elementos da organização.

A estrutura organizacional é comumente representada por meio de um gráfico chamado “organograma” e têm três elementos principais: indica a hierarquia, identifica os setores ou agrupamentos e inclui os padrões de interação entre os funcionários.

Os processos e critérios de escolha são influenciados por vários elementos circunstanciais, como o tamanho da organização, o seu ambiente, a sua cultura, as estratégias e as tecnologias. Multinacionais são um bom exemplo, pois em cada país haverá uma estrutura que se adapte àquela cultura e às necessidades daquele mercado consumidor, além do aspecto legal e outros que influenciam direta e indiretamente nas estruturas.

Estrutura formal, informal e tipos

Formal: é a idealização da organização. Planejada e formalmente representada por organogramas, é estável e está sujeita ao controle da direção e pode sempre aumentar. É oficial, sua ênfase é nas posições considerando as autoridades e responsabilidades. A comunicação é vertical, ou seja, os trabalhadores respondem aos chefes diretos.

Informal: traduz as relações entre os funcionários resultantes de uma interação social. Progride de forma espontânea, são comportamentos não documentados oficialmente, não aparecem no organograma e são instáveis. A comunicação é horizontal.

Com relação aos tipos, as estruturas se dividem em:

  • Estrutura linear: essa estrutura normalmente toma a forma de pirâmide. Há um chefe, com dois ou três subordinados, que, por sua vez, têm cada um seus subordinados - e assim por diante, formando a pirâmide, ou seja, a cada nível hierárquico há um maior número de pessoas.

  • Estrutura funcional: agrupa pessoas pelas suas funções em áreas específicas. De acordo com a teoria clássica da administração, essas áreas são: funções financeiras, administrativas, técnicas, comerciais, de segurança e contábeis.

  • Estrutura linha staff: essa posição no organograma é voltada às assessorias, que não são parte da empresa, mas que fazem parte do staff, porque têm uma função de equipe, que é auxiliar os administradores em determinadas áreas, como comunicação, projetos etc.

Aprofundando esses conhecimentos em cursos a distância voltados à administração, você conhecerá a estrutura dos organogramas pela sua representação gráfica e verá, na prática, como é o seu funcionamento.

Análise e avaliação de estruturas

A análise da estrutura organizacional de uma empresa deve ser feita considerando vários pontos, veja alguns deles:

  • Crises e dificuldades;

  • Normas, regras ou problemas internos;

  • Mercado e concorrência;

  • Investimentos em conhecimento;

  • Entendimento da cultura organizacional;

  • Análise dos colaboradores, entrevista e questionários;

  • Verificação de interesses organização x colaboradores; entre outros.

Feitas essas identificações e análises, há que ser feita a avaliação em um relatório contendo feedback e resultados (atuais e projeção para o futuro).

Na análise, um dos itens diz respeito ao investimento em capital intelectual, o que nos leva a observar o quanto cursos online com certificado podem contribuir com os colaboradores dessas organizações. E melhor ainda, se faz parte de uma análise de estrutura organizacional é porque faz parte dos objetivos da organização formar continuamente seus funcionários - o que mostra o quão essenciais são os cursos na área administrativa nesse processo de formação.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Desafios e desenvolvimentos organizacionais

Os desafios organizacionais são constituídos essencialmente por três etapas: coleta de dados, diagnóstico organizacional e ações de intervenção.

Os desafios têm que acompanhar as mudanças e manter a competitividade, a agilidade nos processos, conseguir acompanhar as inovações, conseguir alcançar os objetivos e metas traçados no planejamento e atende a um cliente cada vez mais exigente.

Você sabia que a Administração é parte de editais para a maioria dos concursos? Pense então na vantagens de um curso de administração online - em tudo que cursos online com certificado podem lhe proporcionar, além do conteúdo para a avaliação do processo seletivo. Eles podem contar pontos na prova de títulos e quando já estiver atuando como servidor público, eles podem ajudar na progressão de carreira.

Caso você precise de créditos para as atividades complementares de seu curso de graduação, um curso online de administração pode lhe proporcionar isso. O Curso Online Administração – Prática e Fundamentos, por exemplo, ou qualquer outro de nossos cursos na área administrativa, podem ser certificados de acordo com a carga horária escolhida pelo cursista - e se for a sua opção certificar – atendendo eficientemente as suas necessidades.

Administração e outros cursos online no Enfoque Capacitação

Além dos cursos de administração, o portal Enfoque Capacitação tem uma diversidade de cursos online voltados às várias áreas do saber.

Se você quer se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar em seu campo de atuação, nossos cursos online com certificado são os seus meios. Para ter acesso aos cursos do portal, basta você fazer a sua inscrição e começar a aproveitar cada um deles. O investimento é de apenas R$ 69,90 e é o seu passaporte para todos os cursos do Pacote Master durante um ano inteiro, sem mensalidades. É muita vantagem, não é mesmo?

Compartilhe nosso artigo com seus amigos e conhecidos e também nos conte se gostou de saber um pouco mais sobre administração. A sua opinião é essencial para nós. Aproveite também e dê uma olhada em nosso e-book sobre Administração. Até breve!